quinta-feira, novembro 06, 2008

A FEIRA ESTÁ GARANTIDA




Esta é a colheita da semana. Banana, chuchu, salsinha, cebolinha, manjericão e hortelã. O terreno (o quintal) não é grande, deve ter 8 x 25 m e é em declive bem acentuado. Faz parte da minha casa mas o separamos com muro justamente por causa do declive. Já criamos galinhas e patos alí. As bananeiras foram plantadas há mais de 20 anos. Eu e meu marido sempre gostamos de mexer com a terra. Pena que não seja suficiente para plantarmos tudo que gostaríamos mas já dá para ficar feliz com o que temos conseguido. É muito gratificante colher o que plantamos, acompanhar o crescimento, caprichar no preparo. Muito legal!



O "puxadinho" onde ficam as ferramentas.

A horta tem atualmente 3 tipos de alface, cenoura e ainda restam algumas beterrabas (adoro as folhas refogadas).





A joaninha combate as pragas e ainda enfeita a horta.




Flores de chuchu. Olha o chuchuzinho atrás do botão.



Clique na foto para ver quantos "filhotinhos" no pé. Estes 5 foram colhidos hoje.


Este é um pé de pepino. É a primeira vez que plantamos.




Nosso pé de figo. Vai ter doce de novo!





A uva, a lichia e a amora ainda estão em vasos e já produzindo.

15 comentários:

  1. É sem sombra de duvida uma maravilha colhermos o que plantamos.Meu quintal é enorme já plantamos muitas coisas no quintal,mas ultimamente tem dado tanto daqueles caramujos contaminados que não está tendo como plantar,uma pena!

    Tenha um lindo final de semana,com muita Paz e alegria!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Olá! colega adorei sua horta,tenho vontade de ter uma horta assim,mas meu terreno é pequeno eu acho coisa mas linda as verduras todos juntas,verdinhas e tudo bem limpinhos. ADOREI! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Amelia, como vai?
    Sua Feira me deixou com agua na boca.
    Que horta linda, bem cuidada, simplesmente fantastica, sem dizer na pureza dos alimentos.
    Mais uma vez voce esta de parabens
    Um ótimo final de seman para voce e sua familia
    UM GRANDE BEIJO
    Miriam Regina

    ResponderExcluir
  4. Oii M.Amélia !!!

    Que beleza de horta...com essa atividade é impossível se estressar.Isso sem contar a qualidade dos alimentos.
    Percebi que vc tb sabe apreciar as coisas simples da vida.E que são essenciais.

    Tenha um bom final de semana

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Vim conhecer teu blog e já gostei de cara!! Adoro plantas, tenho um sítio e apesar do clima daqui não ajudar muito e da seca quase fazer a gente desistir, mesmo assim tenho um pomasr e uma horta. É exatamente como c disse, o prazer de colher o que plantamos é uma coisa que não tem comparação com nada. Colocar uma sementinha na terra e acompanhar o crescimento, ver nascerem as flores e frutificar é o verdadeiro milagre da natureza. Benditos sejam os que têm esta sensibilidade. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  6. Oi, Maria Amélia!
    Fiquei com água na boca, só de ver tanta verdura.
    Virei sua fã!
    Que quintal bem cuidado, qto capricho e parabéns pelas fotos, estão magníficas!
    Tenho um quintal pititico e com grama, gostaria de plantar alguma coisa futuramente, só que em vasos.Funcionaria?
    Bjs !Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Gente,
    Seu quintal é uma delícia, não tenho outra palavra para descrevê-lo.
    Bom final de semana Maria,
    Abraços
    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Belas fotos mãe!!!
    Esse cantinho da nossa casa realmente é mto bom não é mesmo?! E vc e o pai curtem mais do q ninguém, é isso aí!
    Amo vc!!!

    Beijos

    Júlia

    ResponderExcluir
  9. Vim agradecer sua visita e as palavras carinhosas.
    Eu também tinha aquelas bonequinhas de papel e brincava muito com elas. Passava horas e horas criando "modelos" novos...:)
    Beijos e volte sempre,viu?

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria Amélia.
    Esse contraste da joaninha vermelhinha em cima das folhas verdes ficou linda não foi? hehehe. O cachecol espiral que vc falou tenho a receita dele no meu blog, na página que tem CACHECOL/PACHIMINA/ESTOLA/PELERINE.
    Dá pra fazer o que você quer. Menina, nunca mais tinha ouvido falar em Jabô!! Eram tão lindos, eu tinha um branco que prendia com colchete (nem existia velcro) e dava para usar em várias roupas. Logo, logo volta a ser moda. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  11. Olá, vc deixou um comentário em meu blog e vim tb lhe fazer uma visita e adorei seu cantinho.
    As verduras estao divinas, mas seu crochê, menina, sem comentários, adorei tudo e já estou levando seu link pro meu blog, ok??
    Voltarei outras vezes, com certeza.
    Bjos, Edi.

    ResponderExcluir
  12. E que rica feira, é uma maravilha colhermos as nossas coisinhas, e que saudáveis, bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá Menina!!Que maravilha de plantação!Sempre tive muito contato com a terra mas já faz cinco anos que estou morando em apartamento,não vejo a hora de mudar para uma casa onde eu possa ter meus animais e minha plantação com certeza não há nada mais gratificante do que colher o que se planta.
    Não esqueci do desafio não!!Em brave posto ele.
    Agradeço seu carinho é gratificante receber seus comentários,assim como de todas colegas de blog,pois me enchem de alegria e me dão força para continuar.Fica com DEUS beijão

    ResponderExcluir
  14. nooossa seu blog é um encanto!!!!
    este post!!! é uma inspiração!!!
    parabens amiguinha!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL