domingo, novembro 16, 2008

CUCA DE BANANA COM FAROFA - receita alemã - Huummm é boa demais!




Acabei de fazer. O pessoal aqui de casa não acredita que agora eu fotografo tudo (hahaha). É que esse bolo é tão fácil de fazer e tão gostoso que eu tinha que compartilhar. Banana é o que não falta, além do último cacho que colhemos aqui, meu irmão mandou mais. Tenho consumido no mínimo 3 por dia e com esse calor elas amadurecem muito rapidamente. Só nesse bolo usei 10 (elas não são muito grandes). A receita original peguei aqui, da primeira vez segui a receita direitinho mas achei que deu muita farofa, então reduzi a quantidade de ingredientes e aumentei a quantidade de bananas. Já fiz muitas vezes e sempre fica uma delícia! A seguir, a receita adaptada para quem quiser fazer. É sucesso garantido. Ah, não vai ovo mesmo, nem canela, não foi esquecimento:
Antes de iniciar unte a forma com margarina (a minha tem 30 x 22 cm) e ligue o forno.
Ingredientes para a massa:
-2 xícaras de farinha de trigo
-1 xícara de leite
-1 xícara de açúcar
-1 colher (de sopa) bem cheia de manteiga ou margarina
-1 colher (de sopa) de fermento em pó
-sal a gosto
Para a farofa:
-1 colher (de sopa) de manteiga ou margarina
-1 colher (de sopa) de azeite
-1/2 xícara de açúcar
-1 xícara de trigo
-1/2 colher de chá de fermento para bolo
Recheio:
-5 bananas em tiras (ou mais, eu usei 10 médias)
Faça assim:
Primeiro fazer a farofa:Em um recipiente junte todos os ingredientes. Com as mãos ou usando um garfo,
misture até ficarem esfarelafos. Reserve.

Massa:
Bater tudo ligeiramente na batedeira (eu misturei na mão, como não vai ovo não é necessário ficar batendo muito) até a massa ficar consistente.
Untar a forma. Colocar a massa. Feito isso cortar 5 bananas em pequenas tiras (eu cortei ao meio no sentido do comprimento) e colocar em cima da massa. Por fim colocar a farofa. Forno em torno de 220 graus. No meu forno ficou pronta em 25 minutos.
Obs. A massa não fica tão fluída como a de bolo. É mais consistente. Numa assadeira com a medida que eu passei, antes de assar ela fica com 1 ou 2 dedos de altura.

84 comentários:

  1. Essa cuca...Ui!! Parece deliciosa!!!
    Maria Amélia, ficou ótimo assim como você colocou o selinho.
    Obrigada, viu?
    É que no link que eu dei, já tem um link para ser copiado e colado no blog. Acho que fica mais fácil. Mas está ótimo como vc fez.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Amélia,

    Numa busca por apaixonados nas artes de cozinhar, encontrei-a e não posso deixar de comentar este post. Além de pareçer delicioso deu-me uma ideia do que fazer com as bananas que não como, aliás, comer mais do que uma banana por dia não é recomendável, pois contêm muito potássio que em excesso é prejudicial ao organismo, porque os rins não o processam todo.

    À parte disto, devo dizer que vou passar a visitá-la, do meu cantinho português...

    Bons cozinhados e dias felizes.

    Esmeralda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade vc pode comer quantas bananas quizer por dia. Salvo se vc tiver algum problema com elas. Ok?

      Excluir
  3. O que eu não acho bem é vir aqui espreitar as novidades de crochet e dar de caras com um bolo que me deixou a babar.
    Deixando a brincadeirinha, gosto muito do seu blog, costumo vir espreitar. Tem sempre peças muito diferentes e bonitas.
    Parabéns
    Maria Tavares
    fiosdealfazema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Maria amélia e eu a procurar receitas sem ovo e leite de vaca e tu aqui com este exemplar que deve estar uma delícia
    adoro banana
    será que eu consuguiria fazer?
    terei de tentar
    Obrigada
    beijinhos
    Guida

    ResponderExcluir
  5. olá!
    fiz tua receita, mas não deu certo pq a farofa e as bananas "desceram" e o bolo ficou "solado". o que será que pode ter acontecido? todas as cucas que faço acontecem a mesma coisa... adoro farofa, mas elas descem e nunca acerto.
    um abraço
    leticia
    leticiasmachado@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia! Eu sempre coloco as bananas primeiro e a massa por cima, depois a farofa. Sempre deu certo assim, espero ter ajudado! Bjs

      Excluir
    2. experimenta passar a parte que encosta na massa do bolo na farinha de trigo ... o trigo impede que ela
      s afundem bjs

      Excluir
  6. Menina! Nem te conto! Essa cuca abalou a minha cuca! rsss
    Cheguei em casa do trabalho e fui correndo pra cozinha fazer. O cheiro invadiu a casa e eu juntamente com minha mãe, filha e marido comemos quente mesmo! Que delícia! No dia seguinte mandei um pedaço pra minha irmã, levei para o trabalho e deixei todo mundo doido! rssss
    Nunca fui boa de fazer doce, mas essa cuca agora é minha especialidade!
    Obrigada mesmo!
    Um forte abraço
    Ass.

    Amarynthis

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!! desculpe a invasao, mas tinha de agradecer pela receita, estava c muita vontade de comer uma bela cuca de banana, e fui buscar uma receita e apareceu a sua, estou qse tirando do forno o cheiro esta muito bom.
    Bem adorei seu blog, continue ajudando a mulherada, obrigada
    bjssss Karina

    ResponderExcluir
  8. Oi, tenho uma pergunta a fazer,o fermente é de pão?obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá, é fermento para bolo, aquele em pó. Fica uma delícia, sempre faço essa cuca aqui em casa. um abraço

    ResponderExcluir
  10. acabei de fazer..ficou uma delicia...

    ResponderExcluir
  11. adorei a receita...acabei de fazer,ficou uma delicia..

    ResponderExcluir
  12. Oi Graci, que bom que você gostou. Obrigada por vir me contar. bjs.

    ResponderExcluir
  13. Guria, essa receita ficou muito boa. Fizemos aqui em casa, eu não estava acreditando muito pela falta do ovo, mas ao final ficou ótima.
    Meu forno esquenta muito e acabou passando um pouco, mas da próxima já sei que é só deixar bem baixinho que vai ficar melhor ainda.
    Obrigada.
    Até

    ResponderExcluir
  14. oi,sou uma desgraça na cozinha preparando bolos mas segui essa receita e ficou muito boa. Vai se tornar minha especialidade,Obrigada.Raquel Ramos

    ResponderExcluir
  15. hummm, parece tao boa...dei uma vontadezinha de fazer... depois te conto...bjs

    ResponderExcluir
  16. Isso parece muito gostoso, fiquei com água na boca!
    Vou anotar a receita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. delicia.....
    eu fiz e todos amaram...
    parabénss

    ResponderExcluir
  18. Olá!Obrigada pela receita, a tempos procuro uma receita de cuca que dê certo e enfim achei! Ficou uma delícia. Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Estávamos procurando uma receita (eu e minha mãe) achamos a sua bem explicada e simples. Minha mãe fez e ficou igualzinho a foto! rsrsrs
    E claro, deliciosa!

    Parabéns pelo seu trabalho e por compartilhar!

    Um grande abraço,
    Luciana!

    ResponderExcluir
  20. Maria Amélia, eu estava procurando uma receita de cuca de banana e acabei encontrando no seu blog. Parece deliciosa!! Mas o que me encantou mesmo foram suas palavras em "Un peu de moi". Simplesmente lindo!!

    Abraços,

    Nathalia

    ResponderExcluir
  21. Eu fiz essa receita... e ficou uma delícia!!! Tá chovendo por aqui e frio também... foi maravilhoso tomar um cafezinho quente com essa cuca - a família adorou!
    Obrigada por compartilhar :)

    Silvana (Florianópolis - SC)

    ResponderExcluir
  22. Ola tudo bem! Olha eu fiz aqui e é simplesmente fantástica essa receita, igualzinha dos meus tempos de guri na casa dos meus avós em SC.....linda, cheirosa e maravilhosa de se provar. Me fez voltar à infância! PArabéns, abs e obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  23. Ola tudo bem! Olha eu fiz aqui e é simplesmente fantástica essa receita, igualzinha dos meus tempos de guri na casa dos meus avós em SC.....linda, cheirosa e maravilhosa de se provar. Me fez voltar à infância! PArabéns, abs e obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  24. Eu fiz e gostei muito.
    obrigada pela receita.
    agora vamos ver o resto da familia vai aprovar! ok
    bjs

    ResponderExcluir
  25. oi amiga virtual.
    obrigada pela receita, fiz e gostei.
    Já comi um pedaço ainda quente, é assim que gosto, agora vamos ver se
    os demais vão aprovar, vão comer mais tarde.
    Eu também amo artesanato.
    temos muito em comum.
    o meu abraço.
    lourdes Menin de Florianópolis sc

    ResponderExcluir
  26. Acabei de colocar a minha cuca no forno, o cheirinho ta matando...

    ResponderExcluir
  27. fiz ficou uma delicia,hum!!!!!!!!!!!! obrigada.

    ResponderExcluir
  28. ola fiz a receita mas a farofa ficava borbulhando e nao assava , e por isso deixei muito tempo no forno e quase queimou, nunca tinha feito dai comemos de colher tipo doce, vou fazer outra para ver oq deu de errado nessa...bj obrigada pela receita....

    ResponderExcluir
  29. Olá! Obrigada pela receita, amei a cuca! Parece a que a minha vó fazia quando eu era pequena. Uma delícia! beijos

    ResponderExcluir
  30. Cuca Maravilhosa!!! Podem fazer que vai dar certo, jah fiz cuca de acabaxi, farofa, banana, todas uma delícia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Amei sua receita fácil e super gostosa quando estava assando o cheirinho estava la na rua....
    Obrigada uma delicia!!!!

    ResponderExcluir
  32. Essa receita é ótima, dá certinho, pode fazer.

    ResponderExcluir
  33. Estou com a cuca no forno,o cheiro está ótimo,vamos ver o resultado,logo venho postar se gostei ou não rsrsrsr

    ResponderExcluir
  34. Acabei de tirar a cuca do forno,ja experimentei,está uma delicia podem fazer eu recomendo,obrigada pela receita

    ResponderExcluir
  35. Olá estou assando a cuca , vamos ver como vai ficar. Vou passar para outras pessoas afinal parece bem simples e deliciosa
    ligia

    ResponderExcluir
  36. vou fazer para o nosso cafezinho da tarde,friozinho,e a casa em obras...hummm espero que fique boa....

    ResponderExcluir
  37. Fiz ela.. é muito boa mesmo.. vou usar a massa como base para outros sabores tbm.. muito gostosa e macia..

    Merlin RS

    ResponderExcluir
  38. Fiz essa cuca hj, primeira que fiz na minha vida e ficou uma delíciaaaa....AdOreiiiii!!!!

    ResponderExcluir
  39. Primeira cuca que fiz na minha vida, e ficou Mara!!!!

    BjOs

    ResponderExcluir
  40. Fiz essa receita em forminhas de cupcake... cortei a banana em rodelinhas e coloquei 3 rodelinhas em cada bolinho.. ficou tãaaaao lindo!!!!! e uma delícia também.

    ResponderExcluir
  41. fiz em forminhas de cupcake, cortei a banana em rodelinhas.. ficou lindooo.. e uma delicia

    ResponderExcluir
  42. esqueci do fermento na massa... ó dó ..mais to comendo assim mesmo

    ResponderExcluir
  43. Oi Maria,

    nunca fiz cuca então queria saber o tempo de forno (só aproximadamente, pq sei que isso varia de forno para forno), para eu ter noção de quando pode estar pronta. Pelo que vi nos comentários, afarofa que vai em cima, para quem nunca fez cuca, pode confundir o mestre cuca... eu já tenho dificuldades imensas em saber se o bolo já está bom, se o pudim já está no ponto rs, imagina então a cuca, com a farofa por cima que parece que borbulha! rs
    Dá uma dica para nós, please...

    Lindo seu cantinho ;) Sou advogada, adoro trabalhar com reciclagem nos momentos de lazer, mas, minha família é crocheteira por vocação (eu não herdei esse dom).. Tenho coisas lindas feitas pela vózinha e mami...

    Grande abraço

    Cissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa, a farofa vai por cima sim. No meu forno leva uns 25 minutos no tamanho de forma que especifiquei no post. É muito fácil de fazer mas realmente o teste do palito não dá muito certo aqui, porque a banana fica úmida e pode confundir, as acho que com esse tempo de forno não tem erro. bjs.

      Excluir
  44. Receita maravilhosa! Já fiz varias vezes e sempre fica bom! Obrigada por compartilhar essa delicia! Bjs

    ResponderExcluir
  45. oh que maravilha!!!! meus ovos acabaram e queria fazer uma cuca,
    agora posso fazer sem precisar ir ao mercado primeiro ameiiiiiiiiiiiii
    obrigado pela receita vou fazer***

    ResponderExcluir
  46. ola irei tentar fazer essa cuca,volto para falar o resultado....

    ResponderExcluir
  47. ola boa tarde ontem entrei no blog e vi essa receita,hoje vou fazer,mas tarde posto o resultado...

    ResponderExcluir
  48. ola Maria Amélia deu certo sim e ficou maravilhosa...obrigado pela receita

    ResponderExcluir
  49. Valeu pela dica! Adorei! Fiz no lanchinho da tarde. No início achei que não daria certo pois não v

    ResponderExcluir
  50. 20deu certo ficou muito boa! obrigada.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde,Maria!
    Adooorei a cuca ficou uma delicia!Eu acrescentei canela,prq gosto muuuito com bananas...parabens a sua cuca é 10....1000....10000000000.....Enfim,maraaavilhoooosaa!Obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Nossa esta receita é demais!!!! Troquei o recheio de banana por doce de leite e coco jamais visto esta eu faço para a familia a banana eu vendo pois e muito boa e ñ é muito caro obrigada prla receita

    ResponderExcluir
  53. Olá pessoal, eu fiz a cuca e realmente a massa é formidável, ficou muito boa, hoje eu resolvi fazer a cuca mas com açúcar ligth e com goiabada vamos ver se fica bom!

    ResponderExcluir
  54. A minha esta no forno..vamos ver...

    ResponderExcluir
  55. Ficou pronta!!!segui a receita ao pé da letra...ficou perfeita!!!!

    ResponderExcluir
  56. Tem problema nao colocar o azeite na farofa?

    ResponderExcluir
  57. estou assando a minha versao aqui...coloquei banana terra caramelizada no acucar queimado juntAMENTE COM BANANA IN NATURA. MASSA FICOU SUPER FINA NA ASSADEIRA. ESPERO CONSEGUIR RESULTADO BOM. TEM FOTO !

    ResponderExcluir
  58. Acabei de fazer,ficou maravilhosa!Muito boa mesmo,muito obrigada pela receita,bjus

    ResponderExcluir
  59. Oi achei uma receita melhor na casa e comida vao la bjs

    ResponderExcluir
  60. Oi! Estou como criança na volta do forno! É a primeira vez que me arrisco no terreno das cucas e estou na torcida!
    Em breve dou notícias!!!

    ResponderExcluir
  61. Delíciaaaa!!! Deu certo!!! Ameeeeei!!!!

    ResponderExcluir
  62. Amo cuca e na casa da minha mãe tem uma moça gaúcha , ai eu pedi pra ela fazer uma cuca pra mim sou apaixonada por cuca mais nunca deu muito certo as q eu fiz, são tantos comentários sobre essa q resolvi fazer...agora é esperar ficar pronta e ver se deu certo rsrs
    vou ficar na torcida

    ResponderExcluir
  63. Sonia de Oliveira Braga17 de julho de 2014 às 13:47

    Adoro cuca e nunca deu certo as q eu fiz, vou tentar essa pra ver se da certo....amo,amo demais

    ResponderExcluir
  64. Realmente fica uma delicia ..acabei de fazer!!!

    ResponderExcluir
  65. APROVADÍSSIMO!!!!!!!
    JÁ ESTAMOS COMENDO AGORA NO CAFÉ DA TARDE!
    DELÍCIAAAAAAA!!!!!!
    OBG!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  66. nossa maravilhosa fiz e amei não consigo parar de comer

    ResponderExcluir
  67. Poxa vida... acho que minha massa não deu certo... ainda to acostumando com esse forno... mas vamos comer mesmo assim kkkk

    ResponderExcluir
  68. Esta receita foi minha estreia em fazer cuca de banana e ela me ajudou a ter sucesso total!!!
    Ficou fantática gente!! Nem acreditei, todos adoraram.
    obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! É muito boa mesmo. Obrigada por retornar. Bjs

      Excluir
  69. Boa tarde! Na farofa diz 1 colher (sopa) de azeite. É azeite de oliva ou óleo? Achei estranho não ir fermento na massa e sim na farofa...Mas com certeza vou fazer!!!Obrigada!!

    ResponderExcluir
  70. Melhor cuca do mundoo! Coloquei um ovo e raspas de limão na massa e canela na farofa e ficou perfeitaa

    ResponderExcluir
  71. Pode trocar as bananas por maçã? Se sim, qual seria a medida certa?

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL