segunda-feira, setembro 03, 2012

YES, WE HAVE JACA II - RECEITA DE DOCE CRISTALIZADO DE JACA

Esta foi minha primeira tentativa de fazer o doce cristalizado de jaca. Parece que deu certo mas quero ver mesmo é amanhã, até lá a casquinha deve ficar ainda mais durinha.

Meu marido acha graça alguém gostar de jaca, mas não é que eu goste tanto assim, é que faz parte da minha memória afetiva pois meu avô paterno materno tinha 1 pé na casa ao lado da que ele morava e eu gostava daquela fruta gigante e diferentona.

Jaca tem gosto muito parecido com o de banana e sábado eu convenci o marido a experimentar uma baga e ele concordou com o gosto, mas ficou nisso. Agora vamos ver o que ele vai achar do doce. Eu gostei bastante.

Para quem não conhece, vou fazer uma breve apresentação da fruta:
A jaca foi presente do seu Dito, nosso vizinho da chácara. Ele tem 2 pés, um de jaca mole e outro de jaca dura (não sei qual delas é esta da foto). Ganhei em agosto e esperei ficar madura, na foto ela ainda estava verde, tinha uns 30cm de coprimento e acho que pesava uns 3kg..
No sábado (01/09) ela estava no ponto, ao abrir e puxar a parte fibrosa do miolo da jaca, algumas bagas ficaram penduradas nela (isso nunca tinha acontecido antes, as bagas sempre ficavam presas na casca). Unte as mãos e a faca com um pouco de óleo antes de cortar, senão o visgo que ela solta pode grudar onde tocar.
 O tamanho da baga em uma colher de sopa.

PARA FAZER O DOCE:
Tirar os caroços e as peles que se soltam dele no meio da baga (as peles são escuras e não vão se dissolver, deixando o doce feio).
Pesar a polpa e bater no liquidificador aos poucos para não travar.
Levar a uma panela com açúcar (metade do peso da polpa em açúcar)
Leve ao fogo mexendo sempre até soltar do fundo da panela como na foto abaixo (não demora muito)

Com o doce ainda quente, e com a ajuda de colheres, coloque uma porção do doce sobre o açúcar cristalizado
 Role o doce sobre o açúcar e modele com as colheres
 Coloque sobre papel manteiga (virei fã desse papel) e deixe descançar de um dia para o outro
 Estes estão com umas 3 horas de idade.e a casquinha já está bem seca.
Desculpem a receita, totalmente inútil para a maioria, mas é que procurei tanto por imagens do doce e não encontrei. Sei que isso facilita a vida de quem está fazendo algo que nunca fez na vida. Então fica aqui o registro. Afinal, acho que não sou só eu que gosto de jaca....ou sou? 
...que silêncio...rs

bjs a todos

30 comentários:

  1. Olá, tudo bem!
    Adorei o post...minha mãe é fã de jaca e vai adorar esta receita, vou mostrar para ela! Parabéns!
    Bjs e te desejo um bom começo de semana com paz e saúde!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Gosto demais de jaca, até plantei uma muda mas morreu. A receita eu copiei pois de vez em quando eu vejo umas jacas a venda nas calçadas e feiras da cidade Gosto da jaca dura e da mole tambem é uma delícia! Obrigada por compartilhar esta receita pois eu nunca fiz o doce sempre comi in natura, e fazia sucos tambem!
    Até mais
    Nely

    ResponderExcluir
  3. A jaca pode não ser a fruta preferida de muita gente, mas acho que depois do seu post, ela vai ganhar mais fãs e adeptos. Ficou linda sua matéria e as fotos são primorosas!
    Eu gosto de jaca. Aprendi a gostar quando era criança e um dos meus tios trazia do sítio e tinha a paciência de tirar as bagas, uma a uma, e servir para a primaiada. Mas o doce nunca comi. Também não tenho os dons culinários que você tem para me arriscar a fazê-lo. Fico com a visão maravilhosa do seu.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  4. oi Ma, sabe que tenho lembrança de jaca com o meu pai, não lembro ao certo o que era, mas acho que ele gostava, meu pai faleceu quando tinha 31 anos e eu 9...achei a receita muito interessante, muito legal msm, eu só não sei se gosto de jacá, mas sei bem o gosto...será que está mesma receita pode ser feita com outra fruta, pois eu adorei o aspecto wur ficou este doce?
    beijos
    cintia

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Mamélia,
    Pra ser sincera comi uma única vez, foi numa das férias em que estavamos em Ubatuba, ganhamos também.
    Concordo: o gosto é de banana e acho que talvez o doce fique melhor do que in natura.
    A aparência ficou bonita e apetitosa.
    E...parabéns pela vontade de fazer o doce porque parece que dá um certo trabalho.
    bjão e um ótimo dia
    Mari

    ResponderExcluir
  6. Nossa que deliciaaaaa....quanto tempo que não vejo mais jaca...é raridade por aqui....deve ter ficado divinooooo....Bjuus e passa la no meu ta

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria Amélia como vai vc?? Eu adoro jaca, e sempre fiz o doce de outra forma. Cozinho os bagos em uma calda rala com cravo e canela...fica uma delicia pra comer com creme de leite.
    Amei a sua receita..ja copiei..nunca tinha visto o doce ser feito desta maneira...vou fazer com certeza..bjos!

    ResponderExcluir
  8. vou fazer agora!A jaca ja esta gritando ali na cozinha!

    ResponderExcluir
  9. eu nao entendo essa historia de nao gostar de jaca, eu sou do tipo apaixonada!!!desde que comi esse doce no espirito santo . eu jah separei uma e agora vou por no fogo, eu soh estava em duvidas em como deixar-la seca, acredito que o papel manteiga ajudara muito obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria Amélia,
    Estou com o meu doce de jaca pulando ali na panela, e resolvi dar uma espiadinha no Google se tem uma receita diferente, e não é que tem mesmo? A sua. Gostei dela, vai uma vez só ao fogo. A que estou fazendo vai duas vezes. Sou uma negação na cozinha, mas temos vários pés de jaca no sítio recém-comprado, e estou aproveitando para fazer doce. Uma de minhas filhas disse que não gosta da jaca, mas do doce cristalizado sim, então vamos ver se esse vai agradar, hehehh. Mas o próximo vou fazer com a sua receita.
    Obrigada por compartilhar, e parabéns pelas fotos.
    Abração,
    Olinda.

    ResponderExcluir
  11. Tenho boas lembranças daminha infância subia em pé de jaca na casa dos meus avós maternos era muito bom eu gosto muito ela como doce ela natural e até as sementes meu avô cozinhava na época do natal não tinha condição de comprar castanha ele cozinhava as sementes e era aquela festa com meus primos e primas (saudaes) ME FEZ LEMBRAR DA MINHA HISTÓRIA BRIGADINHO MARIA AMÉLIA!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, me fez lembrar da minha infância!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. olá vou tentar fazer sera que vai dar certo ñ sei ,,muito obrigada bjs !!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela receita, estava a muito procurando este doce. A jaca realmente é uma fruta que poucos valorizam, é meio gosmenta e o sabor é muito forte e enjoativo. Mas o doce é um dos melhores como o de banana. Só fica atrás para o de abóbora com côco e o doce de leite. Vou fazer assim que encontrar uma jaca que esteja no ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlÁ. que boa essa receita... olha não é o caso aqui do PARÁ, AQUI NA MINHA CIDADE jACA É MUITISSIMO APRECIADA, aqui no sítio tem muitos pés, e as pessoas vem muito atrás de uma no período de frutos como agora no caso. Hj mesmo abri uma bem grande, e vou fazer umas receitas de doce. na verdade desde o ínicio da semana temos jaca na geladeira.. hum delícia!!! Valeu e olha a receita é super útil viu....

      Excluir
  15. Adoro jaca mole mas comprei por engano jaca dura!Ela está na geladeira me esperando já vou transformá-la em um delicioso doce!
    Obrigada por compartilhar sua receita

    ResponderExcluir
  16. Acabei de fazer o doce. A umas 3 horas. consegui vomer 2 pedaços. Não precizo dizer que ficou delicioso. M Amélia parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
  17. Também fiz o doce, só que não coloquei no açúcar cristal enquanto ainda estava quente e não sei onde devo aguardar a secagem, se em temperatura ambiente ou no sol ou na geladeira. Gostoso está, mas gostaria que ficasse com a casquinha crocante e durinha.
    Adorei seu blog, é o meu estilo. Gosto de tudo que vc gosta. Fiquei feliz em encontrá-la aqui. Abraços,
    Marina Moreira

    ResponderExcluir
  18. Adorei a receita! Eu procurava há tempos, e nunca encontrava, aqui onde moro sempre tem jaca!!! Muito obrigada....

    ResponderExcluir
  19. Ola!! estou descobrindo varias receitas de jaca, essa do doce tambem não sabia mas uma vizinha fez e eu perguntei como ela tinha feito e tentei fazer, na 1º vez não deu muito certo mas na 2º ficou otimo, os meus colegas de trabalho adoraram. Como aqui na minha cidade esta a epoca da jaca vou tentar fazer as iguarias que descobri. Abracos e valeu por ensinar esse novo passo para aproveitar o doce!!! Obrigada...

    ResponderExcluir
  20. Que delícia! Amoooo jaca!
    Vou tentar fazer o doce pela primeira vez, tomara que dê tudo certo, obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  21. vc falou muito sobre a jaca, mas não deu a reeita.....a quantidade do acucar.....rsrs
    não achei........brigada

    ResponderExcluir
  22. vc falou muito sobre a jaca, mas não deu a reeita.....a quantidade do acucar.....rsrs
    não achei........brigada

    ResponderExcluir
  23. Entrei no google procurando receita desse doce.Acabei de esvasiar uma jaca e minha mãe ficou dizendo que é doida pra comer o doce porque sua mãe falava muito.Eu como sempre quando vou à Guarapari,lá a gente sempre acha o doce.Agora que tenho a receita,mãos a obra.Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  24. Entrei no google procurando receita desse doce.Acabei de esvasiar uma jaca e minha mãe ficou dizendo que é doida pra comer o doce porque sua mãe falava muito.Eu como sempre quando vou à Guarapari,lá a gente sempre acha o doce.Agora que tenho a receita,mãos a obra.Obrigada!!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL