domingo, março 01, 2009

COMO FAZER MACARRÃO CASEIRO (PASSO-A-PASSO)

Hoje fiz macarrão caseiro e resolvi fotografar as etapas para mostrar que é bem fácil e rápido. É claro que facilidade e rapidez dependem totalmente do cilindro pois sem ele seria um pouco mais demorado. Essa quantidade é suficente para nós 4 aqui em casa.



3 ovos e 300 gramas de farinha de trigo (1 ovo para cada 100g de farinha);
Misture os ovos e o trigo numa tigela;

Coloque a mistura numa superfície plana e sove até ficar assim;
Como a massa é um pouco difícil de trabalhar eu termino de 'sovar' no cilindro. No início ela sai assim toda quebrada;
Continue juntando os pedaços e passando no cilindro e diminuindo a espessura até ela sair assim;
Quando a massa atingir a espessura desejada (eu uso 6 ou 7), corte-a em tiras de aproximadente 30 cm;
Passe as tiras pelo cortador;
Com a ajuda do cabo de uma colher de pau ou plástico, ampare a massa cortada que sai da máquina e transfira para o varal onde a massa vai secar;
Os dois tamanhos de massa secando (uma para macarronada e a outra para uma sopinha);
Essa já está seca. Fiz 1 das tiras para sopa e as outras 4 para a macarronada. Estas últimas eu nem esperei secar, já foram cozidas.

Macarrão com shitake, cebola e tomates (desse só eu gosto).

Macarrão com salsicha (o preferido das minhas filhas, eu não gosto muito de molho vermelho)
Macarrão a bolonhesa (o preferido do meu marido).
Macarrão ao alho e óleo (esse é o meu preferido e todos gostam).

.
.

Para ver postagem relacionada clique: Máquina de macarrão - opinião

51 comentários:

  1. Eu adoooooroooooooooo macarrão caseiro, não tem nem comparação.
    Boa Semana
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. looks super good week ellerine sağlık olsun sevgi enjoy my friends:) orgusepetii.blogspot.com /

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Amélia,
    Sou fã de massa e como-a com quase tudo, gostei muito deste post e vou tentar fazer, só não tenho cilindro :(
    Espero que continue bem e feliz...
    Beijocas de Portugal!!!

    ResponderExcluir
  4. QUE DISPOSIÇÃO MENINA,E QUE GOSTOSO DEVE TER FICADO TODO ESSE MACARRÃO,HEIM?GOSTO MUITO DE FAZER E COMER MACARRÃO.E ESTÁ RECEITA É MARAVILHOSA.PARABÉNS.
    ♥ JESUS TE AMA♥

    ResponderExcluir
  5. Eu aprovo essa receita, a massa fica uma delícia... o molho é o de menos...
    Te amo mãe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Amélia (gosto muito do seu nome, viu?)
    Sabe que me impressiono com a quantidade de coisas que você consegue fazer? É craft, culinária, horticultura, fotografia. Ufa!!! Canso só de ler. rsrsrs Brincadeira...
    Estou enrolando p/ vir aqui desde seu post do fazedor de costura reta. Criatividade é tudo, né? E eu que comprei um e nem sabia direito como usar. Quando perder o medaço da máquina de costura já saberei. Obrigada.
    Quanto à aplicação, realmente gostei muito. Acho que tive facilidade porque bordo desde os 8 anos. Não tenho praticado muito mas acho que é meio como andar de bike, né? rsrs
    bjoooo
    Eliana

    ResponderExcluir
  7. Ai, quase hora do almoço e eu dou de cara com um post desses!!! Que delícia........macarrão caseiro é tudo de bom.
    beijão
    Lu

    ResponderExcluir
  8. Oieeeee

    macarrão caseiro é tudo de bom.
    Deu água na boca aqui rsrs

    bjussss

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria Amélia.
    Temos várias coisas em comum, inclusive esta receita de macarrão caseiro, adoro. Uso a medida de 1 ovo e meio por pessoa e farinha na quantidade suficiente para fazer a massa, foi minha avó que ensinou. Já comprei uma maquininha dessas do Shoptime mas não consegui usar. Guardei e como tudo aqui enferruja, com a tal máquina não foi diferente, joguei fora com raiva e continuei a esticar a massa no rolo, enrolar e cortar com a faca. Só sai talharini.
    A máquina de costura que vc viu na miniatura do meu blog eu comprei nos estados unidos, numa daquelas lojas maravilhosas que vende tudo que tem no mundo em matéria de trabalhos manuais. Minha filha me presenteou com um vale da loja, me deixou na porta e disse que passava 3 horas depois. Quase fiquei doida.
    No Brasil tem uma empresa que vende vários tipos de miniaturas pela internet, já comprei deles. http://www.cicabragaminiaturas.com.br.
    Os produtos são um pouco caros mas é o único lugar que conheço que vende, e como a gente usa sempre uma única peça para montar uma cena, as demais são em biscuit, então dá para fazer. O prazer compensa o custo. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  10. nossa!!!
    keria morar mais perto de vc!!!
    eu me convidaria toda vez q fizesse uma massa!!!
    hummmmmmmmm

    ResponderExcluir
  11. Nossa que blog mais lindo, e que capricho pra fazer tantas coisas diversas, vou acompanhar seu blog adooorei, abraços...

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu até que poderia fazer...mas não tenho máquina...!
    Bom de qualquer ,maneira quero dizer que tem trabalhos lindos...parabéns!
    beijo

    ResponderExcluir
  13. Hola Maria Amelia.
    Llegué a tu blog y me he quedado mucho tiempo leyendo tus post y viendo todas las fotografías. Veo que no sólo vivis en un lugar hermoso, con mucha naturaleza, sino que sabes aprovechar todo lo que ella te da. Tus trabajos en croche son muy lindos!!!
    A mí también me gusta todo lo que se puede hacer con las manos: tejer, bordar, cocinar, crochetear... todo...
    El post en el que cuentas tu experiencia por la que pasaste a raíz del cancer de ovarios me emocionó. Yo también estoy operada de cáncer, pero de mamas y de tiroides y he enfrentado todo con tu misma filosofía. Lo que más me motivó fue pensar en el modelo que somos para nuestros hijos y, si ellos tuvieran que pasar por lo mismo no quisiéramos que se "entregaran" sino que lucharan. Por otra parte, sabía que si yo me derrumbaba ellos sacarían fuerza para apoyarme... pero también ellos y mi esposo estaban sufriendo por lo que a mí me pasaba y, entonces... quién los apoyaría a ellos?
    Te mando un abrazo muy fuerte desde Montevideo, Uruguay

    ResponderExcluir
  14. Olá Maria Amélia, tudo bem ?
    Que delícia ! Você é mesmo muito prendada. Parabéns.
    Aqui em casa, minhas filhas também adoram macarrão com salsicha.
    Eu e meu esposo gostamos de macarrão com legumes, cogumelos e atum. Fica muito bom.
    Bom apetite para todas nós.

    Bjs
    Maria Cândida

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Obrigada pelo elogio. Você acredita que eu não conseguia nem excluir a foto da postagem, quando estava montando? Tóim... Devagar essa menina...
    Maria Amélia, fiquei babando no seu macarrão. Comeria todos!
    Só que minha paciência culinária (que é curtiiiinha) não seria suficiente. Valeu a receita, posso tentar convencer alguém a fazer e me convidar, né? Tô brincando.
    Um ótimo fim de semana e beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  16. Olá Amélia
    que grande paciência, eu gosto dessas massas todas mas de preferência já prontas. Ok eu faço o molho rsrsrs

    Beijinhos e bom fim de semana
    Maria Tavares

    ResponderExcluir
  17. Que mole que sou, tenho um cilindro destes e nunca usei, agora minha desculpa sera que nao tenho o varalzinho, preciso de um...ou o que poderia fazer, tenho que pensar. caso tenha alguma ideia me fale, talvez forrar o varal de roupa, aqueles pequenos de varanda? to pensando.
    bjs...

    ResponderExcluir
  18. ADOREI SEU BLOG, PRETENDO VOLTAR SEMPRE. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  19. Só pra acrescentar, uma dica:
    Se você não tem o varal ou não quer esperar a massa secar, dá pra cozinhar com a massa fresca mesmo.
    Você duvida? Então veja esse vídeo no Youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=zFM7RXWzOMg&feature=player_embedded

    Abraço a todos e bom apetite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela contribuição Sérgio. Fui ver o vídeo, legal que o macarrão nem leva ovos na massa. Vou experimentar a receita, principalmente do molho.

      Excluir
  20. Maria Amélia,
    Que legal sua iniciativa!
    Estava procurando uma receita de macarrão caseiro e qdo vi seu post, parei de procurar, pois ficou completo, com a sua brilhante ideia de fotografar e explicar cada etapa.
    Vou fazer e depois de conto o resultado.
    Parabéns!
    Bjos
    Ana Castro ♥

    ResponderExcluir
  21. Maria Amélia,
    Brilhante a sua ideia de fotografar e explicar cada etapa da receita. Estava procurando no "Tio Google" uma receita de macarrão caseiro e parei de procurar, assim que vi seu post.
    Vou fazer o macarrão, agora que achei uma receita legal, e depois te conto o resultado, tá?
    Parabéns!
    Bjos
    Ana Castro ♥

    ResponderExcluir
  22. Olá, deliciosa sua receita e a maneira de explicar também.Quero uma orientação: quando compro massa fresca ela cozinha rapidinho, mas quando preparo eu mesma, demora mais para cozinhar (minha massa é meio dura). Estou fazendo algo errado?? Será farinha demais? Eu uso sempre a medida de 1 ovo pra cada 100 grs de farinha.

    ResponderExcluir
  23. Olá, deliciosa sua receita e a maneira de explicar também.Quero uma orientação: quando compro massa fresca ela cozinha rapidinho, mas quando preparo eu mesma, demora mais para cozinhar (minha massa é meio dura). Estou fazendo algo errado?? Será farinha demais? Eu uso sempre a medida de 1 ovo pra cada 100 grs de farinha.

    ResponderExcluir
  24. Acho que vc está fazendo certo sim, a massa caseira é mais durinha, o meu também fica, mas eu gosto assim. Talvez a solução seja fazer a massa mais fininha. bjs

    ResponderExcluir
  25. Como consigo esse maquina de abrir o macarrão e essa peça de colocar para secar?
    Adorei isso!!! E a massa ficou top. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, procure no google por:
      máquina de macarrão atlas 150 marcato
      o varal é da mesma marca.
      bjs

      Excluir
  26. Legal! Sei que é mais prático jogar a massa direto na máquina mas ficaria mais apresentável se você usasse um rolo para macarrão para abrir a massa antes de colocá-la .Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para esticar com rolo. A massa é mt pesada e tenho um probleminha nas mãos.

      Excluir
  27. Oi Maria Amélia...
    Adorei a receita :D só fiquei com duvida na hora de deixar a massa secar... Esses dias eu fiz mas depois a massa ficou preta! acho que deixei tempo de mais. Mais ou menos quanto tempo vc deixa secando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, Uau, acho que vc deixou secar muito mesmo e deve ter embolorado. O tempo estava úmido?
      Eu não deixo secar muito tempo não. Na verdade eu geralmente faço para consumir no dia e deixo secando no varal enquanto vou cozinhando. Às vezes eu faço de véspera, para consumir no dia seguinte.
      Mês passado eu fiz a massa para lasanha e o que sobrou eu passei pelo cortador e deixei secando no varal até o dia seguinte. Como estava muito calor, o macarrão secou rápido (menos de 1 dia). Depois de seco eu guardei em um recipiente de bambu com tampa de tule (aqueles para guardar pão). Como fica bem ventilado não tem risco de embolorar. Durou mais de 1 semana.
      :)

      Excluir
  28. como não tenho o cilindro de massas, fiz com o amassador de batatas, que tem furinhos e o macarrão ficou igual ao espeguete.... uma delícia. Vou tentar fazer agora com espinafre, cenoura e beterraba.

    ResponderExcluir
  29. Amei suas dicas tenho há muitos anos uma maquina destas. Parabéns Lucy

    ResponderExcluir
  30. Olá, google pra ver a dica da massa e foi muito útil. Comprei uma máquina igual a essa e fiz hoje pela primeira vez. A massa ficou boa, mas eu não tinha passado no cilindro ante, coloquei direto pra cortar e o macarrão ficou meio "feio". Agora que sei que tenho que passar no cilindro antes, tenho certeza que vai ficar bonito que nem o seu! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  31. Olá, google pra ver a dica da massa e foi muito útil. Comprei uma máquina igual a essa e fiz hoje pela primeira vez. A massa ficou boa, mas eu não tinha passado no cilindro ante, coloquei direto pra cortar e o macarrão ficou meio "feio". Agora que sei que tenho que passar no cilindro antes, tenho certeza que vai ficar bonito que nem o seu! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  32. ola! ja fiz sua receita de macarrão,e ficou uma delicia,meu marido adoraaa!
    beijos um grande abraço e parabens lindo blog

    ResponderExcluir
  33. sou visitante ,inconstante,mas fiquei encantada -com a clareza e a beleza das fotos . já fez com mistura de farinhas sem glutem ?vou tentar ...parabens pra voçê 11

    ResponderExcluir
  34. Bom dia!

    Qual é o modelo do seu cilindro? Estou querendo comprar um, pode indicar?

    Obrigado.

    At,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphael, é a Máquina de Macarrão Atlas 150 da Marcato.

      Excluir
  35. Oi Maria,
    Vi você usando uma colher de pau para colocar a massa,
    você viu que vem uma espátula no varal??

    ResponderExcluir
  36. Oi Cris, eu vi sim, mas ela fica tão escondidinha que acabo me esquecendo rsrs. Aliás, ela fica tão escondida que quando abri a caixa fiquei procurando um tempão. Eu via na foto da caixa e não encontrava, achei que tivessem esquecido de colocar na caixa.bjs

    ResponderExcluir
  37. ola depois de cosido posso congelar com molho?

    ResponderExcluir
  38. OLÁ MARIA ,FIZ UM COM 1 OVO POR 200 GRAMAS MAS , COLOQUEI UM MOLHO DE CENOURA PARA DAR SABOR CENOURA FICOU MUITO BOM !

    ResponderExcluir
  39. OI MARIA! DÁ PARA USAR ESSA MASSA PARA FAZER LASANHA? BJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim. Eu só faço lasanha com essa massa. Corto quase do tamanho da assadeira que vou usar e cozinho um pouco antes(depois de cozida ela fica maior). Vou cozinhando e deixando em uma vasilha com água fria. Depois eu monto normalmente

      Excluir
  40. hummm da agua na boca so de pensar/////////

    ResponderExcluir
  41. faço macarrão caseiro para vender mas quando ela seca fica quebradiça. como fazer para não quebrar
    mais. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luís, infelizmente não sei te responder. O meu também fica, principalmente quando corto fino.

      Excluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL