quinta-feira, junho 28, 2012

MEGA ARTESANAL - FOTOS

Até hoje eu só visitei 2 Megas, a primeira foi há mais ou menos 6 anos e não me lembro de ter visto patchwork por lá. Em 2007 passei a frequentar as feiras de patch e não me interessei mais pela Mega. Esse ano está diferente, o patchwork já representa grande parte da feira, assim como o scrapbooking que também está em alta. Estas duas coisas praticamente dominaram o espaço, seguidas de materiais para pintura e objetos em MDF. Agora vamos ao que eu vi e gostei.

Logo na entrada me chamou a atenção o espaço da Elo7, onde foi montado um pequeno estúdio que qualquer um pode fazer em casa e que eu achei bem interessante.
Além das luminárias, eles utilizaram rolos de papel branco. Não sei se é fácil de se encontrar folhas grandes assim (são maiores que as de flip chart). Acredito que é possível conseguir um bom efeito com cartolina ou EVA brancos. Com as 3 luminárias nessas posições, quase se elimina as sombras e o produto, no caso o alfineteiro, fica em destaque absoluto.
 Fotografei sem muita enrolação, sem procurar o melhor ângulo, usando uma câmera automática bem simples, daquelas pequeninhas que quase todo mundo tem e achei que ficou legal. Quero fazer algo parecido em um cantinho aqui do quarto de costura.
Estas peças estavam em um estande que apresentava stencil em forma de cupcakes.  Eles, os cupcakes, estavam por todos os lados.
 E eu ainda não enjoei deles. Sou mais fã desses que não são comestíveis.
Estes são da vitrine da Casa da Madeira, que vendia o stencil da foto anterior.


 Adorei este bolo feito com caixas redondas de 3 tamanhos diferentes
Tinha estencil par todos os gostos ( a partir de 2,00), atualmente meus interesses estão concentrados em letras, números, pássaros, gaiolas e cupcakes
Os coelhinhos e ovos de Páscoa não puderam ficar de fora. Achei bem engraçadinhos, tanto o stencil, quanto os adesivos (1,50)
Pobre gatinho encarceirado. Não tem a carinha mais fofa do mundo? Dá vontade de salvar o bichano. (não me lembro do nome da loja)
Tem um estande de tecido adesivo. Dá para recobrir madeira, chinelos, etc. Eu gostei desse que tem estampa de antigos ladrilhos hidráulicos mas estava esgotado. (A foto não ficou muito boa)
Na vitrine do Scrap Sampa este trabalho se destacava. Achei lindíssima a composição com a máquina de escrever e as fitas plásticas escritas com "silvaletra" (quem se lembra disso?).
 O pessoal que entende de scrap pode me dizer se essas pérolas são feitas com aquela tinta que imita miçangas? Só agora reparei nelas (lindas por sinal).

Havia materiais com bom preço, como folhas de scrapbooking a partir de 1,00 e mini recortes como flores e folhas a 1,00 o pacotinho com 10, 12 e até 20 unidades.
 Cartela com 40 colantes estufadinhos e com cara de antiguinhos por 5,00
 Detalhe dos mini recortes. Esse cavalinho é uma das minhas figuras prediletas
Tinha carimbos de todos os temas. Os de silicone (Scrap Sampa) custaram 2,00 e 3,00, já os de madeira (Casa da Arte) achei caros, mas parecem ter excelente qualidade, entre 5,00 e 12,50 (tive que me conter nessa hora). Reparem no carimbo fofura com a tesourinha escrito "feito por mim" (Gana Papelaria). Sob medida para nós que adoramos fazer uma costurinha para dar de presente ou vender. A base para carimbo de silicone tem cabo mas é de um material bem leve, diferente das barras de acrílico que são bem pesadas (mas não tem cabo...) 11,50.
Essa bolsa é interessante. Mais bonita ao vivo que pela foto. (não lembro de qual loja)
A minha vitrine preferida foi a da Chá com Pano. Esse jogo de chá é um encanto.
 Esta ratinha é uma fofa e os bules alfineteiros também
 O trio de matrioskas então...
 A miniatura de máquina de costura antiga fez sucesso. Acho que tinha uns 20cm de altura.
Uma das coisas que eu amei de paixão foram os botões.  Estes da foto abaixo são de madeira (Duna) e são liiiindos!!! Alguns são bem grandes e acho que ficariam muito bem em quadrinhos.
 Outros são pingentes ou broches e vem com o alfinete.
 O menorzinho
Estes são encantadores, são botões artesanais (nacionais) feito com uma massa tipo biscuit chamada Polymer Clay (com esse nome não deve ser nacional rsrs)
 A matrioska é demais. Todos são encantadores.
 E finalmente as fitas decoradas. Tinha uma variedade tão grande que foi difícil manter o controle. 
Alguns trabalhos expostos na Mega





Agora preciso terminar o meu cantinho para usar as novas belezinhas. Bjs a todos e bom final de semana que eu volto só na próxima semana.

domingo, junho 24, 2012

BOLINHAS FELTRADAS


As bolinhas feltradas eram objetos de meu desejo há muito tempo. Agora que comprei a lã necessária para feltragem aproveitei para fazer algumas. O tutorial que usei é do Superziper e acho que ainda tenho que treinar um pouco para que elas não fiquem com falhas. Elas até que ficaram redondinhas, mas depois que usei-as para fazer o colar elas achataram um pouquinho, pois são duras para furar e acabam amassando um pouco. É necessário usar uma agulha com ponta fina ou furar antes de passar a agulha com o fio encerado.

 Lembra bem meu colar de contas cerâmicas dos anos 80, que eu adoro, mas que é tão pesado que não consigo usar por muito tempo.

Já limpei a mesa e descobri que o tampo está muito bem conservado. Experimentei espalhar algumas folhas para scrapbooking sobre ele e o efeito é muito bacana. Nesse caso precisaria de um vidro para proteger os papéis e a Márcia Almeida, leitora do blog, até me mandou um e-mail com algumas dicas, dentre elas essa do vidro que gostei bastante.

Olha só a comparação antes e depois de limpar. Usei sapólio líquido e a sujeira saiu sem muito esforço.
 Já está limpa. Por favor, ignorem os lascadinhos pois eu gosto deles e não pretendo retocar. Dá para ver o brilho do tampo?

bjs a todos

sexta-feira, junho 22, 2012

MEGA ARTESANAL - DICAS PARA OS INICIANTES EM VISITAR FEIRAS.

A Mega Artesanal é realmente um mega evento: o espaço é gigante, tem estandes a perder de vista e gente que não acaba mais. Como eu já fui a muitas feiras, pequenas e grandes, vou dar algumas dicas que sempre observo e que talvez possam ajudar os iniciantes:
  • Como o lugar é enorme, prepare-se para andar muito. Nessa hora é importante usar calçados e roupas confortáveis. Levar sacolas com grandes alças para carregar as compras no ombro e ficar com as mãos livres é uma boa pedida. 
  • Grandes aglomerações pedem que as bolsas onde carregamos o dinheiro fiquem sempre coladinhas à frente do corpo, nunca nas costas. Eu nunca tive problemas, mas sempre tomei esse cuidado.
  • A comida desses eventos costuma ser ruim (eu já tentei comer e não gostei)  e as filas são gigantescas, por isso costumo levar um lanchinho de casa. Água também. Mas se não tiver jeito...
  • Fazer uma lista com as coisas que se pretende procurar por lá ajuda bastante, pois as novidades nos fazem sair da rota o tempo todo e  a gente acaba se esquecendo do que realmente procura.
  • Eu costumo dar uma olhada antes no site para saber quem são os expositores da feira, assim vejo com antecedência onde posso comprar as coisas da minha lista de interesses (veja a lista de expositores da Mega 2012 AQUI).
  • É legal dar uma olhada também na planta do local da feira para localizar os estandes que você pretende visitar (veja AQUI). Observem que na planta tem até o ponto de encontro do pessoal do Facebook. Do jeito que todos (quase todos) gostam do face, desconfio que este será o estande mais lotado da feira.
  • Para quem for de ônibus, tem transporte gratuito da estação Jabaquara de metrô até o local do evento. Isso facilita muito.

Veja outras informações no site oficial da Mega AQUI . Boa feira, boas compras e bom divertimento.

bjs a todos e um ótimo final de semana.

FOI DADA A LARGADA!

Oi pessoal,
quase consegui postar a semana inteira...mas ontem nem deu tempo porque foi uma correria danada, com chuva e tudo. Já fazia um tempinho que eu tinha separado coisas para doação e agora, com a mudança da Júlia, ficaram muitas roupas dela e da Bia. 
Na quarta-feira separei as coisas por tipo e tamanho e ontem lotei o porta malas, e parti logo cedinho para uma instituição de caridade aqui da cidade. Como eles também vendem móveis de segunda mão e minha amiga havia me sugerido dar uma olhada lá antes de comprar uma mesa para o quarto de costura, eu aproveitei a viagem e adivinhem??...
...só não saí de lá com ela porque não cabia no meu carro. Contratei um frete e fui para a casa esperar. No caminho decidi que aproveitaria o frete para levar um armário e a cama para a casa da Júlia, isso se o cara do caminhãozinho topasse. Negociei com o motorista e ele topou. Assim já não tenho mais que adiar o início dos trabalhos para montar o meu tão sonhado quarto de costura.

A mesa é simples e chega a ser feia (bem sei), mas tem exatamente o formato que eu precisava, além da estrutura ser de ferro e super forte para aguentar o peso das máquinas sem arriar.  A foto é de como ela chegou aqui, toda suja (nojenta mesmo, arghh).

Inicialmente pensei em retirar as 3 placas que estão em volta dos pés mas talvez elas deem mais estabilidade à mesa e depois notei que serão úteis, principalmente a maior que tem espaço suficiente para acomodar uma régua de tomadas na parte encostada à parede, escondendo assim as tomadas (da Bia), e os fios que não ficarão emaranhados sob a mesa (ficarão atrás hehehe). 

Essa é uma daquelas mesas antigas de escritório (imagino que seja anos 70, 80...) e pesquisando modelos similares, com estrutura de metal, 4 pés e o tamanho de 1,45 x 0,70m (aproximadamente o que eu queria), vi que estão custando entre 400,00 e 600,00. Os modelos novos podem ser mais bonitos mas dificilmente serão tão fortes. Vejam só como vai dar para acomodar bem máquina, placa de corte de 60cm. e etc.
Falando em etc, vejam só o que eu encontrei ontem: uma tábua de passar mangas de camisa. Achei perfeita para deixar sobre a mesa com o pequeno ferro de passar que comprei ano passado para facilitar a aberturas de costuras de patchwork. Ela mede 48,5 x 13 cm. e é dobrável. Acho que será bastante útil.
Hoje vou limpar a mesa e depois vou começar a brincar com a decoração dela. Não sei se deixarei branca mesmo (se é que tirando a sujeira ela ficará branca kkk) ou se vou encapar com papel de scrapbooking, com tecido ou com oleado. A única certeza é que vou pintar a estrutura metálica de branco. O problema de comprar estes móveis é eles vem com um cheiro de coisa velha e guardada há anos que não sei como vou tirar. Dá-lhe produtos de limpeza.

Espero que ela fique bem linda na foto do "depois". Estou ansiosa para fazer algo nela mas talvez eu espere a MEGA Artesanal para ver se encontro daqueles oleados florais importados ou várias folhas bacanas de scrap. Ai...não sei se aguento esperar até quarta...

bjs a todos e um ótimo final de semana.

quarta-feira, junho 20, 2012

E O INVERNO CHEGOU...

A temperatura já está caindo por aqui. O sofá já pede manta e corpo algo que aqueça. É tempo de capuccino. Oba!!!

terça-feira, junho 19, 2012

BONECAS

Essa foi a primeira, ganhei da minha amiga Gi há mais de 10 anos quando ela voltou de uma viagem de férias pelo nordeste. É tão pequenininha que acho que nunca terei outra menor que ela.
Depois vieram as outras. As 4 japonesinhas comprei em São Paulo, a primeira foi presente de Natal da filha mais nova e a segunda foi feita especialmente para mim, sob encomenda.  A pequena é a única em tecido mas por ser a primeira é a mascote da turma de madeira, resina e porcelana.
Hoje são 7 e já se transformaram em uma pequena coleção, que começou por acaso, e em breve vai ganhar mais 3 pequenas integrantes muito fofas. Uma delas com a carinha da Frida Kahlo. Assim que chegarem eu mostro aqui. Estou aguardando ansiosamente.

bjs a todos.

CHAPÉU DE CAIPIRINHA

Junho é mês de festas no Brasil. É hora de vestir a criançada de caipira, de saborear comidinhas que aquecem, de jogar argola, bola na boca do palhaço, pescar e ganhar muitas prendas. Sábado foi dia de festa na escola da Gi e amanhã será o da Bibia. Hoje fomos comprar o vestido e vimos um chapéu bem pequeno, com tranças da cor do cabelo dela e com rendinhas pink que combinavam perfeitamente com o vestido. Só que o chápeu tava bem feinho, com a fita desfiada e mal pregada. Eu me esqueci de tirar a foto do antes mas  ele veio com laço vermelho de fita plástica de embrulho, e com fita verde do mesmo material grampeada em toda a volta. O tom do verde era lindo mas o trabalho muito mal feito e pior, perigoso com os grampos em contato com a cabeça da criança.
Chegando em casa abri minha caixa de fitas e achei uma verde quase igual. Na caixa de flores encontrei as florzinhas de organza que já mostrei como se faz AQUI. Aí foi só substituir as fitas plásticas por fitas de tecido e o chapéu ficou bem fofo.
Aproveitei para fazer uma pulseirinha de elástico para incrementar o traje caipira.


FEITO NO BRASIL