segunda-feira, agosto 27, 2012

TORRE DE BERINJELAS

A M O    berinjelas!!!  Alíás, amo abobrinhas, quiabo, batatas, mandioquinha, verduras, tomates e toda turminha que vem da horta, até jiló, só não sou muito fã de pimentão porque acho que ele rouba a cena e só dá ele, mas em alguns pratos reconheço que ele é essencial. Mas essa receita é especial e eu fui criando por tentativa e erro, a partir de outras que via por aí. 
É um prato bem leve e pode ser servido como entrada, mas quando faço, como só isso de tanto que gosto. (como umas 5! ui)

Gente, usei uma panela elétrica para fazer o prato, daquelas quadradas que a gente vê em propagandas nos programas de TV.  Juro que eu tinha o maior preconceito com esse eletrodoméstico, logo eu que sempre me cerquei de todo tipo de parafernália que pudesse ajudar no trabalho doméstico (explico: nunca tive empregada doméstica na vida). Me surpreendi com a tal panela e já fiz moqueca, fritei muitos bifes ao mesmo tempo, fiz sobrecoxa de frango e agora a berinjela. Tudo sem sujar um monte de coisas. Graças a sogra da minha filha Lu que deu uma de presente para ela e aí pude ver ao vivo a utilidade da dita cuja. Acho que a marca não importa pois são todas muito parecidas e a minha, a da Lu e a da Ju são de marcas diferentes, preços similares e funcionamento aparentemente igual.

Bom, fiz a propaganda gratuita porque achei útil mesmo e como tem um montão de gente que não tem empregada, ou tem e gosta de praticidade ou de uma comidinha mais saudável...mas vamos ao que interessa: a receita!

Comece cortando fatias de aproximadamente 1cm da berinjela com casca e grelhe no azeite. Eu usei 2 berinjelas médias. Após grelhar dos 2 lados passe-as para um prato e reserve. Nesse momento já forme pares com as fatias de tamanhos semelhantes para facilitar na montagem das torres.
 Fatie tomates que tenham o diâmetro parecido com o das berinjelas. Colha um galhinho de manjericão daquele seu vasinho fofo (ainda não tem? corre comprar uma mudinha e coloca na janela da cozinha, na lavanderia, no jardim ou no quintal, é fácil de cuidar e garante o frescor e o sabor de um temperinho colhido na hora).
 Voce vai precisar de queijo tipo Cottage ou fatias de mussarela de búfala. Dessa vez eu usei Cottage e achei mais gostoso.
 Prepare os discos de carne moída misturando um pouco de carne (aprox.200g), 1 ovo pequeno, salsinha, cebola picadinha, aveia (aprox.2 colheres de sopa), sal e pimenta do reino.
Acrescente aprox. 1/4 de xícara de farinha de rosca. Eu esmigalhei 5 fatias de pão francês que havia torrado ontem à noite. O ponto certo é que fique uma massa de carne consistente o suficiente para formar o disco mas que não fique dura a ponto de perder toda a umidade. 
 Faça bolinhas pequenas que resultem em discos finos com o diâmetro aproximado das fatias de berinjela. Eu gosto de fazer todas as bolinhas antes para ter uniformidade no tamanho dos discos.
Faço o primeiro disco do tamanho que eu quero e aí faço uma bolinha com ele, que servirá de parâmetro para as demais.
 Achate as bolinhas na palma da mão e grelhe rapidamente dos 2 lados  (para não ficarem muito passadas).
 Agora a montagem.

 Agora volte as torres para a panela ou frigideira tampada e deixe por uns 10 minutos em temperatura média para não queimar embaixo. Vocês notaram que até este momento já usei 3 vezes a mesma panela nesta receita e não foi preciso lavá-la? É só não deixar nada queimar, é claro.
 Agora a parte chata, prove a delícia.
 Não vai sobrar nem a folhinha do manjericão.

9 comentários:

  1. Vou ter que escrever a receita e seguir porque vendo o seu tutorial somente tinha olhos para o prato. Amei.

    ResponderExcluir
  2. Mas isso ta com uma cara muito boa mesmo, sem contar o glamour do prato pronto né??
    Legal saber sobre a panela, é bom quando alguem tem e diz se presta ou não, brigada por compartilhar.
    Um beijo querida e inté.

    http://blogdagullo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também adoro berinjela!
    Gosto de fazer uma torre menor, sem a carne. rs....
    Adorei os tingimentos.
    Deixei um selinho para você no blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. hummmmmmmmmmmmmmmmm ,tb uero ,vou tentar em casa ,to aqui com agua na boca rs
    Lucélia Silva
    http://lusilvaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hummm
    parece uma deliciaaa
    e as fotos ficaram lindas mamélia, aquela com a farinha em movimento nta digna de premio de fotografia!!!!
    parabens

    desculpa minha ausência aqui comentando...
    ta muita correria lá na loja e tudo!

    saudade
    bjobjooo

    ResponderExcluir
  6. Tb acho bem prática essa panela. To as voltas pra testar fazer lasanha na minha...rs

    Tb sou mega fã de berinjela, muito mesmo.

    Gosto de fazer assim nessa panela em rodelas de 1cm, e depois regadas com shoyo e alho refogado no azeite, é mega simples e muito saboroso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Mamélia,
    se tem uma coisa que gosto muito é berinjela, de todas a maneiras.
    aqui faço muito lazanha de berinjelas, é um prato que tem aceitação geral.
    E essa torre de berinjela parece muiiiittoooo apetitosa. Lógico que pegarei a receita.E ela no prato ficou um chiquê só. Gostei!
    bjão e um ótimo dia
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Uau! isso está irresistível! Faço uma parecida, com abobrinha e beringela, mas nunca tinha pensado em colocar os hamburguinhos no meio...
    Vou tentar!
    Bom domingo!
    BJô

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL