O que fazer de almoço para 3 pessoas em um domingo chuvoso? Os igredientes eram dos meus preferidos e o resultado foi delicioso.
Mas antes de falar do cardápio vou contar que na quinta-feira fui fazer a aula de encadernação. Aprendi a fazer um pequeno caderno chamado moleskine. A aula foi com Mônica Colocci na Vila Mariana em São Paulo e o resultado foi este caderninho fofo composto de 8 cadernos com 5 folhas cada, costurados a mão e unidos um a um. Fui aprender por curiosidade e gostei bastante de fazê-lo. Fiquei sabendo da técnica pela última edição da revista Make. Para quem quiser saber mais sobre as aulas é só acessar AQUI.ou no BLOG Mônica Colocci. Se tudo der certo ainda farei uma outra aula, de encadernação com costura aparente. Vou esperar minhas mãos melhorarem um pouco pois atualmente não consigo segurar a agulha por muito tempo.
Como a aula terminou às 13h00 eu dei uma passadinha no bairro da Liberdade e não resisti aos maços de aspargos frescos que estavam em todas as bancas de verduras que eu via por lá. Aliás, tem cada coisa tão diferente nessas bancas. Uma pena não ter fotografado mas da próxima vez farei isso e vou mostrar pra vocês.
Aspargo é algo que eu gosto muito mas nunca tinha comprado frescos. Peguei 2 lindos feixes que pretendia fazer refogado no azeite.
Fui a procura de como tratá-los antes de refogar e descobri 2 formas:
Pode-se lavar os aspargos, descartar um pedacinho da base do talo e cozinhar o maço todo em pé, numa panela estreita ou em uma leiteira por exemplo, com água até 3/4 do talo, deixando as pontinhas de fora. Quando começar a cozinhar, o vapor deixará no ponto certo as pontinhas que são mais tenras.
Outra opção seria usar o descascador de legumes para tirar uma fina camada da base do talo, que é mais fibrosa.
Como pretendia refogar os aspargos, optei pela segunda forma. Foi assim que eu fiz.
Cortei as pontas que são mais tenras e reservei.
Depois de usar o descascador de legumes para tirar a casquinha da base (mais ou menos da metade do talo para baixo). Cortei na diagonal para ficarem mais bonitinhos
Refoguei alho e cebola no azeite
Acrescentei os talos e regoguei até amaciar e só aí coloquei as pontas (esqueci de fotografar), acrescentei sal e pimenta-do-reino
Eles acompanharam um arroz com frutos do mar e manjubinhas fritas que eu fiz assim:
Comprei um pequeno kit paella e acrescentei 3 filezinhos de peito de frago em cubinhos
Refoguei no azeite em uma frigideira bem grande e alta. Primeiro o frango, em seguida o polvo, a lula, os mariscos e por último o camarão. Quando estavam bem refogados acrescentei alho e cebola picadinhos e pimentão em tirinhas. Também não fotografei o refogado (estou ficando preguiçosa)
Acrescentei arroz, água quente e tomates
Temperei a manjubinha com limão, arisco (alho e sal) e pimenta.
Meu marido passou no amido de milho e não na farinha de trigo como de costume.
Ficaram sequinhas e crocantes mas não douram tanto quanto as passadas na farinha de trigo.
Salada de rúcula e tomate para acompanhar. Em se tratando de salada, na minha opinião rúcula ou agrião são os melhores acompanhamentos para peixes.
E eis o primeiro prato...
...pois foi impossível não repetir.
bjs a todos e uma ótima semana. Queria tanto que a chuva desse uma trégua...