segunda-feira, julho 09, 2012

FALHOU!!!! A BOLACHA CHAMPANHE (sem trigo) QUE NÃO DEU CERTO (ou deu!?!!)


Nos primeiros dias da minha dieta sem trigo, fui a uma loja especializada em alimentos para dietas restritivas (sem glúten, sem açúcar, sem lactose...) para ver o que tinha disponível e constatei que tem pouca coisa e - pior - as coisas são caríssimas. Para vocês terem uma idéia, um pão de forma borrachudo, que nem chega perto dos pães normais que conhecemos, sai por 12,80; um macarrão instantâneo tipo miojo (arghh) por 4,50. Já no caixa para pagar as coisas que comprei, vi uma caixinha com bolacha champanhe. Eu adoro esse tipo de bolacha mas o preço era alto, quase 13,00 por uma caixinha com 8 biscoitos. Quase não levei mas o meu medo de ficar sem coisas feitas com farinha, ainda que não a de trigo, era tão grande que decidi levar a guloseima para casa. O biscoito era delicioso e não demorou a acabar. Empolgada com a semelhança dele com o biscoito normal (visual e de sabor), resolvi procurar uma receita sem glúten e encontrei AQUI no blog Delishville.
Mas como vocês poderão ver a seguir, não deu muito certo. Ainda vou tentar de novo pois acho que errei no modo de fazer mas mesmo assim vou mostrar o que aconteceu porque no final dei um jeito dela fazer parte da sobremesa. O resultado não ficou assim bonito, mas o sabor ficou muito bom.

Eu forrei a forma com papel manteiga e untei, coloquei a massa no saco de confeitar e coloquei sobre o papel, já de cara achei que ficou muito mole. Polvilhei açúcar cristal e coloquei no forno. Deu para notar que não tenho o menor jeito com o saco de confeitar? kkk
 Acho que meu primeiro erro foi polvilhar o açúcar sobre todas as bolachas de uma vez, o que fez com que o açúcar também caísse no papel. Com a alta temperatura ele queimou rapidamente.
 Resultado da primeira assadeira: biscoitos finos demais e queimados. Ponto positivo para o papel manteiga que foi essencial para que as bolachas saíssem inteiras.
 Na segunda fornada as coisas começaram a melhorar mas a massa muito mole se espalhou  bastante
 O que deixou os biscoitos em um ponto razoável mas finos demais
 Ponto negativo para a assadeira untada apenas com óleo. Acreditem, meu papel manteiga acabou no meio da receita e como nunca uso esse papel (acho que esse rolo deve ter uma dezena de anos) eu não tinha notado que estava no final. Os biscoitos se grudaram na assadeira e apenas uns 4 saíram quase inteiros. Estes eu não polvilhei com açúcar cristal. 
 Desanimada com os resultados obtidos resolvi colocar toda a massa restante em uma assadeira untada e polvilhada com farinha sem glúten. A essa altura eu já estava achando que paguei barato pelos biscoitinhos lá na loja. rs
Coloquei uma forma alta de vidro sob a forma de alumínio para não tostar muito embaixo da massa. O resultado foi bem satisfatório pois o biscoito saiu direitinho só que a consistência ficou entre a do biscoito e de um bolo firme.
 Como o sabor da massa era muito bom, resolvi aproveitá-la em uma sobremesa com morangos. Piquei o biscoito da terceira fornada
 Juntei os esfarelados da segunda
 Morangos picados
 Suspiros esmigalhados e 1 lata de creme de leite com soro e um pouco de açúcar. 
Ok pessoal, sei que visualmente não ficou bonito, mas o resultado foi algo entre um merengue de morangos e um pavê com bolacha champanhe. Foi servido no almoço de hoje (feriado aqui no estado de SP) e a essa altura não tem mais. Nem pra remédio, como costumamos dizer por aqui. rs

Mas não vou desistir não. Acho que tenho que colocar um pouco mais de farinha ou acrescentar as claras em neve só no final da receita, como fazemos normalmente para massas de bolo. 

Alguém aí sabe qual o segredo desses biscoitinhos? Mesmo que seja dos feitos com trigo.

Com o preço alto e a dificuldade de encontrar produtos industrializados sem glúten acho que vou ter que aprender na marra rs.

bjs a todos e ótima semana.

4 comentários:

  1. O seu jogo está empatado: acertou na torta e errou nas bolachas. Fiquei pensando no que eu teria que tirar da minha dieta se eu tivesse que evitar o glúten. Polvilho de mandioca tem glúten??? Dá para fazer muita coisa com ele.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Mamélia!
    Sou sua seguidora faz um tempinho, mas a partir de agora vou grudar em vc....kkk
    Faz alguns meses que meu médico identificou em mim, uma doença nos intestinos - Disbiose Intestinal, e desde então, me proibiu o glutém e o leite, o que me deixou perdida...afinal.....em tudo, na nossa culinária, colocamos esses ingredientes... Já enjoei do biscoito de polvilho e do bolo de fubá, mas agora, descobrindo que muita gente tá se cuidando, vou aderir melhor à idéia.
    Começarei a me dedicar melhor à minha saúde, e amigas como vc me incentivam nesse cuidado.
    Obrigada pela iniciativa, e tamo juntas.
    Bjs da Lu

    ResponderExcluir
  3. Mamélia,
    Que experiência hein!! A vida fica tão triste sem farinha de trigo né... mas com certeza você vai driblar com sua criatividade e muitas ( deliciosas ) experiências vão rolar.
    Adoro esse seu jeito de compartilhar , seus erros e acertos, como todo ser humano tem que admitir ,hehe!!bom final de semana! beijos,

    ResponderExcluir
  4. As primeiras bolachinhas fazem lembrar estas http://docestemperos.blogspot.pt/2008/04/linguas-de-veado.html, que se comem à mão cheia cá por casa!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL