Esta foi minha primeira tentativa de fazer o doce cristalizado de jaca. Parece que deu certo mas quero ver mesmo é amanhã, até lá a casquinha deve ficar ainda mais durinha.
Meu marido acha graça alguém gostar de jaca, mas não é que eu goste tanto assim, é que faz parte da minha memória afetiva pois meu avô paterno materno tinha 1 pé na casa ao lado da que ele morava e eu gostava daquela fruta gigante e diferentona.
Jaca tem gosto muito parecido com o de banana e sábado eu convenci o marido a experimentar uma baga e ele concordou com o gosto, mas ficou nisso. Agora vamos ver o que ele vai achar do doce. Eu gostei bastante.
Para quem não conhece, vou fazer uma breve apresentação da fruta:
A jaca foi presente do seu Dito, nosso vizinho da chácara. Ele tem 2 pés, um de jaca mole e outro de jaca dura (não sei qual delas é esta da foto). Ganhei em agosto e esperei ficar madura, na foto ela ainda estava verde, tinha uns 30cm de coprimento e acho que pesava uns 3kg..
No sábado (01/09) ela estava no ponto, ao abrir e puxar a parte fibrosa do miolo da jaca, algumas bagas ficaram penduradas nela (isso nunca tinha acontecido antes, as bagas sempre ficavam presas na casca). Unte as mãos e a faca com um pouco de óleo antes de cortar, senão o visgo que ela solta pode grudar onde tocar.
O tamanho da baga em uma colher de sopa.
PARA FAZER O DOCE:
Tirar os caroços e as peles que se soltam dele no meio da baga (as peles são escuras e não vão se dissolver, deixando o doce feio).
Pesar a polpa e bater no liquidificador aos poucos para não travar.
Levar a uma panela com açúcar (metade do peso da polpa em açúcar)
Leve ao fogo mexendo sempre até soltar do fundo da panela como na foto abaixo (não demora muito)
Com o doce ainda quente, e com a ajuda de colheres, coloque uma porção do doce sobre o açúcar cristalizado
Role o doce sobre o açúcar e modele com as colheres
Coloque sobre papel manteiga (virei fã desse papel) e deixe descançar de um dia para o outro
Desculpem a receita, totalmente inútil para a maioria, mas é que procurei tanto por imagens do doce e não encontrei. Sei que isso facilita a vida de quem está fazendo algo que nunca fez na vida. Então fica aqui o registro. Afinal, acho que não sou só eu que gosto de jaca....ou sou?
...que silêncio...rs
bjs a todos
Olá, tudo bem!
ResponderExcluirAdorei o post...minha mãe é fã de jaca e vai adorar esta receita, vou mostrar para ela! Parabéns!
Bjs e te desejo um bom começo de semana com paz e saúde!
CamomilaRosa
Gosto demais de jaca, até plantei uma muda mas morreu. A receita eu copiei pois de vez em quando eu vejo umas jacas a venda nas calçadas e feiras da cidade Gosto da jaca dura e da mole tambem é uma delícia! Obrigada por compartilhar esta receita pois eu nunca fiz o doce sempre comi in natura, e fazia sucos tambem!
ResponderExcluirAté mais
Nely
Legal meninas. Ficou bom mesmo. bjs
ResponderExcluirA jaca pode não ser a fruta preferida de muita gente, mas acho que depois do seu post, ela vai ganhar mais fãs e adeptos. Ficou linda sua matéria e as fotos são primorosas!
ResponderExcluirEu gosto de jaca. Aprendi a gostar quando era criança e um dos meus tios trazia do sítio e tinha a paciência de tirar as bagas, uma a uma, e servir para a primaiada. Mas o doce nunca comi. Também não tenho os dons culinários que você tem para me arriscar a fazê-lo. Fico com a visão maravilhosa do seu.
Beijos,
Eneida
oi Ma, sabe que tenho lembrança de jaca com o meu pai, não lembro ao certo o que era, mas acho que ele gostava, meu pai faleceu quando tinha 31 anos e eu 9...achei a receita muito interessante, muito legal msm, eu só não sei se gosto de jacá, mas sei bem o gosto...será que está mesma receita pode ser feita com outra fruta, pois eu adorei o aspecto wur ficou este doce?
ResponderExcluirbeijos
cintia
Bom dia Mamélia,
ResponderExcluirPra ser sincera comi uma única vez, foi numa das férias em que estavamos em Ubatuba, ganhamos também.
Concordo: o gosto é de banana e acho que talvez o doce fique melhor do que in natura.
A aparência ficou bonita e apetitosa.
E...parabéns pela vontade de fazer o doce porque parece que dá um certo trabalho.
bjão e um ótimo dia
Mari
Nossa que deliciaaaaa....quanto tempo que não vejo mais jaca...é raridade por aqui....deve ter ficado divinooooo....Bjuus e passa la no meu ta
ResponderExcluirUhmmmmm! Deu água na boca!
ResponderExcluirBjs
Oi Maria Amélia como vai vc?? Eu adoro jaca, e sempre fiz o doce de outra forma. Cozinho os bagos em uma calda rala com cravo e canela...fica uma delicia pra comer com creme de leite.
ResponderExcluirAmei a sua receita..ja copiei..nunca tinha visto o doce ser feito desta maneira...vou fazer com certeza..bjos!
vou fazer agora!A jaca ja esta gritando ali na cozinha!
ResponderExcluireu nao entendo essa historia de nao gostar de jaca, eu sou do tipo apaixonada!!!desde que comi esse doce no espirito santo . eu jah separei uma e agora vou por no fogo, eu soh estava em duvidas em como deixar-la seca, acredito que o papel manteiga ajudara muito obrigada.
ResponderExcluirOi Maria Amélia,
ResponderExcluirEstou com o meu doce de jaca pulando ali na panela, e resolvi dar uma espiadinha no Google se tem uma receita diferente, e não é que tem mesmo? A sua. Gostei dela, vai uma vez só ao fogo. A que estou fazendo vai duas vezes. Sou uma negação na cozinha, mas temos vários pés de jaca no sítio recém-comprado, e estou aproveitando para fazer doce. Uma de minhas filhas disse que não gosta da jaca, mas do doce cristalizado sim, então vamos ver se esse vai agradar, hehehh. Mas o próximo vou fazer com a sua receita.
Obrigada por compartilhar, e parabéns pelas fotos.
Abração,
Olinda.
Tenho boas lembranças daminha infância subia em pé de jaca na casa dos meus avós maternos era muito bom eu gosto muito ela como doce ela natural e até as sementes meu avô cozinhava na época do natal não tinha condição de comprar castanha ele cozinhava as sementes e era aquela festa com meus primos e primas (saudaes) ME FEZ LEMBRAR DA MINHA HISTÓRIA BRIGADINHO MARIA AMÉLIA!!!!!!
ResponderExcluirMuito bom, me fez lembrar da minha infância!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirolá vou tentar fazer sera que vai dar certo ñ sei ,,muito obrigada bjs !!!
ResponderExcluirTomara que dê certo, é muito bom.
ExcluirObrigado pela receita, estava a muito procurando este doce. A jaca realmente é uma fruta que poucos valorizam, é meio gosmenta e o sabor é muito forte e enjoativo. Mas o doce é um dos melhores como o de banana. Só fica atrás para o de abóbora com côco e o doce de leite. Vou fazer assim que encontrar uma jaca que esteja no ponto.
ResponderExcluirOlÁ. que boa essa receita... olha não é o caso aqui do PARÁ, AQUI NA MINHA CIDADE jACA É MUITISSIMO APRECIADA, aqui no sítio tem muitos pés, e as pessoas vem muito atrás de uma no período de frutos como agora no caso. Hj mesmo abri uma bem grande, e vou fazer umas receitas de doce. na verdade desde o ínicio da semana temos jaca na geladeira.. hum delícia!!! Valeu e olha a receita é super útil viu....
ExcluirAdorei, amo jaca, vou tentar fazer!
ResponderExcluirAdorei, amo jaca, vou tentar fazer!
ResponderExcluirAdoro jaca mole mas comprei por engano jaca dura!Ela está na geladeira me esperando já vou transformá-la em um delicioso doce!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua receita
Acabei de fazer o doce. A umas 3 horas. consegui vomer 2 pedaços. Não precizo dizer que ficou delicioso. M Amélia parabéns pela criatividade.
ResponderExcluirTambém fiz o doce, só que não coloquei no açúcar cristal enquanto ainda estava quente e não sei onde devo aguardar a secagem, se em temperatura ambiente ou no sol ou na geladeira. Gostoso está, mas gostaria que ficasse com a casquinha crocante e durinha.
ResponderExcluirAdorei seu blog, é o meu estilo. Gosto de tudo que vc gosta. Fiquei feliz em encontrá-la aqui. Abraços,
Marina Moreira
Adorei a receita! Eu procurava há tempos, e nunca encontrava, aqui onde moro sempre tem jaca!!! Muito obrigada....
ResponderExcluirOla!! estou descobrindo varias receitas de jaca, essa do doce tambem não sabia mas uma vizinha fez e eu perguntei como ela tinha feito e tentei fazer, na 1º vez não deu muito certo mas na 2º ficou otimo, os meus colegas de trabalho adoraram. Como aqui na minha cidade esta a epoca da jaca vou tentar fazer as iguarias que descobri. Abracos e valeu por ensinar esse novo passo para aproveitar o doce!!! Obrigada...
ResponderExcluirQue delícia! Amoooo jaca!
ResponderExcluirVou tentar fazer o doce pela primeira vez, tomara que dê tudo certo, obrigada pelas dicas!
vc falou muito sobre a jaca, mas não deu a reeita.....a quantidade do acucar.....rsrs
ResponderExcluirnão achei........brigada
vc falou muito sobre a jaca, mas não deu a reeita.....a quantidade do acucar.....rsrs
ResponderExcluirnão achei........brigada
Entrei no google procurando receita desse doce.Acabei de esvasiar uma jaca e minha mãe ficou dizendo que é doida pra comer o doce porque sua mãe falava muito.Eu como sempre quando vou à Guarapari,lá a gente sempre acha o doce.Agora que tenho a receita,mãos a obra.Obrigada!!!!
ResponderExcluirEntrei no google procurando receita desse doce.Acabei de esvasiar uma jaca e minha mãe ficou dizendo que é doida pra comer o doce porque sua mãe falava muito.Eu como sempre quando vou à Guarapari,lá a gente sempre acha o doce.Agora que tenho a receita,mãos a obra.Obrigada!!!!
ResponderExcluirAmei !!!!!!!!!!!!!!!Obrigado !!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirOlá, adoro doce de jaca, comi a primeira vez no Espirito Santo, que é a terra dele, adoro, estou com uma jaca grande lá e vou fazer no fim de semana, obrigado pela receita
ResponderExcluirOlá, adoro doce de jaca, comi a primeira vez no Espirito Santo, que é a terra dele, adoro, estou com uma jaca grande lá e vou fazer no fim de semana, obrigado pela receita
ResponderExcluirOlá, adoro doce de jaca, comi a primeira vez no Espirito Santo, que é a terra dele, adoro, estou com uma jaca grande lá e vou fazer no fim de semana, obrigado pela receita
ResponderExcluirSou apaixonada por jaca mole e hj primeira vez comi o doce cristalizado. Queria saber se tem muita necessidade de bater no liquidificador já q a jaca é mole e para fazer os doces uso os proprios bagos.
ResponderExcluirmoro em linhares e aqui no sitio que vou só tem jaca de 15 kg acima imagina fazer um doce, tudo de bom,hoje fiz um doce só que em calda mas calma só com um pedaço a outra parte vou fazer cristalizado ,eu acho que vai dar certo depois dessa explicação .obrigado
ResponderExcluirmoro em linhares e aqui no sitio que vou só tem jaca de 15 kg acima imagina fazer um doce, tudo de bom,hoje fiz um doce só que em calda mas calma só com um pedaço a outra parte vou fazer cristalizado ,eu acho que vai dar certo depois dessa explicação .obrigado
ResponderExcluirmoro em linhares e aqui no sitio que vou só tem jaca de 15 kg acima imagina fazer um doce, tudo de bom,hoje fiz um doce só que em calda mas calma só com um pedaço a outra parte vou fazer cristalizado ,eu acho que vai dar certo depois dessa explicação .obrigado
ResponderExcluirObrigada por compartilhar a receita meu marido me presenteou com 10kg da fruta e tenho que fazer doces para conseguir comer aos poucos, amo essa fruta.
ResponderExcluirSempre fiz doce de jaca de colher... esse testei ontem e está descansando. ..está firmando a casquinha....amei!!
ResponderExcluirMeninas fiz hoje pela primeira vez esse doce.Só o que não deu certo foi bater no liquidificador. Mas mas bati no multiprocessador e deu super certo.Agora falta experimentar!!!
ResponderExcluirFiz hoje pela primeira vez esse doce. Deu super certo.A única coisa que mudei foi bater o jaca no multiprocessador.Ficou excelente!!!
ResponderExcluirJaca é a melhor fruta, hoje, não satisfeito com um pedaço, acabei de comprar uma. Com ela faço doce, suco, geladinho, só faltava jaca cristalizada. O que tiver gosto de jaca é comigo.
ResponderExcluirParabéns.
Só com jaca que consigo fazer nesse processo?
ResponderExcluira vou fazer agora tava doida pra fazer um doce de jaca encontrei a receita certa obrigada
ResponderExcluirOlá! Seguindo a receita o doce ficou perfeito! O problema de sempre é a cristalização, pois o açúcar sempre derrete. Tive que voltar tudo pra panela! Aconteceu com o doce de mamão e agora com o de jaca!
ResponderExcluirOnde foi que eu errei?
José Osmar.
Olá! Seguindo a receita o doce ficou perfeito! O problema de sempre é a cristalização, pois o açúcar sempre derrete. Tive que voltar tudo pra panela! Aconteceu com o doce de mamão e agora com o de jaca!
ResponderExcluirOnde foi que eu errei?
José Osmar.
Maria Amelia muitoooo obrigada pela sua receita...Eu tentei fazer o doce há umas semanas atrás e ficou apenas cremoso! Acho que não esperei o suficiente para chegar ao ponto.... Uma vez comir o doce de jaca em um aniversário e fiquei completamente apaixonada....Muito bom ele é divino...Ganhei uma jaca pequena rsrs..Agora com sua receita vou tentar novamente... Obrigada
ResponderExcluirGanhei duas jacas ontem e procurando receitas A SUA foi a que mais me apeteceu, estou indo comprar açúcar, pois não tenho em casa... Hummmm Parabéns pelas fotos. Obrigada por compartilhar desta delícia.
ResponderExcluirFiquei de água na boca, parece uma delícia. Parabéns!
ResponderExcluirOLÁ!!! ESTAVA A PROCURA DE UMA RECEITA DE DOCÊ DE JACA CRISTALIZADO , AI ENCONTREI A SUA , NÃO SÓ GOSTEI DA RECEITA MAIS TAMBÉM DA FORMA QUE VOCÊ A APRESENTOU , E AI BUSCANDO RESGATA AS MEMÓRIAS DA INFÂNCIA, NUNCA DEVEMOS ESQUECER DOS MOMENTOS DA NOSSA INFÂNCIA É A NOSSA HISTÓRIA É A FORMAÇÃO DO NOSSO CARÁTER, ABRAÇOS FICA NA PAZ E QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE A SUA FAMÍLIA( PENA QUE O SEU ESPOSO NÃO GOSTA DE JACA) MAIS NEM DO DOCÊ?
ResponderExcluirOlá, obrigada pelo comentário. Esse doce ficou realmente muito bom e todos que provaram gostaram mesmo. Tem dois amigos que provaram e até hoje se lembraram dele. Eu nunca mais fiz e não sei se conseguiria de novo esse resultado, qualquer dia quero tentar novamente. Um abraço.
ExcluirMenina! Ameeeiiii!
ResponderExcluirMinha irmã fez e muitas pessoas que nunca comeram jaca amaram! Hoje em dia vivem pwrguntando: "cadê o doce de jaca?" Kkkkkkk