terça-feira, julho 31, 2012

BROWNIE DE CHOCOLATE


Esse foi meu primeiro brownie. No sábado resolvi me apoderar do controle remoto para zapear pelos canais de TV e fui parar no programa da Nigella. Ela faria, dentre as comidas do dia, uma receita de brownie. Pelo que entendi era uma versão rápida do tradicional. Gosto muito das receitas da Nigella e daquele jeito despachado que ela tem de cozinhar. Gosto também da generosidade que ela tem ao usar os temperos e daquele jeito nada diet.

Foi bem fácil de preparar e o único problema é que deixei o bolo no forno além do tempo. Como o palito saiu bem molhado do centro da massa, eu resolvi deixar mais 5 minutinhos e obviamente fui fazer outra coisa e quando voltei tinha passado mais de 10 (errrr). Não queimou mas achei que poderia ter ficado mais úmido. Acho que no caso do brownie o teste do palitinho não funciona. O sabor ficou ótimo e meu marido adorou desse jeito mas da próxima vez eu deixarei apenas 20 minutos.

A receita que usei foi esta que anotei enquanto ela fazia e passava as medidas:

Brownie para o dia a dia  (Nigella):

150g de manteiga sem sal
300g de açúcar mascavo
75g de cacau em pó (usei chocolate dos frades que é 50% cacau e não é muito doce)
150g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato
4 ovos
170 g de chocolate ao leite picado

Modo de fazer:
Em uma panela média leve ao fogo a manteiga picada e quando começar a derreter acrescente o açúcar mascavo e cacau em pó. Mexa bem (e rapidamente para não esquentar demais) até formar uma mistura homogênea e desligue o fogo. Acrescente a farinha e o bicarbonato e mexa novamente. Acrescente os ovos (batidos previamente com um batedor ou garfo) e incorpore bem à mistura. Bata um pouco com o batedor até a massa ficar sem grumos e junte os pedacinhos de chocolate.
Leve para assar em forma de aproximadamente 30 x 20 cm. A forma deve estar untada e forrada com papel manteiga para facilitar na hora de retirar. A massa não cresce muito.
Asse por aproximadamente 20 minutos a 190°

Obs. Eu acrescentei amêndoas sobre a massa antes de levar ao forno. Como a massa é densa elas não afundam e fica bem bonito.

Outro dia fui almoçar na casa da minhas filha e improvisei uma sobremesa para levar. Comprei um brownie congelado para servir quente com sorvete de creme. Ficaram ótimos só que pelo preço que paguei daria para fazer uns 4 desse aqui. 

8 comentários:

  1. HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!! E3SSA PRECISO COPIAR E FAZER TA LINDISSIMA
    BEIJO

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Mamélia,
    Hummm...parece muito bom.
    Aqui em casa às vezes aos domingos, optamos por uma sobremesa rápida, aí compramos brownie de caixinha mesmo e sorvete, fica delicioso.Lógico que o feito em casa e ainda mais receita da Nigela deve ficar muiiiitooo melhor.
    bjão e uma ótima quarta.
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia de receita para os dias frios de inverno, para tomar com um chá ou café... Nigella é uma das minhas preferidas, adoro quando ela vai beliscar de noite na geladeira, hehe!!
    obrigada pela receita, vou tentar fazer e não esquecer que o teste do palitinho não vale, valeu a dica!
    beijos e uma boa 5a feira!

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu estava louca atras dessa receita. Não tem no site do programa. Assisti um dia ela fazendo, mas não anotei porque achava que ia encontrar no site. Vou fazer hj mesmo. Se ficar como apareceu na TV vai ser show!

    ResponderExcluir
  5. eu amo sua receita! já vim aqui umas 3 vezes buscar para fazer em casa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo sua receita. Já vim aqui umas 3 vezes para pegá-la e fazer em casa. Parabéns

    ResponderExcluir
  7. o bicarbonado eu posso trocar por fermento?
    Obrigado..

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL