terça-feira, novembro 18, 2008

A METAMORFOSE QUE O CÂNCER CAUSA EM NOSSAS VIDAS - depoimento - câncer de ovário - quimioterapia - efeitos


Meu post hoje será um pouco diferente. É provável e compreensível que a maioria de vocês não o leia até o final pois o tema não é agradável como nossos assuntos habituais, mas também não é triste pois até agora está caminhando para um final feliz (confirmem pelas fotos acima, são fotos que mostram as fases pelas quais passei de abril/2007 até nov/2008 e que fiz questão de registrar). Na verdade estou escrevendo este post para que as pessoas que forem até o google a procura de depoimentos sobre câncer o encontrem. Quando me vi doente, a primeira coisa que fiz foi procurar na internet depoimentos de pessoas que passavam ou que passaram por situações semelhantes a minha. Quase não encontrei nada. Me senti um pouco solitária, mas nada que o amor da minha família e dos meus amigos não suprisse. Por isso decidi que, quando possível, daria um jeito de escrever sobre o assunto para que pessoas nessa situação tivessem um relato de alguém que passou por coisa parecida. Engraçado como até hoje não derrubei uma lágrima pela situação. Nunca fui de ter pena de mim mesma. A primeira coisa que se passou pela minha cabeça quando li o resultado da análise, foi a lembrança da minha mãe nos últimos momentos dela, ela faleceu em decorrência de um câncer de intestino. É claro que fiquei triste e assustada, mas não demorou mais que uma hora para que o choque inicial passasse e o meu lado racional, que sempre foi mais forte, começasse a analisar as alternativas. Eu tinha duas: Sentar e chorar até morrer ou ir a luta. É claro que optei pela segunda. Pensei que se eu não fizesse nada teria uma só possibilidade: a doença me dominaria rapidamente, viriam as dores, ficaria debilitada e por fim morreria. Se eu lutasse teria duas possibilidades: me curar ou não. Se me curasse voltaria a ter uma vida normal (ou quase), se não me curasse, ao menos prolongaria um pouco a vida, talvez tivesse tempo de resolver algumas pendências, daquelas que vamos empurrando por falta de tempo, como arrumar as gavetas por exemplo e então voltaria para a primeira alternativa (a doença me dominaria (não tão rapidamente), viriam as dores, ficaria debilitada e por fim morreria). Eu costumava pensar também, que se a doença quizesse me levar, ela teria muito trabalho. Não seria de mão beijada. Acho que essa maneira de ver as coisas foi bastante importante para que pudesse enfrentar a tão mal falada quimioterapia. Passei por ela com tranquilidade. É claro que existem efeitos desagradáveis, mas não é o fim do mundo. Eu ia e voltava dirigindo, levava uma vida quase normal. Os sintomas incomodam mais na semana em que você faz a quimio. No meu caso fazia de 20 em 20 dias. O meu maior problema, e o que me impediu de voltar ao trabalho, foram as dores e o formigamento nos braços (efeito do medicamento Taxol utilizado na quimio). As dores eram muito intensas, cheguei a dormir por várias noites sentada no sofá, feito estátua, tomei remédios bem fortes para amenizar as dores e estes me causaram efeitos colaterais bem desagradáveis mas parei de fazer uso deles em julho e as dores nunca mais voltaram. Só o formigamento é que ainda persiste mas é quase nulo. É importante ressaltar que os sintomas não são iguais para todos. As dores que eu sentia por exemplo, eram raras em outros pacientes. Provavelmente aconteceu comigo porque eu tinha LER (lesão por esforço repetitivo), aquele problema de quem digita muito. Volto ao trabalho em dezembro, só que agora me conscientizei que vou trabalhar para viver e não mais viver para trabalhar. Nos últimos tempos trabalhava tanto que sobrava pouca energia para a vida pessoal. Embora o assunto em tela seja um pouco pesado, quero dizer que essa fase também teve o seu lado positivo, nesse período pude conviver muito mais tempo com meu marido e minhas filhas, pude me voltar para o artesanato, minha antiga paixão, montei um blog, estou fazendo novos amigos, convivo bastante com o pessoal do meu trabalho, me alimento melhor, passei a praticar atividades físicas, deixei de fumar, cozinho com prazer e até consegui um cabelo lisinho (minha linda peruca). Não deixamos em momento algum que a tristeza ou a fraqueza nos dominasse. Por tudo isso, quero fazer aqui um alerta. Não deixem de visitar seu médico. Eu sempre trabalhei fora e trabalhava muito, muitas horas. Minha sorte foi que nunca deixei de ir ao médico. Cheguei a perder algumas consultas por conta de reuniões de última hora mas remarcava correndo. O tumor no ovário foi descoberto em um ultrassom de rotina, eu não tinha sintomas. Em julho de 2007 fui operada e de outubro daquele ano até janeiro de 2008 me submeti à quimioterapia preventiva pois o tumor estava encapsulado e em estágio inicial. Como a maioria das pessoas que passa por esse tratamento, fiquei careca, sem cílios ou sobrancelhas, mas comprei uma peruca linda (mais bonita que meus cabelos originais -risos), usei lenços bonitos amarrados de formas diferentes, procurei fazer apenas coisas boas, alegres, pensei sempre positivo. Algumas pessoas preferem continuar trabalhando, eu não. Preferi conviver mais com as pessoas que amo, afinal não sabia muito bem qual seria minha sobrevida (se analisarmos nenhum de nós sabe, não é mesmo?) . Meus cabelos já cresceram mas por enquanto ainda não os pintei e nem sei se vou pintá-los. Primeiro deixei grisalho porque acho que não teria outra oportunidade na vida de ver como minha aparência é de verdade (risos). Depois deixei porque achei que não ficou tão mal assim, penso que o que fica feio é deixar a raiz grisalha aparecer, o cabelo todo grisalho até que fica legal, aqui em casa ninguém quer que eu pinte. Vamos ver até onde eu consigo ficar assim. Ao que tudo indica será por um longo tempo. Tintas por enquanto só para pintar madeiras ou tecidos ou paredes. Espero que minha experiência, até agora positiva, sirva de incentivo para quem estiver em situação parecida. E se alguém tiver alguma pergunta sobre o assunto que fique à vontade. Ficarei feliz se puder ajudar. Ah! tenho que dizer uma coisa, minhas gavetas continuam desarrumadas. Este blog está me tomando um tempo... (risos)

29 comentários:

  1. Olá Amélia, nunca tinha comentado no teu blog e hoje é a segunda vez. Agora para te dar os parabéns pelo testemunho e é pena que haja pouca gente a fazer isso. É que cancro já não é sinónimo de morte, mas muita gente desiste logo que confrontada com o problema. Fizeste-me lembrar uma amiga que tirou o peito com 37 anos há 3 anos e ela teve a mesma atitude que tu. Nunca lhe vimos uma lágrima, nem nunca se queixou da quimio, como ela dizia, tinha que a fazer. Só a vi mais triste quando perdeu o cabelo que sempre usou comprido. E demorou para largar a peruca mesmo quando toda a gente lhe dizia que o cabelo curto lhe ficava bem. Foi também uma lutadora e também venceu. O cancro não é assim tão forte quando é visto a tempo e apanha pela frente gente que não se rende sem luta. Tu, a minha amiga e outras como vocês são um exemplo de coragem.
    Parabéns pela vitória nessa guerra.

    Beijinhos

    Maria Tavares
    fiosdealfazema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, me emocionei lendo esse post. Parabéns por vc ser essa mãe maravilhosa, parabéns tb pela sua luta e sua vontade de viver.Nunca vi alguém mais feliz com a vida do que vc mãe.
    Saiba q com vc os meus dias e a minha vida se tornam mto mais alegres. A maneira como vc vê a vida, a vontade de ajudar ao próximo, o seu otimismo, tudo isso faz de vc uma pessoa ainda mais maravilhosa.
    Obrigada por existir e fazer parte da minha vida e dessa família maravilhosa q temos. Sua alegria é contagiante, continue sempre assim. Você é linda seja como for, de peruca, careca, com cabelo branco, pintado...Te amo demais!!!
    Parabénssss...

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Amélia!Conheci seu blog hoje.Parabéns pela força de viver um dia de cada vez.Trabalho na área da sáude em Portugal e tenho contactado muitas vezes com casos idênticos ao seu.Acho que nestas circunstâncias da vida as pessoas vão buscar forças para resistir e continuar onde acharam que não tinham.Que Deus te continue a ajudar e desejo que com sua experiência possa ajudar outras também.Beijos grandes.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria Amélia!
    Já te admirava como pessoa, a partir de hoje, ao ler seu post, admiro mais ainda!
    Que mulher guerreira!ensina a todos nós, a não desistir fácil da vida, dos sonhos, dar valor a quem amamos....coisa que sempre fiz e que hoje, farei com mais garra ainda.
    Um abraço forte à vc, e que vc continue com toda essa garra e delicadeza de pessoa.
    Abração!
    fica com Deus!
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Amélia
    Vc me emocionou...com seu otimismo,sua garra,sua alegria!
    Parabéns!!!!
    Que Deus a abençôe!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  6. Oii M.Amélia !!!

    Linda guerreira...que história de superação... parabéns!!!Vc venceu!!! :)

    E é fundamental esse relato...principalmente para quem possa estar vivenciado isso...e olha,não é triste não...faz parte da vida...e o final é felizzz!

    Posso dar uma sugestão...o look mais fashion é o penúltimo..cabelo curtinho e natural...tá lindaaa! Não que não esteja nos outros.:)

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  7. Amélia querida, que corajoso o seu relato de vida! Você é uma lutadora!

    Fico muitíssimo feliz por tudo ter corrido pelo melhor e por você estar a recuperar bem e com todas as forças que são precisas. Achei o seu relato de vida muito corajoso, e fiquei a admirá-la ainda mais! Espero que o seu exemplo de vida e de luta sirva para ajudar outras pessoas que se encontrem na mesma situação.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Ola Amélia, conheci teu blog pelo blog da Maria Tavares minha minha amiga. Lindo seu depimento, forte, corajoso, positivo. Parabens pela actitude. Um gde beijinho no coração.
    Káty
    www.portalis.co.pt
    www.delgrande.blogspot.com
    www.blogdamulher.com

    ResponderExcluir
  9. Bom, para começar,muito obrigada pelo gráfico dos coraçõeszinhos!
    Em segundo lugar, não vou falar muito, porque não creio ser necessário, mas uma coisa é certa: você é uma vencedora, está linda de cabelos grisalhos (aliás, você é linda de verdade!) e todos que lerem esse post deveriam te dar os parabéns por tudo que você passa nele: esperança, coragem, garra, força, nossa! muita coisa boa!!
    Obrigada pelos corações, obrigada por eu ter tido a oportunidade de te conhecer e obrigada por seu depoimento!
    Conte comigo, querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria, fez muito bem em colocar esse post. Vai servir de estímulo para todas que estiverem com algum tipo de problema. Você é uma vencedora, da vida. Meus parabéns de coração, nunca devemos nos entregar a nada que não queremos ou concordamos.
    Nossa, fiquei um tempo sem visitra seu blog agora tem um monte coisas pra ver, a receita da cica é imperdível, a colcha ta linda...
    Um beijão,
    Lu

    ResponderExcluir
  11. Minha querida não sei como vim ter aqui!Não sei escrever como você!!!Nem perdendo só sei que eu sou você e você sou eu...custumo dizer que nós que já sofremos as mesmas coisas parece até que eu conheço as pessoas desde sempre!Agora que vi o seu poste fiquei com muita pena de não ter feito um como o seu pena como quem diz essa palavra a mim me deixa doente!Querida eu custumo dizer aos médicos que eu não morro nem que eles me matem claro que tudo o que li no seu poste é o que as pessoas dizem para mim:))Tenho força para mim e para dar aos outros!Tenho tudo o que você diz menos a pintura do cabelo depois de nascer eu sempre pintei e vou continuar por muito mais tempo embora viva um dia de cada vez.Um beijinho grande:))

    ResponderExcluir
  12. Estou sem palavras...é lindo seu depoimento..sua força..sua garra.
    Os acontecimentos dificeis que ocorrem em nossas vidas, tem sempre um lado bom..depois que perdi minha mãe (ate então nunca havia perdido alguem muito importante), sempre penso que não podemos deixar para amanhã as coisas boas que podem ser feitas hoje.
    Fico feliz em saber que a vida é mais florida hoje pra vc e tenho certeza que nem vc mesmo sabia o quanto vc é forte.
    Parabens querida, eque Papai do Céu possa sempre estar ao teu lado, com peruca, com lencinho ou com esse cabelo lindo curtinho cuja cor faz resplandecer uma palavra:
    VITÓRIA.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. ola querida amiga Amelia,que saudades...
    a unica coisa que digo e que voce e linda de todas as formas.
    para mim e uma liçao de amor e de vida.obrigada pelo depoimento corajoso e a gentileza de alertar todas as pessoas .voce e uma grande mulher,te adoro!
    ja estou em territorio brasileiro,rsrsr... feliz e com muita vontade de comecar o contato com minhas queridas.nao vejo a hora ainda estou sem net.mas em breve ja estarei de volta.
    como sempre todos seus trabalhos sao lindos.
    beijos no coracao ate breve.
    Angela

    ResponderExcluir
  14. Olá Amélia,

    Escrevo-lhe como a filha de uma Mãe maravilhosa que também sofreu os horrores de um cancro de mama à já 5 anos.
    A tragédia chega na forma de uma palavra e abala as vidas de quem amamos, o Amor passa a ser o nosso maior tesouro e tudo é relativo, até o tempo.
    A verdadeira batalha é ganha quando se consegue ultrapassar toda a guerra de olhos abertos e de frente, com a cara levantada, com um ligeiro sorriso de vitória. Todos os dias apartir daí são vividos numa imensa gratidão, pela companhia presente, por um gesto, por um pequeno mimo e pela coragem de querer ver sempre mais além.
    Parabéns pela sua vitória!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Amélia,
    Passei para retribuir sua visita e me encantei. Me encantei com seus trabalhos, e mais ainda pela sua força e coragem.
    Tenha certeza, amiga, que essa força interior e essa vontade de viver é que fazem toda a diferença na sua saúde. Que Deus possa iluminar seus caminhos e que sua tragetória aqui na Terra possa ser muito longa e de agora em diante repleta de alegrias e realizações.
    Adorei poder te conhecer, mesmo que só virtualmente.
    Estou linkando seu Blog para vir sempre aqui.
    Beijos,
    Giovana

    ResponderExcluir
  16. Olá Maria Amélia
    Também eu fico sem palavras perante tanta coraagem e força para enfrentar o inimigo, é assim mesmo nunca baixar a guarda.
    Gostei de ler o teu testemunho pela força e coragem que transmite e pelos ensinamentos a todas nós.
    a minha querida irmã está numa luta dessas e vai buscar forças n~em sei onde
    ""Deus dá a camisa conforme o frio""
    agradeço a tua visita ao meu cantinho.
    desejo um bom fim de semana
    beijinho no teu coração
    Guida

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Através de outro blog vim parar no seu...confesso que fiquei emocionada com seu depoimento, a 2 anos perdi minha mãe ela teve cancêr de mama, qdo descobrimos já estava em estado muito avançado mas mesmo assim fez todo tratamento de rotina, tbm ficou carequinha..rs..ela usou uma peruca que confesso eu detestava..rs..mas ela estava ali do meu lado, ela era uma pessoa muito humilde e nem se dava conta de que tinha uma doença grave pq não tinha muito estudo e não sabia muito sobre a doença, eu me desesperei qdo soube e ela simplesmente riu qdo lhe dei a notícia..mas fez o tratamento, retirou a mama mas infelizmente teve metastase no aparelho digestivo o que foi pior do que na mama..não resistiu e faleceu, é díficil mas sei que esta em bom lugar junto do meu pai que tbm se foi antes dela..sinto saudades mas feliz, pior seria se ela ainda estive do meu lado sofrendo..
    Fico feliz por vc...que Deus sempre te de forças e que vc tenha esta fé que vai te curar...
    Um grande abraço
    Vânia

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Maria Amélia

    Obrigada por ter descoberto a minha açorda com coentros. Não conhecia o seu blog e já estive a vê-lo. Dou-lhe os meus parabéns pelo seu entusiasmo, perante a vida.
    Tem coisas e sugestões lindas. Condordo consigo quando percebo que quer ser optimista. Não é fácil. Eu sou muito pessimista mas tento dar a volta e umas das formas e tentar afastar influências nagativas como por exemplo pessoas que estão constantemente a falar de doenças.Fui funcionária pública 35 anos e fiquei cheia de tanto drama e tanta negatividade que se passave ao meu redor. Eu, pela minha parte tentei não incomodar os colegas com os meus problemas. Não foi fácil mas um dia atingi o limite. Fiquei farta de saber tanto ou quase tanto da vida de algumas pessoas como elas. Estive sempre pronta para ouvir mas não ouvir todos os dias os mesmos assuntos. Não sei se me fiz entender.
    No que respeita ao seu caso pessoal de ter passado por quimioterapia percebo bem porque acompanhei a minha mãe durante rês anos nesse pesadelo. A minha avó materna também faleceu de cancro na mama e eu tenho pavor dessa doença se bem que nenhuma doença é boa esta tem um significado especial para mim. Não gosto muito de falar da doença em si mas vi e aprendi muito devido à frequência que tive de fazer em hospitais e no fundo me sentir impotente para ajudar a minha mãe que enfrentou muito dessa situação sózinha em casa pois eu ainda trabalhava. Pesa-me isso na consciência mas fiz o melhor que pude. Ela nunca se queixou e foi uma doente excepcional, que raramente se lamentava e me fazia imensas tarefas em minha casa com excepção de esforços ou pesos.
    Acho importante partilhar aqui neste espaço a sua experiência porque muitas pessoas que têm a doença não têm mesmo maneira de poder expandir os seus medos e dúvidas. Por muito chegados que sejam os médicos e pessoal de enfermagem são apenas profissionais e também não se podem envolver profundamente com os doentes.
    Gostei da sua descrição, agora que está numa nova fase, daquilo porque passou.
    É bom podermos partilhar sem exageros aquilo que nos vai na alma.Desejo-lhe continuação de boas melhoras e que continuemos a ver muitas das suas excelentes fotos e trabalhos.
    Felicidades e volte sempre.
    Isabel Tiago

    ResponderExcluir
  19. Oi Maria Amélia!
    Passei procurando um modelo de capa de máquina de costura com uma maquina preta, como a tua, e... me deparei com o teu depoimento.
    Eu tive cancer no seio direito m 2005, fiz 18 aplicações de quimio, 35 de radio, e nunca tinha pensado em colocar no meu blog.
    Vou repensar, pois acho que é uma otima maneira de mostrar para o mundo que hoje o câncer tem cura.
    Meus cabelos estão uma danação... mas grisalhos (risos).
    Passe pra me visitar! O meu blog é www.dicasdepopola.blogspot.com
    Assim que terminar minha capa farei a postagem, com os devidos créditos à tua.
    Bj e boa semana!

    ResponderExcluir
  20. Maria Amélia. cheguei aqui pesquizando na net.
    Li todo este depoimento e quero salientar que não me custou nada, foi num impulso que o li e entendi.
    Também acho que não pinte o seu cabelo.
    A saúde é o nosso tesouro mais precioso e você sabe disso tanto ou mais do que eu.
    curta a sua família e as suas amizades e seja sempre feliz.
    beijinhos
    avó Guida

    ResponderExcluir
  21. Ola Maria Amelia!
    Lendo o seu depoimento me identifico um pouco com vc. Quanto ao assunto "cancer no ovario", eu tb tive problemas em achar no google. Dia 6 de agosto/09 fiz uma cirurgia q a principio era retirada de cistos nos ovarios, mas acabou por tirar tudo (ovarios, utero, fomento e ate o apêndice). Qdo o medico foi me visitar apos cirurgia disse: Deu uma neoplasia (meu mundo caiu a principio) - perguntei: terei q fazer quimioterapia? Provavelmente dissse ele... temos q esperar o resultado da biopisia.. Passei uma semana aflita (minha cabeça foi a mil). O resultado foi adenocarcinoma seroso de Ovario...Estagio IC....ufa terei qto tempo de vida perguntei ao medico.. ele disse 70%... obaaaa ja e alguma coisa!! Fui encaminhado ao Ongologista onde ficou pasmo por ser no inicio e normalmente este cancer e silencioso.. e olha q sou saudavel, sempre fiz meus preventivos... eu so tinha as benditas colicas qdo menstruava.. e o aviso final foi na minha ultima menstruação que sentir dores no baixo ventre (fiz um endovaginal com dopller - onde acusou os mesmos cistos). Realmente nao existe nenhuma literatura cientifica na internet acerca deste assunto... alias acho q a ciencia nem sabe ainda ao certo (encontrei artigos: p.ex.: pode ser pq eu tenho 50 anos, tive filha depois do 30,nunca tomei pilula, ovulei demais, talvez na perimenopausa. Fato e q farei 6 seções de quimio a cada 20 dias .. ja fiz uma e farei a proxima dia 30... Meus cabelos começaram a cair hj.. cortei mais um pouco ate ficar mais ou menos careca.. comprei uma peruca legal mas ainda nao sei usa-la... (deve ser q ainda meus cabelos, apesar de curto -- rsrsrs... )tive uns altos e baixos.. mas nada como fe em Deus e tb um remedinho pra baixar a ansiedade... qto a quimio nao sentir muitos efeitos... estou usando taxol e cispplatina... fiquei com gosto ruim....
    Bom, vou ficando por aqui.. meu e-mail e marisa_0305@hotmail.com.. se vc puder me adicionar pra gente trocar ideias seria otimo.. pq estou meio perdida...

    Bjus marisa

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Maria,
    Navegando na net cheguei ao seu blog e quero parabeniza-la. Tudo aqui é muito lindo e a gente percebe que é feito com carinho. a forma como voce escreve, suas receitas, flores, tudo é perfeito.
    Li seu depoimento e fico feliz por voce ter vencido essa dificil etapa. Se quizer e tiver tempo para mais uma amiga, será um grande prazer.
    sreginamarques@ig.com.br
    também sou de sao paulo - capital
    bjos . Fique com Deus

    ResponderExcluir
  23. olá Maria Amélia, andava a ver sites de comidas e vim dar ao teu blog por causa disso e das tuas artes em crochet :)
    Então ao ver esta parte do teu blog, resolvi felicitar-te pela tua Coragem e Vitória contra esta malvada doença. é bom saber que existe alguém que não tem medo de mostrar as várias etapas deste processo e tb de mostrar o quanto és Valente :)
    És uma GRANDE MULHER:)
    Quero convidar-te a vires participar numa comunidade onde existem várias pessoas e as suas mudanças, é uma comunidade de entre ajuda e de motivação, onde podes ajudar e falar da tua luta, mudança e forma de viver :)
    Serás muito bem-vinda, vou enviar-te o pedido através de e-mail para que assim fiques ligada a mim, para eu saber que és tu, pode ser :)
    De qualquer maneira deixo-te aqui o site http://www.powerofchange.net/ mas vou enviar-te uma mensagem atraves de lá para acederes directamente :)
    Um beijo grande
    Patrocínia Coelho

    ResponderExcluir
  24. Olá Maria Amélia...estou conhecendo seu blog e gostei muito do que vi.Que você além de mulher,mãe,vó,é guerreira.parabéns pela lição de vida.se todos tivessem essa força de viver,o mundo seria bem melhor.me interessei pelo assunto do Cancer,pois minha mãe descobriu um nódulo na mama esquerda(+/- 1cm),está fazendo vários exames e estamos todos muito apreensivos.Mas seja o que DEUS quiser,estaremos sempre com Ele e confiantes no melhor.Depois eu conto mais,fiquei seguidora do seu blog e virou meu vício,aprendo muito com suas dicas e sua Força de Viver me deu ânimo.Parabéns e muita saúde.....Com carinho,mesmo sem te conhecer pessoalmente...Maria José...♥

    ResponderExcluir
  25. Olá, seu objetivo foi alcançado. Faz um mês recebi um diagnóstico de tumor no ovário e procurando no google encontrei seu blog, ainda vou fazer a cirurgia e só após a biópsia é que vou ter o resultado de benigno ou maligno. Porém é muito bom encontrar depoimentos como o seu. Obrigada e parabéns! Fran

    ResponderExcluir
  26. OI!!QUERO DIZER EM PRIMEIRO LUGAR QUE VOCE FOI E É MUITO GUERREIRA.ESTOU PASSANDO POR SITUAÇÃO PIOR OU TÃO DIFICIL COMO A SUA.TENHO 22 ANOS E RECENTEMENTE DESCOBRI QUE ESTAVA COM CANCER DE OVARIO.FIZ DUAS CIRURGIAS.A PRIMEIRA RETIREI OS OVARIOS,UTERO,TROMPAS E APENDICE.UM MES DEPOIS MEU INTESTINO PAROU E TIVE QUE FAZER OUTRA CIRUGIA POR CONTA DISSO ESTOU USANDO UMA BOLSA DE COLOSTOMIA.OS MEDICOS DISSERAM QUE DEVO FAZER QUIMIOTERAPIA POIS O RESULTADO DA BIOPSIA FOI MALIGNO E MEU INTESTINO JA ESTA CHEIO DE TUMORES PEQUENOS.ESPERO QUE DEUS ME DE FORÇA.E ROGO AS ORAÇÕES DE TODOS.

    ResponderExcluir
  27. Oi Camilla, já vi que vc também é guerreira. Quero te falar várias coisas mas vc não deixou seu e-mail... me escreva de novo. Nem tudo está perdido amiguinha. Vamos conversar um pouco que vou te dar algumas dicas. super beijo. vc é tão jovem, tenho certeza que terá muita força, só é preciso ser otimista e fazer o tratamento. Me passe seu e-mail.

    ResponderExcluir
  28. Oi Amélia!
    Tenho uma amiga que tá com câncer de ovário e em estágio bem disseminado para o ovário direito, trompas, endometrio e... Antes de fazer a cirurgia o ca 125 estava em 989 e pós aumentou para 3260. Começou fazer a 1a quimio, teve dores, enjoos e formigamentos na semana do procedimento e depois melhorou. O cabelo estava caindo e ela resolveu passar a máquina e comprou uma linda peruca(lembrei de vc, pois eu já tinha lido seu dep),fará a 2a quimio no dia 10/8.
    Estou ajudando-a neste processo com palavras de incentivo,muito amor e levantando sua auto estima.
    Levei seus exames para minha gineco, ela falou que só um milagre de Deus.Estou ciente que é sério, confio em Deus,que tem milagres e td ocorre da forma que ele determinar.
    Achei muito legal seu depoimento e de fato vcs são guerreiras, se possível me mantenha informada para melhor ajudá-la.
    Deus abençoe!
    Grata,
    Lene(emilenebarretto@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  29. Muito forte o seu depoimento! compartilho contigo e suas leituras um site cheio de inspiração www.batalhadoras.org.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL