sexta-feira, novembro 30, 2012

BOLO DE ANIVERSÁRIO


Essa semana foi aniversário do meu marido e eu resolvi relembrar os velhos tempos e fazer o bolo em casa, afinal agora sou confeiteira formada rsrs. O curso terminou na semana passada e deixou saudade, mas também deixou alguma habilidade, o que facilita na hora de botar a mão na massa. Além disso pude conhecer algumas técnicas e ferramentas interessantes.
O bolo foi inspirado no que minha mãe fazia quando éramos crianças. Embora de aparência mais simples e cobertura de claras em neve, o bolo da minha mãe tinha sabor divino. E como o aniversriante gosta muito do recheio de leite condensado cozido e calda feita com ameixas secas (ferver as ameixas sem caroço, água e açúcar), ficou fácil.
Eu queria ter usado claras pasteurizadas  para fazer a cobertura de marshmallow, mas não encontrei (tenho motivos para ter medo de salmonela). O jeito foi apelar para aquelas caixinhas com o marshmallow em pó, mas não é a mesma coisa. Da próxima vez vou encomendar com antecedência.

Usei um aro de 23x8cm sobre papel manteiga untado com manteiga para assar o bolo, que ficou com o tamanho final de 23x5cm. Aí foi só cortar o bolo em 3 discos e rechear. A cobertura é brincadeira, fácil fácil de preparar e de espalhar pelo bolo (siga o modo de fazer da embalagem). Eu usei o saco de confeitar mas percebi que não era necessário pois essa massa de bolo é bem firme e não tem perigo de soltar farelinhos e "sujar" a cobertura.
Acho que exagerei um pouco na quantidade de ameixas (usei 230g), mas mesmo assim ficou bem gostoso.
A receita que eu usei é igualzinha a esta AQUI, leva apenas 3 ingredientes:

300g de ovos (+ - 6 ovos)
200g de farinha de trigo
200g de açúcar
Não usei a baunilha porque tinha açúcar baunilhado.

Bata os ovos com o açúcar até formar um creme bem fofo, ele triplica de volume. Depois adicionar a farinha mexendo com cuidado só até incorporar. Asse imediatamente.

Não leva fermento e não precisa separar as claras das gemas, é só peneirar o açúcar e a farinha.  Mais simples impossível. E o melhor de tudo é que a massa pode ser feita na véspera, o que facilita muito o trabalho.

Acho que a partir de agora voltarei a fazer todos os bolos de aniversário aqui em casa, não só pela economia, que é muito grande, mas principalmente pelo prazer de fazer e por poder usar o recheio que der na telha.  Aqui por exemplo, não encontro bolo de aniversário com esse recheio em lugar nenhum, é muito simples para os tempos modernos...

bjs a todos e um excelente final de semana.

terça-feira, novembro 20, 2012

MINI SACOLA RETORNÁVEL

A Gi está com mania de brincar de atendente de supermercado. Dia desses ela abriu meu armário, achou minha caixa de luvas descartáveis e colocou um par, olhou para mim e perguntou se eu queria presunto e queijo. Essa foi a senha para a vovó aqui ficar com vontade de fazer as sacolinhas de tecido, que em conjunto com as não planejadas peras do post anterior, fizeram o par perfeito.

Inicialmente eu pensei em fazer as sacolas com babadinhos coloridos que vi no blog Minha Casa Meu Mundo, mas quando fui procurar os retalhos encontrei uma tira de quadradinhos que sobrou do acolchoado que eu fiz pra Gi há alguns anos AQUI, então resolvi usá-la. Os babadinhos vão ficar para a bolsinha que ainda quero fazer, são lindos. Rendeu 2 sacolinhas, agora quero só ver a carinha das meninas quando virem a novidade.
Não ficou fofa? O tamanho final aproximado é de 25 x 15 cm. Fiz no "olhômetro"

bjs a todos e uma ótima semana.

PERA EM TECIDO

Atualizando...fiz mais uma pera, agora à máquina.

A principal diferença entre a feita à máquina e a feita à mão é a folhinha que ficou bem melhor. Gostei de fazer isso.
Este era outro daqueles projetos da minha lista de coisas fofas que um dia quero fazer. Não é mais, fiz esta ontem à noite enquanto assistia TV. Por preguiça fiz à mão mesmo e por isso saiu meio tortinha mas agora que já sei que dá certo, farei outras à máquina. É muito simples e fica linda.

O molde eu peguei AQUI

sexta-feira, novembro 16, 2012

BOLAS DE NATAL EM CROCHÊ

Estou perdidamente apaixonada por estas bolas de natal em crochê. Quem fez foi a Kate do Greedy for Colour, mas eu fiquei sabendo através da Catarina Regina do blog Casa de Retalhos.
Ai eu quero!!!!!!!!!!!!!! PelamordeDeus, alguém pode fazer a gentileza de traduzir a receita?  Já não sou muito boa em seguir receitas de crochê em português imagina em inglês...
Trabalho e foto Greedy for Colour. Lá tem mais fotos desse maravilhoso trabalho.
bjs a todos e ótimo feriadão.

segunda-feira, novembro 12, 2012

MACRO FOTOGRAFIA

Olá pessoal, tá ficando difícil postar ultimamente, mas só faltam 2 semanas (6 dias úteis) para terminar o curso de confeitaria e aí talvez sobre mais tempo, digo talvez porque final de ano a gente sabe que é tudo muito corrido.
Dia 5 comecei o curso de fotografia e como eu já sabia, não entendo nada de usar o modo manual da máquina. Depois de 3 aulas teóricas sobre abertura, luz, lentes, etc...e de me sentir uma pequena ameba, eu comecei a perder o medo e aproveitei o final de semana (no meio do mato) para fazer algumas fotos de insetos e treinar o uso do modo manual da máquina. E aqui vai um pouquinho dos meus exercícios com macro fotografia usando lentes Canon 100mm. Espero que gostem. 



beijos a todos e uma ótima semana.

sexta-feira, novembro 02, 2012

MAIS CONFEITARIA

Continuo firme e forte no curso de confeitaria, embora derretendo com o calor infernal da cozinha. Gente, eu nunca imaginei que fosse tão quente, mas como a turma é muito bacana as 5 horas passam rapidinho . É engraçado mas parece até que nos conhecemos há anos.

Já fizeram até um grupo no facebook e estamos nos divertindo muito. Eu faço as fotos dos pratos em casa, pois no final do dia levamos parte da produção para casa. Com o transporte algumas coisas chegam meio amassadas ou quebradas e como só tiro fotos no dia seguinte por causa da luz natural, as coisas que guardo na geladeira perdem um pouco do brilho, por essa razão peço que desconsiderem os amassados e afins dos docinhos nas fotos, o caso mais grave é o do pedaço de pudim descadeirado (rs), mas um dia eles já foram perfeitos. rsrs. Meu amiguinho Charles faz as fotos da linha de produção e assim temos muitas imagens para ilustrar as receitas e lembrar da carinha dos doces (e pouquíssimos salgados) daqui a algum tempo.





Trabalhamos bastante desde as últimas fotos que postei aqui, não é mesmo?
Temos uns 10 dias úteis pela frente e ainda falta muita coisa.

bjs a todos e um ótimo final de semana prolongado.

FEITO NO BRASIL