Ontem à noite coloquei os ingredientes para preparar um pão na minha máquina e descobri que ela não estava misturando ou batendo a massa e só fazia um barulho estranho, ou seja, pifou.
.
Àquela hora da noite não me animei a sovar a massa manualmente, até porque não consigo fazer isso direito (aquele meu velho problema nas mãos). Então larguei tudo lá na máquina, como se tivesse ligado só o timer, e decidi que tentaria fazer hoje cedo.
Hoje usei uma batedeira com o batedor para massas pesadas e vejam o resultado:
Fui até o COME-SE para ver como a Neide Rigo faz aqueles lindos cortes e tentei fazer parecido. Até que ficou bom mas ainda estou longe daqueles desenhos mais complexos. rs Quer ver os lindos pães da Neide? Veja no final do post dela
AQUI
Eu sempre gostei do pão feito na máquina mas -juro- nem parece a mesma receita, é pelo menos 10 vezes melhor quando feito na batedeira. Acho que a batedeira tem movimentos bem mais fortes e abrangentes que a máquina de pão e talvez por isso o pão fique bem mais macio quando sovado na batedeira.
Mesmo assim vou mandar consertá-la para usar quando eu estiver com muita preguiça porque ela quebra um galhão com essa possibilidade do timer, que permite acordar de manhã e ter pão quentinho e cheiroso sem o menor esforço.
Eis a receita e o meu modo de fazer na batedeira (com o batedor próprio para massas pesadas - aquele em forma de gancho).
PÃO BRANCO DE MANTEIGA - (para um pão de 600g)
1 copo de leite com 1 ovo (240ml)
(coloque o ovo dentro do copo e complete o copo com leite)
1 1/2 colher de sopa de manteiga
1 1/2 colher de chá de sal (eu uso 1 colher rasa)
2 colheres de sopa de açúcar
3 copos de farinha de trigo especial (720ml)
2 colheres de chá de fermento biológico seco.
Coloquei tudo na batedeira e deixei batendo por uns 3 minutos. Desliguei e esperei mais uns 3 minutos para repetir o processo outras 2 vezes. Eu não marquei o tempo mas foi mais ou menos isso.
Deixei descansar por aproximadamente 1 hora. Como o tempo estava frio eu aqueci um pouco o forno e desliguei antes de colocar a vasilha com a massa, que estava coberta com guardanapo para não ressecar a superfície da massa.
Após esse tempo moldei o pão e coloquei em uma forma de bolo inglês. Aí usei uma faca bem fina e afiada para fazer pequenos cortes na massa já polvilhada com farinha de trigo. Quando a massa cresceu novamente os cortes se abriram e deram esse efeito bacana ao pão. Deixei descansar por mais 30 minutos e assei em forno quente até dourar. Depois foi só partir pro sacrifício: cortar e passar manteiga no pão ainda quentinho. Hummmmm! nham nham nham...
bjs a todos.