domingo, julho 22, 2012

SAGU COM VINHO

Primeiro eu tenho que confessar uma coisa, não aguentei ficar sem consumir trigo até o dia 28/07 como havia planejado, sucumbi bem antes disso, mas ainda não parti totalmente pro abraço ao glúten e resolvi fazer uma receitinha simples e para lá de antiga.

Sagu nunca foi uma sobremesa muito atraente para mim, mas minha mãe adorava. Depois de muitos anos sem provar as lindas bolinhas eu já nem me lembrava muito bem do sabor e resolvi tentar de novo. Sabe que ficou bom?  É refrescante por ser geladinho, não é muito doce e o melhor: não pesa no estômago. Além de tudo tem aspecto e textura interessantes por conta das bolinhas.

Na minha busca pela receita acabei descobrindo que o sagu tem quase "1001" utilidades. Alguns usam as bolinhas cruas para fazer sachês perfumados para armários e gavetas, outros usam para fazer caviar fake, super decorativo. Como ainda tenho muito sagu em casa quero testar o falso caviar em canapés.

Mas a receita agora é do SAGU COM VINHO:

 2/3 xícara (chá) de sagu
 4 xícaras (chá) de água
 2 xícaras (chá) de vinho tinto seco
 3/4 xícara (chá) de áçúcar
1 casca de canela (não usei porque não tinha)
  cravo-da-índia (usei 6)

Modo de  fazer:
Em uma vasilha, misture o vinho com a água. Adicione o sagu, mexa e deixe de molho por uma hora. Despeje o conteúdo em uma panela, junte os demais ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 40 min. ou até que o sagu fique translúcido. Deixe amornar e coloque em taças ou em uma compoteira e leve à geladeira.

O sagu é feito de mandioca e não contém glúten. Para quem não conhece o sagu cru, segue uma foto. Ele é branquinho, desconsiderem a parte avermelhada pois eu já tinha começado a adicionar o vinho quando pensei em fotografar.

6 comentários:

  1. Isso é a cara da minha infância. Era meio vinho e meio leite. Aqui acho que não tem, já tem algumas décadas que não vejo. Vou procurar porque deu curiosidade. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post, lembrei da minha infância minha mãe tb adora fazer sagu rss. bjos pra ti

    ResponderExcluir
  3. Sabe é como a vida do interior pode ser limitada por falta de bons fornecedores e há muitos anos atrás quando a minha mãe encontrou sagu no supermercado quis repetir a "delícia de sobremesa que sua mãe fazia. Foi um desastre e ficou horrível. Anos mais tarde, já adulta, em uma viagem ao RS comi novamente esta sobremesa e entendi qual era a verdadeira lembrança gastronômica da minha mãe pois o doce é realmente delicioso

    ResponderExcluir
  4. eu adorava sagu quando criança,mas ja faz muuuitos anos que não como...adorei a receita, vou fazer qq dia...bjos

    ResponderExcluir
  5. Delícia, uma das minhas sobremesas preferidas! A aparência está perfeita! Beijos ♥

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL