segunda-feira, julho 23, 2012

CAVIAR DE TAPIOCA, CAVIAR VEGETARIANO, CAVIAR FAKE, FALSO CAVIAR

Provei caviar 2 vezes na vida. (senta que lá vem a história...ando com vontade de prosear)

Eu devia ter uns 10 anos e tinha uma amiguinha, vizinha de casa, que tinha um padrão de vida inúmeras vezes melhor que o meu. Foi na casa dela que provei caviar pela primeira vez. Era uma das poucas casas da rua com telefone, e de lá saíram tantos trotes que vocês nem fazem idéia. rs.  Em outro post eu conto sobre isso, senão este vai ficar enorme. Foi lá também que provei alcachofras. Se não me engano era uma família descendente de sírios e italianos e o arroz com feijão deles era bem diferente do nosso.  A matriarca da família trabalhava fora, uma raridade naquele tempo, e brincávamos muito na casa dela. Lá também moravam o tio e a tia costureira, além da irmã mais velha que quase não víamos. No quintal da casa tinha um pé de limão siciliano e um horta bem bacana, cuidada pelo tio, da qual vinha a comidinha de verdade para nossas brincadeiras de casinha. As "refeições" eram servidas em um lindo "aparelho de jantar" de plástico rosa escuro puxando para a cor goiaba, com bolinhas em relevo e rendado em volta dos pratinhos. Eu e minhas outras amigas (éramos 4 no total) nos divertíamos bastante com os briquedos dela, que era muito generosa e sempre compartilhou tudo, desde o joguinho de jantar até a Tippy com bicicleta, a Susy e a  mobília de brinquedo que era feita de madeira de verdade. Não me lembro se gostei do caviar, mas sei que adorava a saladinha de alface com cenouras, temperada com sal e limão siciliano.

A segunda vez foi em um coquetel qualquer há um tempo que nem sei precisar, mas sei que já era adulta. Do gosto não consigo me lembrar, que coisa! Provar caviar, uma comida tão rara e sofisticada e não se lembrar do sabor é quase um castigo. Talvez não tenha achado nada demais naqueles ovinhos, que hoje acho meio nojentos e nem sei se provaria de novo. Se fosse ruim ou bom demais acho que me lembraria do sabor ou no mínimo teria vontade de provar novamente. Mas nada, não me lembro mesmo.

Mas de uma coisa eu lembro, eram bonitinhos e deixavam chiques as mais simples torradinhas.

E como havia dito no post anterior, resolvi provar o caviar de tapioca e foi no site gnt.globo.com/receitas  que descobri essa comidinha pobre que finge ser rica e que é muito divertida de fazer. Parece que isso é coisa do simpático chef Claude Troisgrois. Dizem que o falso caviar já enganou até os franceses, e se isso for verdade, imagine então se não há de enganar alguém como eu, que provou 2 vezes e não sabe o gosto que tem. Agora me ocorreu uma coisa, será que naqueles tempos remotos já haviam descoberto o falso caviar e o que comi foram mesmo bolinhas de sagu? Bom, seja como for, isso agora não tem a menor importância e o que vale é se divertir na cozinha (e se possível em todos os outros cômodos da casa rs). Daqui para frente fiquem ligados para não comerem gato por lebre, ou melhor, sagu por caviar. rsrs

Eu usei 100g de sagu.
Cozinhei em água por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo
Coloquei em uma peneira e lavei bem até sair toda a goma. Passei para uma vasilha e adicionei molho de soja até cobrir as bolinhas. Levei à geladeira por 24 horas.
 Depois foi só lavar e peneirar novamente, temperar com azeite, pimenta e sal(se necessário - pois o molho de soja é bastante salgado). Pode-se usar gengibre ralado também. Eu usei as bolinhas em torradinhas com queijo e cebolinhas verdes, era o que eu tinha disponível e foi só para ver como ficaria o visual.
Bonitinho não? Nota 10 para o visual e para a textura, mas o sabor é absolutamente neutro (não tem gosto de nada) e se a base onde for servido não tiver personalidade, não vai fazer sucesso. Talvez eu tenha colocado molho de soja de menos e meu tempero tenha ficado suave demais, não sei.
Gostei da experiência e me senti brincando de casinha sob o pé de limão siciliano, como nos tempos de criança, lá na casa da minha amiga.

Olha só que lindos estes do blog Veganmenu.blogspot.com.br.  Pelo que entendi é sagu cozido com beterrabas.(é que tem um marcador "tapioca" na receita). Lindos!


bjs a todos e uma ótima semana.

5 comentários:

  1. Que ideia genila!! \0/

    vou tentar fazer aqui e acho q fará sucesso!! *-*

    Ficou linda sua torradinha!! \0/


    saúde,paz boa semana


    Ro

    ResponderExcluir
  2. Me diverti muito com seu post. qualquer dia vou fazer e enganar muita gente kkk

    ResponderExcluir
  3. Olá Mamelia!

    Adorei sua prosa! Rs... Nos transporta também, a nossa infância.
    Realmente, fica bem interessante este "Caviar"... Já tive oportunidade de provar do legitimo Caviar - em seu berco esplendido - negro ou róseo - e te digo, tem um gosto bem "acentuado" e um certo amargor, por ser ovas de peixes concentradas, não fazendo bem o meu género... Rs... Mas, também já provei o "falso" caviar que uma amiga fez, igual ao seu, com uma pequena diferença, ela cozinhou juntamente com cabeças de peixes, para adquirir o cheiro e leve sabor...
    Vivendo e aprendendo! Rs...
    Uma saudável semana, com
    Abraço da
    Norminha

    ResponderExcluir
  4. Ola Maria Amelia..amei seu blog...olha vc fez certinho, mas para ficar com gostinho de ''mar'' é preciso misturar com o shoyu o hondashi, 1 envelopinho ja faz difrença, deixa com gostinho de peixe....Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Curti muito a receita...
    Fiz quase igual. Só que adicionei tempero para peixe (não de peixe) e não lavei depois de descaçar as 24 horas. O resultado foi um sabor suave e agradável.
    Copiei e adaptei a receita para meu blog. (dando os seus devidos créditos, lógico.) - http://luxalt.blogspot.com.br/2014/01/receita-de-caviar-vegan.html
    Parabéns pelo blog...
    Abraços!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL