segunda-feira, agosto 13, 2012

BOMBONS DE CUPUAÇU

Atualizando...
...voltei para dizer que consegui deixar 2 bombons para hoje e que ficaram açucarados sim, como eu queria, iguaizinhos aos de Rondônia. 13/08/2012

Nunca vi cupuaçu ao vivo e em cores, dessa fruta só conheço a polpa congelada e o sabor exótico que muito me agrada. Já publiquei aqui no blog a receita de mousse de cupuaçu e também já provei o M A R A V I L H O S O bombom de cupuaçu que meu amigo Maurício trazia de Rondônia. Aliás, dia desses conversando com ele pelo face, ele disse que vai me mandar. Aguardo ansiosamente, mas a vontade era tanta que decidi tentar fazer em casa.
O resultado? Foi muito bom, melhor do que o esperado já que tenho calafrios só de pensar em mexer com chocolate derretido e toda a meleca que costumo fazer quando faço uso dele.
É muito fácil e não necessita de grandes habilidades (se eu consegui qualquer um consegue rs). São apenas 3 etapas mas não se assustem, quase não dá trabalho.

Bombons de Cupuaçu (rendimento 20 bombons)

Ingredientes:

Para o recheio de cupuaçu:
200g de polpa de cupuaçu congelada
200g de açúcar

Coloque em uma panela e leve ao fogo mexendo até formar um doce com cosistência de geléia. Vá experimentado porque ele endurece bastante depois que esfria. Eu testo colocando um pouquinho do doce em uma travessinha de metal e levo ao freezer por alguns minutos (melhor contar em segundos, é rapidinho mesmo) para ver a consistência depois de frio. Reserve e deixe esfriar.

Obs. Sobrou um pouco de geléia mas não sei se 100g seriam suficientes.

Para o recheio de brigadeiro branco:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa (rasa) de manteiga sem sal.

Leve ao fogo em uma panela mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (igual a massa de brigadeiro). Reserve e deixe esfriar.

Cobertura:
250g de chocolate ao leite derretido

Agora a montagem:

Pegue aproximadamente 1/2 colher de sopa do brigadeiro branco, passe no açúcar e achate na palma da mão. Depois acrescente aprox. 1 colher de café de doce de cupuaçu em cada disco.
 Feche os discos formando bolinhas e passe novamente pelo açúcar.
 Banhe cada docinho no chocolate derretido. Aproveitei para estrear o meu garfo próprio para bombons que comprei há uns 3 anos. (nem sei se sei usar direito) rs.
 Deixe escorrer o excesso de chocolate e coloque o bombom sobre uma folha de papel manteiga, pois depois de secos fica fácil de retirar do papel.
Deixe secar e aproveite essa delícia. A diferença para o bombom de Rondônia é que o de lá tem o recheio mais sequinho ou açucarado e lembra doce de leite. Alguém aí tem o segredinho do bombom feito no norte do país? Talvez se conseguirmos deixar esses que eu fiz descansarem por uns 2 dias eles fiquem açucarados também, mas...sei não se será possível. rsrs. Ficaram deliciosos.
bjs a todos e um excelente dia dos pais.

16 comentários:

  1. Parecem deliciosos. E o passo-a-passo está ótimo. Melhor impossível. Quem se habilita?

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Amélia! acabei de revirar teu blog todo, desde o início, lá em 2008. Percebi que procuras fazer o melhor em tudo. então os bombons só poderiam dar certo!

    Minha irmã faz estes bombons pra vender. faz também com castanha do Pará. ficam ótimos,adooooro!

    bjs

    Lia

    Ah, li tua história com o câncer. minha mãe está fazendo tratamento pela segunda vez, passou dois anos de alta, mas infelizmente voltou. da primeira vez atingiu 4 órgãos e regrediu tudo, vamos ver agora... ela está com 78 anos e mal de parkinson. a palavra é força né?!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mamélia,
    Salivei.....
    também só conheço a polpa congelada do cupuaçu. Aprecio o suco, nunca comi bombom.
    Mas...me identifiquei quando disse que sente calafrios de mexer com a meleca de chocolate.Destesto!
    Bem...a aparência do seu bombom ficou muito boa e apetitosa, e o seu passo a passo me pareceu simples e fácil.
    Um dia desses tento fazer.
    bjão e um ótimo começo de semana
    mari

    ResponderExcluir
  4. Hummmm chama os cachorros !!! hehehe Q cara de delícia !!!

    Vi teu post sobre as prteleiras e fiquei chocada. Como esses caras estão cobrando caro,né...pedreiros e pintores tb caminham da mesma maneira, affff prá eles.Tu arrasou na criatividade de transformar o armário e tb na instalação das prateleiras.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  5. Que delícia é cupuaçu...e o bombom então...parabéns!
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela sua visita e pelo carinho (tão doce quanto este bombom). Foi difícil abrir a minha alma mas encontrei consolo com as amigas que me visitam.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mamélia!

    Que delícia! Deu vontade de fazer e, mais ainda, de comer...rs.
    Saudades de passar por aqui!
    Beijosssssss
    Liz

    ResponderExcluir
  8. Adorei a receita, procurava uma receita assim facil de cupuacu. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. P cada caixa de leite condensado 1 colher de açúcar e uma de maizena
    Assim que faz pra ficar açucarado.

    ResponderExcluir
  10. Oi, bom dia!Sou Rosicleia e moro em Nova Ipixuna-Pa Sua receita contribuiu bastante para o meu novo empreendimento. Só Uma dica, se acrescentar o Creme de Leite também fica muito bom, ele fica mais cremoso deixando o azedinho do cupu mais interessante..

    ResponderExcluir
  11. vc sabe fazer aquele que tem um casquinha crocante por dentro ja procurei tanto a receita e n encontro se souber me manda por favor

    perollabenoliel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a receita. Eu tentei fazer outro dia com a mesma quantidade de polpa de açucar, deixar a polpa descongelar, mas acho que deixei cozinhar muito tempo porque depois de frio virou pedra. Qual o tempo mais ou menos pra cozinhar? Coloca a polpa congelada na panela? Se puder me ajudar, agradeço imensamente. Faço trufas pra vender e preciso aprender a fazer esse recheio. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já faz muito tempo que eu fiz esse bombom (preciso fazer de novo pois é muuuuuito bom). Já não me lembro perfeitamente, mas me lembro que foi muito rápido. O ideal é vc fazer como falei. Deixe fever e assim que começar a engrossar já desligue e faça o teste de pegar só uma colherinha de café e colocar no freezer. Aguarde esfriar e veja se está no ponto certo, como na afunda foto. Melhor desligar e perder um tempinho testando nas primeiras vezes pois se ainda estiver mole dá para voltar ao fogo. Uma vez perdi uma panela enorme de geléia de amora. Passou do ponto e virou pedra. Eu tinha passado a tarde colhendo as frutinhos. Quase chorei. Rsrs

      Excluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL