segunda-feira, agosto 20, 2012

TINGIMENTO VEGETAL - EXTRATOS de URUCUM e de AÇAFRÃO DA TERRA

Aproveitando o embalo do tingimento, me animei e fui a procura das coisas necessárias para fazer as tinturas. O primeiro ingrediente foi o álcool porque o que eu tinha em casa era fraco, encontrei um forte no supermercado (quase 100%).
O álcool serviu para extrair o extrato das sementes de urucum
 e das raízes de açafrão da terra que deveriam ter sido socadas no pilão mas, como não tenho pilão, usei o processador
Pela tonalidade obtida acho que deu certo, vejam só que lindo resultado das cores:
                                                                        tamanho das garrafinhas:   16 x 6 cm
Resta saber como ficarão os tecidos, mas isso só saberei quando fizer as demais tinturas, que darão um pouco mais de trabalho. Elas necessitam de amoníaco ou decoada. Procurei amoníaco nas farmácias de manipulação e não encontrei. Parece que a venda para o consumidor comum foi proibida e aqui na cidade não teve jeito, então a solução foi fazer a decoada, que consiste em coar as cinzas de vegetais carbonizados. Queimei folhas de amora, bananeira e gravetos que encontrei aqui em casa e fiz uma fogueirinha (os vizinhos devem ter adorado). Para isso usei uma velha paellera enferrujada (sabia que não tinha guardado essa panela à toa).

Aí umedeci as cinzas com água em uma garrafinha de spray e coloquei em uma peneira de metal, soquei bem e joguei água quente por cima. De acordo com a cartilha esse líquido amarelado resultante serve para acelerar a extração da cor das cascas de madeira e das plantas (no meu caso, casca de mangueira, de amora, picão e caroço de abacate). Não sei se vai dar certo porque não ficou muito amarelado não, mas vou tentar assim mesmo. Nas pesquisas que fiz para descobrir se havia outro substituto à amônia, que não a decoada (tava com preguiça de fazê-la), descobri que antigamente usavam urina deteriorada para esse fim pois ela contém amônia. Me animei ainda menos com isso kkkk e fiz a fogueirinha.
Ficou uma cor meio encardida:
Amanhã vou tentar triturar as cascas e adicionarei esse líquido, aí vou ter que esperar 1 dia e só depois conseguirei fazer a tintura. Vamos ver...
Outro ingrediente que comprei foi o sal marinho, que servirá para fixar a tinta no tecido
E o Alúmen de potássio, que deu um trabalhão para encontrar pois na farmácia não conhecem por este nome e sim por pedra Hume, aquela pedrinha usada por manicures para estancar o sangue da cutícula. A função do alúmen é a de mordente. Algumas tinturas não "pegam" no tecido apenas umedecido, antes eles precisam ser banhados em uma mistura de água e mordente, no caso o alúmen, para que ele (o tecido) "morda" a cor.
Mas cuidado para não confundir com pedra pome, aquela que se usa para amaciar a pele dos pés e mãos. Não contem para ninguém mas cheguei a comprar uma no supermercado e só depois que passei pelo caixa é que pensei melhor e vi que tinha me enganado. rsrs Mas não tem nada não, ela será muito útil pois vocês não podem imaginar o estado das minhas mãos. Adivinha se usei luvas? Errrrrr....

Quando tiver novidades eu volto.
bjs a todos

9 comentários:

  1. OI,que legal essa dicas para tingir os tecidos, eu gosto de tingir o algodão cru, e sempre uso chá preto e erva mate, dá uma cor escura muito bonita eu vou fazer esse do açafrão.
    Obrigada por compartilhar as dica quero ver os tecidos tingidos.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho, Mamélia! Admiro a sua persistência! Uma lição de vida para quem tudo pronto e pra ontem. Obrigada por compartilhar. Estou com você na expectativa dos resultados.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Estou acompanhando esta "novela" e louca para ver o resulado!
    Beijitos

    ResponderExcluir
  4. bom dia Mamélia,
    primeiro lugar: admirável sua vontade em obter essas tinturas.
    segundo: amei as tinturas de açafrão e urucum, imaginei o tingimento em si.
    terceiro: viva o progresso. O processo é interessantíssimo...mas o trabalho que dá!!!!!!!
    Confesso: estou muito curiosa pra ver os tingimentos propriamente ditos.

    ResponderExcluir
  5. Oi de novo....
    nem me despedi direito.
    bjão e um ótimo dia
    Mari

    ResponderExcluir
  6. Gostei de ver o processo e o resultado das cores.
    Agora estou curiosa para ver os tecidos!
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. M. Amélia, que delícia o seu blog, fiquei encantada. Parabéns!!! bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL