sábado, agosto 11, 2012

QUARTO DE COSTURA

Voltando ao assunto "quarto de costura", ontem peguei as prateleiras para colocar no guarda-roupas que era das minhas filhas. Vou relatar aqui a minha saga pois minha experiência pode ser útil para alguém que esteja com a intenção de colocar prateleiras em algum móvel.

Totalmente sem noção de preços, consultei o primeiro marceneiro e pedi 6 prateleiras na cor original do guarda-roupas e aproveitei para pedir também 2 prateleiras cor tabaco para uma arca que tenho na sala. O moço me pediu 680,00 para fazer e instalar. Como costura é apenas meu hobby e não tenho $$$ sobrando, achei caríssimo e desisti.

Ao segundo marceneiro meu pedido foi mais singelo. Queria apenas 6 prateleiras de 86x42 cm em MDF cru. Ele pediu 260,00 e eu já havia concordado com o valor mas eis que o moço não apareceu para confirmar as medidas. Eu medi com fita métrica e ele me avisou que daria diferença com a medida apurada através da trena e eu pedi para ele passar em casa para confirmar...estou esperando até hoje.

Como percebi que tinha levado "bolo", liguei para o 3º da minha lista (critério páginas amarelas/proximidade) e pedi orçamento  das 6 prateleiras em MDF cru mais as 2 outras para a arca (dessa vez medi com a trena e deu diferença mesmo). Como o dono não estava naquele momento, liguei no dia seguinte para saber dos preços e ele me disse que não trabalhava com MDF cru mas se eu comprasse uma chapa inteira, ele cortava para mim e não cobraria nada (????). Pensei: "Nossa, ele nem me conhece e vai cortando a madeira assim, sem cobrar nada?"

Ele me deu até o nome do lugar onde vendia a chapa e eu passei lá, comprei, mandei entregar na marcenaria dele e ontem fui buscar. Tudo cortadinho, perfeito, do jeito que eu havia pedido.  E me entregou toda a sobra da madeira. Gente, eu ainda não estou acreditando em tamanha generosidade. Infelizmente não pude conhecer pessoalmente esse senhor tão gentil, que não estava lá na hora em que fui buscar a encomenda, mas não consegui sair de lá sem deixar um agradecimento especial e nem sem ter assimilado essa lição de como ser gente boa sem esperar nada em troca. Engraçado como nos dias de hoje a gente até acha estranho um ato como este.

Hoje, quando acabei de instalar as prateleiras, liguei para ele agradecendo e ele ainda se colocou a disposição para o que eu precisar. E ele nem sabe quem eu sou. Bonito isso, não?

Bom, mas aqui vai a parte técnica da coisa:

Uma placa de MDF 15mm: 90,00 (a chapa mede 2,75x1,83m)
um pacote com 100 apoios plásticos para prateleira custa: 3.00 (não precisa de tudo isso, é claro)
40 parafusos: 9,60
frete da loja que vendeu a placa de MDF: 12,00

Ele cortou 8 prateleiras e totalizou menos que a metade dos 260,00 para 6 prateleiras do 2º orçamento.

Eu precisei de:
chave philips;
furador para marcar o local dos parafusos;
estas rodinhas marrons que são os apoios de prateleira;
parafusos de ponta fina com tamanho compatível à espessura da madeira do armário;
régua;
lápis.
 madeira 15mm (MDF) cortada na medida do armário
 Este era o interior do armário antes das prateleiras
 Detalhe dos suportes que eu fixei
 As prateleiras instaladas
 Detalhe
 Com os paninhos separados por tema
 E do outro lado separados por cores
Estou super feliz com o resultado e agora é organizar as demais coisas e voltar a costurar. As primeiras costuras que sairão daqui serão marcadores de página que prometi há algum tempo e até hoje não consegui fazer. Espero que nos próximos dias eu consiga.

Como o Sr. Edelson se colocou a disposição, ainda farei umas 3 prateleiras com a madeira que restou, para colocar na área próxima ao meu fogão à lenha e quando for buscá-las levarei um presente costurado especialmente para a casa dele. 

bjs a todos e um ótimo final de semana.


6 comentários:

  1. Ficaram lindas...
    E parabéns pela generosidade do marceneiro! gente que faz!!!! uma pessoa especial com certeza!
    Seu cantinho ficou ótimo...tudo muito organizadinho...lindo!
    Bjs
    Fats

    ResponderExcluir
  2. Oh Mamélia, a vida ainda bem que as vezes é uma grata surpresa, fiquei emocionada com a saga das suas prateleiras ainda mais neste momento que estou passando por problemas por causa de pessoas justamente ao contrário do gentil senhor que te proporcionou momentos felizes, ficaram ótimos os seus tecidinhos organizados...valeu muito a pena...quero voltar a acreditar na vida e nas pessoas...
    psiu...desculpa o desabafo...beijos e saiba que as vezes não comento, mas leio todinhas suas postagens...adoro seu entusiasmo e suas fotos...beijos e parabéns

    ResponderExcluir
  3. ah devido a estes problemas, não tenho mais blog e meu novo email é este cintiachagalves@hotmail.com...beijinhos e feliz domingo...eu já não tenho mais meu paizinho...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela instalação perfeita e parabéns ao marceneiro!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!bonita a atitude do Sr.Marceneiro(coisa rara)rarissimo,mais bonito foi a sua atitude em retribuir o favor,ainda bem que o bom marceneiro não caiu nas mãos de uma pessoa folgada rsrsrs,realmente valeu ler cada palavra do seu texto,com certeza aprendemos muito como sempre.Ameii o seu canto para os tecidos,tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, a vida eh um espelho, e vc, como sempre oferece o teu melhor, acaba atraindo também o melhor! Graças a Deus.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL