sexta-feira, setembro 21, 2012

CALDA DE MORANGO E GELÉIAS



Ontem fiquei até tarde fazendo geléias. Este ano bateu uma preguiça monstro e eu até já tinha comprado morango para fazer, mas de tanto "enrolar" acabei usando para outra coisa. A minha preguiça é totalmente por conta de ter que esterelizar os vidros, mas este é um procedimento indispensável se o objetivo for armazenar os potinhos para consumir durante o ano.

O meu pé de amora está em plena produção, bem menor que a do ano passado, talvez pela seca ou porque ele cresceu muito e a gente não alcança lá no alto. Coseguimos colher 900g esta semana e eu não poderia perder de jeito nenhum, então criei coragem, comprei mais morangos e ontem arregacei as mangas.
Fiz primeiro a de amoras e rendeu só 2 vidros e meio. De morangos eu tinha 1,8kg e rendeu  quase 4 vidros de geléia e 1 de calda. O morango estava tão doce que usei só 500g de açúcar para quase 2 kg da fruta. Ficou divino.
A idéia de fazer a calda surgiu na hora em que estava fazendo a geléia de morango. Comecei a lembrar da minha mais nova mania que é tomar frozen iogurte com calda de amoras e com frutas frescas (uva e mirtilos). Gente, to viciada nisso, ainda bem que vou ao shopping só umas 2 vezes por mês senão....

Como eu já tinha feito a geléia de amora, fiz a calda com o morango. Não há segredo, é só retirar um pouco da geléia enquanto ela ainda está bem líquida. Só isso, o que restou na panela virou geléia.

Semana que vem pretendo fazer um vidrinho de calda com as próximas amoras que colhermos. Já deixei o rótulo pronto. Depois é só encontrar uma boa receita de frozen iogurte e mandar ver porque o verão desse ano promete.
Fiz o download das etiquetas, com cara de antiguinhas, AQUI. O legal é que dá para digitar nelas. Tem muitas etiquetas bacanas por lá, mas a dica eu encontrei no blog "Minha casa meu mundo". Aliás, quando preciso de etiquetas corro lá e faço a busca no site, pois há dezenas (talvez centenas) de links para etiquetas.
E o calor parece que resolveu dar trégua por aqui. Hoje o dia está maravilhosamente cinzento (nunca pensei que fosse dizer isso um dia) e com uma garoa deliciosa. A temperatura caiu a agradáveis 22º e eu estou até sentindo frio, acho que tinha me acostumado com 34º.

bjs a todos e um ótimo final de semana.

9 comentários:

  1. Olá Amelinha!
    Tenho paixão por geleias também...
    mas esterilizar...
    Fiquei apaixonada por seus vidros e com tanta gostosura que fez =)
    Tenha um lindo final de semana, viu?!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  2. Hummm! deu água na boca! Tenho vontade de fazer, mas ainda não me atrevi...rs.
    Lindas as flores!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Oi... Hummm estão com cara de bem saborosas e feitas com muito carinho. Uma linda semana pra ti e obrigada pelo carinho. Lá na minha foto que vc comentou, são cogumelos da floresta, bens ei o nome mas eles tem uma cor bem forte e se destacam de muito longe, no meio das folhas caídas ou dos musgos embaixo das árvores no bosque. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que delícia!!!!
    Amo.
    Pra fazer a geleia de morangos, vc so usa morangos+açúcar?
    Esta semana fiz conserva de couve flor com cenoura, ficou também muito bom.
    Njs....

    ResponderExcluir
  5. Nossa menina como voce é privilegiada com essas doçuras de frutíferas em casa e com essa habilidades de produção de geleias então nem se fale.

    Adorei a dica das etiquetas, viu como vale a pena uma postagem como esta, com certeza voce estará despertando a preguiça de muitas amelinhas.

    beijao.

    ResponderExcluir
  6. São essas coisas que encantam em você!
    BJô

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL