sábado, julho 21, 2012

O DIVÃ, O MURO DAS LAMENTAÇÕES OU APENAS A VIDA COMO, ÀS VEZES, ELA É?



Tomografia, eletroneuromiografia, ecografia, radiografia, endoscopia, colonoscopia, cintilografia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiografia (acho que vou convidar Arnaldo Antunes para uma parceria, na versão exames, daquela música com nomes de doença), e ainda tem doppler, eletrocardiograma, ressonância magnética, páginas e páginas de exames de sangue e tantos outros que já fiz e não me lembro mais dos nomes esquisitos, km e km de papel.

Depois de 5 anos acho que cansei de tanto fazer exames, nem posso ver agulhas ou alguém vestido de branco (nada pessoal), mas é que to com overdose de exames e consultas. Tanto estou que normalmente entre a consulta e o retorno, espaço de tempo em que faço todos os exames, costumava demorar 1 mês ou no máximo 2. Dessa vez lá se vão 3 meses e só termino os exames na primeira semana de agosto e até o retorno vai chegar nos 4.

E pior do que autorizar, agendar, se preparar e fazer os exames é ver os resultados. Depois de tantos exames anda faltando coragem, ou é medo de morrer na praia. Dessa vez vou levar todos lacrados para a médica e acho que ela nem vai acreditar. Hoje em dia deve ser raro alguém que não abra os exames e corra procurar aqueles nomes estranhos no Dr Google, mesmo que depois fique sofrendo até o bendito dia da consulta em que você descobre que aquilo isoladamente não queria dizer nada. (Eu já passei dessa fase de me consultar pela internet).

A causa dessa fobia em alguém que já teve câncer é que o resultado dos exames é uma loteria e qualquer dor de estômago, de barriga, de garganta passa a ser altamente suspeita pra gente e de uma simples e praticamente inofensiva borboletinha (esse foi o ser mais inofensivo que consegui imaginar, exceto pelos ovinhos em nossos pés de couve) passamos a enxergar um monstro cheio de olhos e cabeças com bocas enormes soltando labaredas (talvez tenha exagerado um pouco na descrição do monstro rs). Pode parecer bobagem para quem está de fora, mas na prática é mais ou menos assim que acontece e no final, se sua endoscopia resultar em uma gastrite, certamente você saíra feliz da vida do consultório. Uma pequena mudança nos valores, eu diria. rs

Mas no embalo dessas coisas que a gente não gosta de fazer, acabei me lembrando que, enquanto criança, eu detestava ir ao dentista e me confessar com o padre (também não gostava de tomar banho no inverno, mas eu tinha meus motivos e um dia eu ainda falo sobre isso).

Ao dentista continuo indo e já não acho horrível. Meu dentista é super bem humorado, gente do bem que se tornou amigo de toda família e nos recebe com beijinhos, abraços e sorrisos. Sempre ouvindo música e cantando em inglês durante o tratamento. Falante e rápido, eficiente e pontual, ele e a irmã secretária até parecem ser da nossa família.

Quem sabe se o padre fosse assim, como meu dentista, eu ainda me confessasse, mas já me tornei uma pecadora contumaz (e quiçá sem perdão!?!?) desde que saí debaixo das asas dos pais, que praticamente nos obrigavam, a mim e aos meus irmãos, a cumprirmos os rituais religiosos dos quais confesso (ops!) nunca gostei. Meus pecados eram sempre os mesmos: desobedeci minha mãe, briguei com meus irmãos, fiquei de mal com as amigas, contei uma mentirinha...(hummmm, acho que eu era uma danadinha pecadora).

Creio que hoje meus pecados, embora tenham mudado desde aquela época, não sejam assim tão graves a ponto de me mandarem para o inferno. No máximo devo pegar um "purgatóriozinho".

Mas eis que meu humor já dá sinais de melhora, posto que escrevo este post, e bem feito para mim que enrolei tanto para fazer o que seria bem mais rápido, e assim prolonguei desnecessariamente meu inferno astral.

Ah, antes que eu me esqueça, continuo tomando banho no inverno e em todas as outras estações do ano e aquela fase rebelde e teimosa da infância já vai longe rsrs. E o sol segue nascendo todos os dias, ainda que por de trás das nuvens, e as flores continuam se abrindo independente de eu estar bem humorada (ou não) .



E alguém aí tem dúvidas de que nossos problemas são pequenos diante desse mundão?


bjs a todos e um ótimo final de semana.

12 comentários:

  1. Temos e precisamos sempre seguir em frente com bom humor ou nao.

    A vida têm surpresas e precisamos passar por elas(sendo boas ou nao)

    Fé em Deus e vamos em frente!


    aproveite este ensolado fim de semana!!


    saúde e paz

    #belas fotos!! \0/

    Bj no coração


    Ro

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Amélia, lendo agora o que você escreveu eu entendo perfeitamente. Minha irmã passou dez dias aqui, foi embora ontem a noite. Era sonho dela conhecer o nordeste, nunca antes teve oportunidade ou não veio simplesmente porque oportunidade a gente cria e ela não criou. Agora foi operada e ficou cega. Ainda está fazendo quimioterapia e a menos de trinta dias passou duas semanas na UTI, recebeu sangue e plaquetas. Mas ela veio e foi a todas as praias que pôde, praias estas que eu vejo daqui da janela e é o mais próximo que chego nos últimos dez anos porque não gosto de vento, não gosto de sol, não gosto de maresia. Foi a dois mercados de artesanato, mesmo sem ver, fez questão de ir aos dois maiores, com o entusiasmo de quem estava realizando um sonho. Lugares que eu a muito não ia, só fui porque sabia que ela queria ir, e isso me fez pensar que cada dia tem que ser vivido independente do quanto se acha que vai viver, aproveitar cada sol que nasce, mesmo que atrás das nuvens.É lendo relatos como o teu, é vendo exemplos proximos de mim que resolvi mudar de vida, repensar tudo. Obrigado pela ajuda. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  3. Por postagens como a sua, por depoimentos como o de Joana, ainda acredito na Net.
    Obrigada por texto tão lindo e necessário.Receba meus cumprimentos e grande admiração.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  4. Amélia, (gosto muito do seu nome pq me lembra minha primeira professora, muito bonita por sinal). Então, eu tb passei por essa experiência com um cancer de mama, foi dificil não posso negar, mas enfim vencido e superado, fica sim esse "medo" essa "preguiça" de ir ao médico, fazer exames, as vezes me pergunto e se tiver q/ enfrentar tudo de novo, será q/ terei forças??? Já faz sete anos q/ procuro viver desfrutando o dia de hoje, familia, cachorro, plantinhas, sol, chuva, amigos reais e virtuais, enfim buscando uma vida o mais descomplicada possível. Obrigada por poder compartilhar esse momento com você.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. OI, MARIA AMÉLIA! Estava passeando pelo google, em busca de inspiração para o que fazer, com um bordadinho que estou terminando... almofada?? Quadrinho? Viajei muito e encontrei seu blog! Adorei seu texto de hoje, vi que vc busca melhorar e melhorar, embora as contradições da vida! Já sou sua seguidora! Vi muita coisa boa por aqui, até uma bolachinha que não deu (ou deu) certo!!! Seu blog tem muita vida, é um blog de gente de verdade, como todos nós!!!!

    Vou voltar aqui!!!

    bjs por melhoras!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Amélia, penso igual a voce com relação à confissão e aos pecados.
    Achava cansativo demais ficar alí descrevendo sempre os mesmos pecados ao padre que também (penso eu) já não aguentava mais escutar.
    Não vou mais e sinto-me muit bem.
    Entendo também seu pavor diante dos inúmeros exames e seus resultados, pois acompanhei familiares doentes e sei da agonia da espera.
    Tive uma amostra grátis quando fiz exames de um nódulo na mama. Era benigno, mas até chegar o exame quase enfartei, e sim, eu abro todos os meus exames antes do médico rsrsrs
    Adorei sua postagem, franca e divertida.
    Boas energias para voce, boa sorte e meu mais sincero desejo de que tudo esteja bem (vai estar!).
    Beijos e um lindo domingo!

    ResponderExcluir
  7. minha querida seus receios em fazer exames é natural, é um saco fazer e depois tensão a espera dos resultados, não é??
    Me diverti com seu post...
    bjo e forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. sempre venho aqui pegar umas receitinhas pra agradar minha mae qdo vem me visitar... mas nunca disse, eu acho, o quanto gosto daqui... bjaooo e continue assim, prática, filosófica e criativa... bjaooo

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Mamélia,
    Eu acho que é simplesmente vida.
    Que levante a mão quem não tem problemas e dificuldades. Essa é a verdadeira vida. Uns sofrendo mais outros menos mas todo mundo dentro da roda viva da sobrevivência.
    O segredo e a maior dificuldade é saber enfrentar os sofrimentos para que eles não causem danos maiores.
    Enfrentar doenças não é fácil por
    isso nossa cabeça tem que trabalhar ao nosso favor, encarando com pensamentos positivos e muita esperança e fé.
    A oração é um grande alivio nos dias de escuridão.
    Bem, creio que você já sabe tudo isso, te vejo como uma pessoa forte e bem positiva.
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Olá, Maria Amélia!
    Também tenho vindo sempre aqui. Adoro seu blog.
    Como ele é um pouquinho de você, certamente você é uma querida para mim!
    Que a cura seja profunda e para sempre, que o humor seja como o sol da manhã em nossa garganta e que a vida seja colorida como a árvore na frente da casa. Maravilhosa!
    grande abraço e beijo

    ResponderExcluir
  11. Ô, minha querida, não sabia desse episódio da tua caminhada, e te admiro mais ainda agora. Só agora também compreendo de onde vem esse olhar apurado sobre a beleza da vida. É o saldo positivo das vivências dolorosas, né? Infelizmente, não para todos. Que o universo te presenteie com os melhores resultados, sempre. Beijo grande!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL