sábado, agosto 25, 2012

TUTORIAL - CORDÃO DE BANDEIRINHAS DE CROCHÊ

Já faz tempo que eu estava para fazer um novo tutorial dos squares/quadradinhos de crochê e finalmente encontrei um tempinho.

Este tutorial é para os iniciantes em crochê e é muito simples. Aproveitei para mostrar como eu faço o cordão de bandeirinhas de crochê que fica muito bonito para enfeitar prateleiras, janelas e o que mais a imaginação mandar.

Espero que gostem e aproveitem bastante. Usei linha Bella (100% algodão) e agulha 2,5.

Eu tentei explicar detalhadamente mas pode ser que não tenha sido muito clara, então qualquer dúvida podem me perguntar. E se acharem algum erro me avisem.

bjs a todos

Comece com 4 correntes, feche unindo a primeira e última corrente formando um anel
 Suba com 3 correntes e faça 11 pontos altos. (Lembre-se que estas 3 correntes feitas para subir a carreira contam como o primeiro ponto alto). Una o círculo colocando a agulha na terceira corrente lá do início da carreira.
 Mude a cor da linha, suba 3 correntes e faça 1 ponto alto no primeiro espaço entre os pontos altos da carreira anterior (bem ao lado dessas 3 correntes para formar o primeiro par de pontos). Siga fazendo 2 pontos altos em cada espaço até completar 12 pares como na terceira foto abaixo
 Una formando o círculo e troque de linha. Suba 3 correntes e faça 2 pontos altos no primeiro espaço entre os pares da carreira anterior (bem ao lado dessas 3 correntes para formar o primeiro trio de pontos). Prossiga fazendo 3 pontos altos em cada espaço até formar 12 trios. Troque a cor da linha e suba 3 correntes.
Até aqui a figura tinha forma de círculo, começaremos agora a dar o formato de quadrado. Suba 3 correntes e faça 2 pontos altos no primeiro espaço  (bem ao lado dessas 3 correntes para formar o primeiro trio de pontos). Faça 3 pontos altos no segundo espaço. No terceiro espaço forme o primeiro canto fazendo 3 pontos altos, 1 corrente e mais 3 pontos altos no mesmo espaço. Repita estes passos até formar o quadrado.
 Una o último canto à primeira corrente da carreira anterior, suba com 3 correntes e faça 2 pontos altos no primeiro espaço  (bem ao lado dessas 3 correntes para formar o primeiro trio de pontos). Prossiga fazendo 3 pontos altos nos 2 próximos espaços e repita o canto conforme carreira anterior (3 pontos altos, 1 corrente e 3 pontos altos).
 Repita até completar os 4 lados do quadrado, una a carreira e de 1 ponto baixíssimo para arrematar.
 Para o cordão de bandeirinha comece com 30 correntes (se precisar de maior aumente a quantidade) e no primeiro espaço do canto do quadrado faça um ponto baixo.
 Siga fazendo pontos baixos em todos os espaços e quando terminar faça 5 correntes e junte o próximo quadrado da mesma forma que o primeiro. Repita até unir todos os quadrados.
 Termine com 30 correntes. Corte a linha e volte à primeira corrente e faça um ponto baixo em cada uma e siga fazendo pontos baixos até o final do cordão.
Para deixar os quadradinhos mais retos é só ajeitar o formato e prender com alfinetes nos cantos e passar com ferro a vapor ou borrifar água e passar com ferro não muito quente. Espere secar e estará pronto para o uso. Se ao lavar perderem a forma é só repetir esse procedimento.
 Pronto! Já pode usar o cordão como desejar.

17 comentários:

  1. Muito legal teu tutorial Amélia !Na verdade, não sabia que tb tinha esse nome um passo a passo... Vivendo e aprendendo !
    Obrigado por compartilhar !
    Beijo e bom fim de semana !

    ResponderExcluir
  2. Que perfeito seu tutorial, muito explicadinho... vou fazer! Beijo enorme, Andrea.

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiiii seu blog....visita o meu e me add ai
    Bjuuus

    ResponderExcluir
  4. Que lindo...amei o PAP e o Blog e as artes e o capricho e tudo mais! Show!
    Bjs e te desejo uma linda semana e muitas realizações.
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. "É a possibilidade que me faz continuar e não a certeza.
    Uma espécie de aposta da minha parte.
    E embora me possam chamar sonhador, louco ou qualquer outra coisa, acredito que com Deus tudo é possível..."
    Um domindo com muito carinho Rita
    http://segredosdarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Mamélia, pela generosidade. O Pap está maravilhosamente bem explicado e o resultado é lindo.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria Amélia!
    Cheguei aqui em seu blog através de um blog de uma amiga, me chamou atenção pelo nome, adoro Crochet!
    Por que tb adoro, rsrs..
    Adorei seus cantinho e esse pap maravilhoso, por coincidência to fazendo squares tb pra uma almofada.
    Agora estarei por aqui sempre.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  8. Olá querida,
    Acabei de descobrir seu blog e amei...tens um cantinho lindo e com trabalhos muito fofo ...amei esse square...lindinho d++
    PARABÉNS!!! Seguindo, claro...

    beijinhos,
    Vera

    ResponderExcluir
  9. Olá de novo...
    sabe do que eu gostei também?: dessa cabeceira de armário antigo.Muito linda, já tem planos pra ela?
    Bem...esses quadradinhos dão um visual super bonitos,e são tão fáceis de fazer!
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Que lindinhos, preciso aprender a crochetar!!
    Bjs....

    ResponderExcluir
  11. Tô indo comprar as linhas. Vá ao blog e veja o abajur que coloquei lá.

    ResponderExcluir
  12. Olá Mamélia, estou amando seu bolg,tem me ajudado tanto na cosinha, seus temperos suas dicas, seus bolos deliciosos, meus netos estão adorando.Voçê merece muitos parabéns.
    seus tutoriais também são fantástico.
    Estas bandeirinhas são lindas!
    Gostaria de saber que linha voçê usa, e onde compro estas agulhas de crochet lindas.!!!!!
    receba oa meu abraço carinhoso!!

    ResponderExcluir
  13. Que lindo! As cores no croche fazem toda a diferença, amei!

    ResponderExcluir
  14. Conheci seu blog hoje e achei muiiito legal. Bjos Cris

    ResponderExcluir
  15. Olá Maria Amélia,
    to conhecendo hj seu blog e apaixonada por tudo...
    esse passo-passo é muito lindo e bem explicado adorei
    Me inspirei no jeito de fotografar o passo-passo, quem sabe me encorajo e faço um tbém hihi
    Bjoss da sua mais nova seguidora

    passa lá conhecer meu cantinho
    artesanatoeartesmanuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL