domingo, julho 08, 2012

SEM TRIGO - TORTA DE LIQUIDIFICADOR


Oi pessoal, hoje estou inaugurando uma nova tag aqui no blog, que batizei de SEM TRIGO. A partir de agora testarei algumas receitas sem esse ingrediente tão utilizado no mundo e principalmente na cozinha ocidental (e que eu gosto tanto...). Acontece que eu decidi atender a uma antiga recomendação médica e há 10 dias iniciei uma dieta sem glúten (proteína presente no trigo, aveia, cevada e centeio). Estou me sentindo bem melhor mas ainda não sei se aguentarei mais de 1 mês. Este foi o prazo mínimo que eu me dei.

A intenção é trocar experiências gastronômicas com outras pessoas que tenham intolerância ao glúten e a primeira receita que quero compartilhar é a de torta de liquidificador. Gostei muito da receita e realmente não perde em nada para a torta tradicional que leva trigo.

A receita foi baseada na original (AQUI) do blog Josi não contém glúten e fiz apenas algumas alterações (na quantidade de leite, recheio e não usei o tal CMC). Ficou ótima.
Eu fiz assim:

TORTA DE LIQUIDIFICADOR (SEM TRIGO)

INGREDIENTES:
2 xícaras de farinha sem glúten*
2 ovos;
1 xícara de queijo ralado (meia cura)**;
1 1/2 xícara de leite;
1/3 de xícara de óleo;
1 pitada de sal; (se o queijo não for muito salgado)
1 colher (sopa) de fermento químico;

RECHEIO
1 tomate finamente fatiado;
8 fatias de peito de perú; **
8 fatias de queijo;  **
azeitona e cebola fatiada (opcionais); 

orégano para polvilhar.

* Se não encontrar a farinha pronta faça em casa e guarde em um pote para uso futuro: misture 2 xícaras de farinha de arroz, 2/3 de xícara de fécula de batata e 1/3 de xícara de polvilho doce (Estes ingredientes são facilmente encontrados em supermercados)

** leia as embalagens desses produtos para se certificar de que não contém glúten (essa informação é obrigatória em todos os rótulos).

MODO  DE PREPARO:
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. A massa deve ficar um pouco mais grossa que a de panquecas, se for necessário acrescente um pouco mais de leite.Coloque metade da massa em uma forma untada e enfarinhada (com a farinha sem glúten), coloque o recheio, cubra com o restante da massa e polvilhe orégano.
Leve para assar em forno pré-aquecido até ficar dourada e firme.



A torta ficou ainda mais gostosa no dia seguinte e a minha próxima tentativa será fazer um pão com essa massa.  É que até agora não gostei muito de nenhum dos pães que eu comprei e essa massa parece que vai dar um bem razoável. Se der certo eu mostro aqui. 

OBS. Gente, como não sou doida nem irresponsável, quero deixar claro que embora a fonte destas receitas que estou testando sejam blogs de portadores de doença celíaca ou sites especializados, eu NÃO estou indicando a receita para celíacos, pois não sou nutricionista e tampouco especialista no assunto. 

bjs a todos e se alguém tiver uma receitinha delícia sem glúten me avise (please...).

2 comentários:

  1. Que delicia!
    Amo estas receitinhas saudaveis.
    Sim ainda to trabalhando no vestido, a gola dele e colarinho, vou mante-la mas precisa ser maior.
    preciso termina-lo.
    Bjs....

    ResponderExcluir
  2. Adorei o novo TAg, hehehe adoro comidinhas! :)

    beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL