quarta-feira, julho 25, 2012

A LÓGICA DAS CRIANÇAS


Desde sempre eu convivo com crianças, sou a filha mais velha. Sempre gostei delas e acho que herdei isso de mamãe, que teve 7 filhos e amava de verdade todos eles. Não consigo ter lembranças dela gritando com a gente ou sendo ausente. Assim também foi com minhas filhas que ficaram com ela, enquanto eu trabalhava, até que a mais velha completasse 12 e a mais nova 9. Acho que também herdei dela essa vontade de "prosear e de contar causos". Ela era ótima nessas coisas e nos divertíamos muito com suas histórias e estórias.

Mas não posso me alongar demais, porque o dia está cheio de compromissos e o que me trouxe hoje foram as lembranças das "pérolas" que as crianças soltam durante os primeiros anos de vida ou aprendizado e que quero deixar registradas antes que fujam totalmente da minha memória.

Teimosia é característica desses pequenos seres e me lembro bem que a Mô, minha irmã 10 anos mais nova, sempre exigia que a mamadeira fosse preparada com leite por cima e nescau por baixo. Se a exigência não fosse cumprida não havia quem a fizesse mamar e ela sabia muito bem como nos fazer correr para cozinha, esvaziar a mamadeira e fazer novamente na ordem correta. Vai entender, acho que nesse caso a ordem dos fatores deveria alterar demais o produto, no caso o "mamá".

Descompromisso com a lógica é outra característica. A Cris, irmã caçula, aprendeu a escrever antes de entender o sentido do que escrevia e de posse de um giz saia pela casa escrevendo "não pise" (com o "S" ao contrário) em todos os muros e paredes, embaixo da mesa e em tantos outros lugares que corriam um risco imenso de serem pisados.

Tudo é possível é um pensamento comum aos pequenos. Eu tenho 3 irmãos (mais meu pai) muito habilidosos em serviços que envolvam consertos de todo tipo em uma casa (notaram que não incluí meu marido? rs). Qualquer problema lá vem eles com martelos, chaves, alicates e toda a caixa de ferramentas para resolverem tudo em um piscar de olhos. Minhas filhas, que sempre presenciaram as ações de "faz tudo", eram bem pequenas quando um dia brincando com um livro, sem querer rasgaram uma folha e vendo meu irmão mais novo com a caixa de ferramentas aberta, uma delas correu pegar o martelo e pedir para ele consertar.

Será que isso só serve para aquilo ou tem outras utilidades? Minha sobrinha Ananda vinha sempre passar as férias aqui na cidade e gostava de dormir na minha casa. Certa vez ela estava comigo na sala de espera da coordenação do colégio das minhas filhas, onde tinha um aquário muito grande do qual ela não tirava os olhos. Depois de muito contemplar os peixinhos ela veio me perguntar se o peixe estava com febre. Intrigada com a pergunta inusitada eu falei que provavelmente não, mas porque ela estaria com essa dúvida? Imediatamente ela me levou até o aquário e mostrou o termômetro instalado lá dentro.

Enriquecendo a língua portuguesa. A Gi anda falando mais que a boca e daquele jeitinho fofo e enrolado ainda trocando letras, ela fala de tudo. Deixou as fraldas há algum tempo e pede, às vezes meio em cima da hora, toda vez que quer ir ao banheiro. Ontem à noite ela ficou em casa enquanto minha filha e meu genro saíram e estávamos esparramadas no sofá quando de repente ela disse: "xixi fofó". Partimos em retirada para o banheiro e sentadinha no vaso e conversando muito, como sempre, fez o xixi e de repente um silêncio (e um "ploft" vindo do vaso) ao que ela rindo muito me disse: "coquei" fofó.

E vocês, tem "causos" engraçados que gostariam de contar aqui? Vamos lá, adoro saber dessas coisas.

bjs a todos


5 comentários:

  1. Lindo de mais você deixar registrado estas historias. Antigamente, na revista Manchete, tinha uma página e se não me falha a memória, chamava-se "Criança diz cada uma..."

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga tenho um filho de 10 anos e outro de 1 ano e 11 meses cada um diferente do outro,personalidade, atitudes e por aí vai.... mas o meu filho mais velho quando tinha mais ou menos uns 4 anos viu na rua pela primeira vez um anão e na mesmo hora perguntou para o moço aonde estava os 7 anões e a branca de neve , nossa fiquei com medo da reação do senhor mas pra minha surpresa foi a melhor possível e entrou na brincadeira da imaginação da criança rsrs ainda bem né rsrsrs
    bjs vanessa

    ResponderExcluir
  3. Áh, como são boas essas lembranças...Infelizmente minha mãe não é de muita conversa, nem gosta de contar "causos", mas minha avó paterna e minha sogra sim! Como é bom, quando posso estar com elas! Lendo seu post, lembrei-me que minha irmã, 6 anos mais nova que eu, exigia que a mamadeira deveria ser:" Bem quentinha e com bastante " Toddy"" rsrsrs, ri, sosinha agora com essa lembrança! E meu caçula de três anos , faz questão que seus talheres sejam novísssimos, sem nenhuma marquinha de Queimado, ou derretido! Bjos e abraços amiga!

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria sempre que posso faço uma visitinha, nem sempre deixo registrada mas quase toda semana eu passo por aki, adoro suas postagens.
    Bom eu tenho muitas histórias dos meu irmãos umas delas foi quando o meu irmção caçula na época com dois anos adorava tomar banho e pentear o cabelo com gel pra fazer um topete pro lado, certo dia o mocinho caí e se ralou todo em vez de chorar ele olhou pra minha e perguntou "esbagulhei" o meu cabelo? eu disse não, daí ele suspirou..e chorou! Tenho tantas outras qnem cabem num comentário.
    té mais.

    ResponderExcluir
  5. Oi, nunca comento aqui, não sei onde devo escrever. Será que é aqui? Tenho seu blog mo meu reader,e gosto muito dele. hehehe, as criançãs saem com cada uma! Quando eu morava em Fortaleza, tinha três meninos ( ainda os tenho, só que agora eles tem mais de 30 rs) mas na época tinham 4,6,8 anos.Todo dia era uma novela pra tomarem o banho. Então, pra não ter confusão,expliquei que os últimos seriam os primeiros e assim foi. Todos contentes ninguém deixava de ganhar, mas, um dia entra o pequenino chorando e reclamando que ele foi o último a passar pelo portão da rua e não iria fecha-lo porque ele era o último, e, como os últimos seriam os primeiro....os primeiros não fecham, lá fui eu e encostei o portão. Ah, ando "roubando" coisas suas e levando pro Pinterest.Bjo

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL