terça-feira, outubro 30, 2012

REDESCOBRINDO A MÁQUINA DE BORDAR - RICHELIEU


Em maio de 2010 eu comprei uma máquina de bordar, das mais simples, e usei bastante para bordar toalhinhas de boca para a Gi, depois para a Bibia e para algumas amigas também. Na ocasião achei a máquina bem limitada, o que contei neste post AQUI. Depois desses bordadinhos acabei guardando a máquina, que ficou esquecida no armário até o último final de semana, quando descobri que a danadinha pode fazer muito mais do que bordar nomes em toalhinhas.

Minhas amigas de artesanato, por coincidência foram minhas amigas de trabalho também, descobriram uma professora de bordado à máquina, que veio dar uma aula para nosso grupo. Foi um dia inteirinho, da 8h30 às 19h30, com direito a almoço coletivo e muita conversa boa.

Resultado, descobri que limitadinha não era a máquina e sim a dublê de bordadeira aqui. Aprendemos algumas técnicas e descobrimos que a máquina borda guipir, richelieu, bordado inglês, trapunto e até faz toalhinhas de crochê (os dois últimos não deu tempo de testar). A professora disse que até bonecos ela costura na máquina de bordar...mas a máquina dela é bem mais poderosa que a minha, que nem sei se conseguirá encarar um trapunto e o crochê.

Como não deu tempo de fotografar tudo, fotografei só o meu preferidinho: as flores de richelieu (amo este tipo de bordado).

Vejam se não fica linda uma flor destas entre a xícara e o pires? Gente, esta xícara é cenográfica tá, aqui em casa não somos chiques assim não. Mas tem gente que eu conheço e que vai amar ganhar um jogo desses. Natal chegando, presentinhos a caminho...
E uma toalhinha de bandeja então? Isso eu uso aqui em casa e com mais 3 fileiras dessas eu terei uma toalha novinha. É só unir as flores pelas pontas das pétalas e voilà.
Das 10 flores que já fiz, só 50% passaram pelo meu controle de qualidade. Numa hora esqueço de apertar o bastidor que abre no meio do bordado, na outra a linha quebra e esqueço de voltar alguns pontos antes de reiniciar, mas agora já estou começando a ficar esperta.
Na minha máquina demora cerca de 30 minutos do início ao fim da flor, o bordado é feito em duas fases e após a primeira tem que recortar o miolo e em volta das pétalas.

E então, gostaram da minha descoberta da semana? Eu estou empolgadíssima.

Bjs a todos e uma excelente semana.

quinta-feira, outubro 25, 2012

CONFEITARIA BÁSICA

Olá pessoal, finalmente fomos para a cozinha e colocamos a mão na massa (literalmente). Continuo adorando a experiência, ainda bem, porque eu já estava ficando com fama de "fogo de palha" de tantos cursos que começo e não termino, mas é que já passei da idade de fazer coisas por obrigação e se eu não gosto de algum deles abandono mesmo.

O único ponto negativo do curso é que ficamos em pé por 5 horas seguidas e para quem trabalhou sentada a vida toda, isso resulta em dores terríveis nos pés, mas acho que o pior foi no primeiro dia, hoje é o terceiro e já melhorou (acho que estou sendo otimista). Ainda que eu não aprenda nada de confeitaria, no mínimo aprenderei a manter o esqueleto em pé. rsrs.

É bem interessante ver o tamanho das coisas naquela cozinha, tudo é gigante aos meus olhos de dona de casa. A lata de leite condensado tem 2.600gr, o saco de farinha pesa 50kg, o vidro de essencia de baunilha ter 1 litro e por aí vai.

As receitas também são grandes, é até engraçado fazer 15 bolos de 750g de uma só vez. Hoje usamos 1,2kg de claras e 800gr de gemas em um bolo mármore.

A batedeira é enorme (quase não aguento com o peso do batedor de raquete), assim como o liquidificador, as assadeiras, os rolos de esticar massa, enfim, é tudo novidade aos meus olhos curiosos.

O trabalho também é grande. Somos em 11 alunos e todos fazem um pouco de tudo, desde pesar os ingredientes e preparar as receitas até lavar a louça, guardar e higienizar as bancadas. 

Mas chega de conversa que já é tarde e eu vim mostrar o que fizemos nos 2 primeiros dias. Obviamente eu fotografo tudo (só para não perder o costume rs).

Vale lembrar que o curso é de confeitaria básica e por isso produzimos receitas tradicionais, aquelas que encontramos em qualquer padaria, mas que são muito boas. O nome da receita está na própria foto.







Le Cordon Bleu que me aguarde rs.
Curiosidade: um curso no Le Cordon Bleu com duração de 9 meses custa a bagatela de EUR25.000 (sim, você leu euros mesmo), mas não se assustem, eles parcelam em 10 vezes e o material esta incluso rsrs. (Ô dó!)

Voltando à realidade dos cursos que consigo pagar (ainda que parcelados), dia 5 começo o de  fotografia profissional. Ainda não sei como darei conta dos 2 (o de confeitaria vai até o final de novembro), mas a cada dia que passa eu tenho a certeza de que, de todos os meus hobbies, fotografia é o que mais me fascina. Amo fotografar.

bjs a todos e darei notícias quando tiver mais fotos.

sexta-feira, outubro 19, 2012

FOTOS

Pica-pau do peito amarelo ou pica-pau do campo que mora no abacateiro do vizinho da chácara.












quinta-feira, outubro 18, 2012

DIA DAS CRIANÇAS

No dia 12 eu estava viajando, mas comemoramos na segunda-feira. Sempre digo, porque acredito nisso de verdade, que as crianças são a alegria do mundo.
  









  


terça-feira, outubro 16, 2012

BOLO DE LIMÃO

Estou com mania de fazer bolos, aliás, há muito tempo eu ensaio para fazer um bolo de limão (com aqueles limões sicilianos, lembram-se deles?). Pois é, depois que fiz o bolo de maçãs da Rita Lobo, que a Rosana Sperotto me mostrou, acabei comprando o livro "Panelinha" (da Rita) e lá tem uma receita de bolo de limão que é tão macio que é impossível dimensionar em palavras, só provando mesmo...

Talvez seja tão gostoso porque leva um tablete de 200g de manteiga. A receita está lá no site do Panelinha: BOLO DELÍCIA DE LIMÃO (e é delícia mesmo!)
Aí vão as fotos meu bolo:


Ficou bom...
Estou com muitas fotos para postar mas não está dando tempo de selecionar. Por enquanto vou só fotografando mas assim que der eu posto. Quanto às aulas de confeitaria, ainda não entramos na cozinha, acho que a professora está querendo nos torturar...rs.
bjs a todos e uma ótima semana.

PROJETO BORBOLETA

Oi pessoal, como eu havia previsto, estou realmente com o tempo curtinho mas vim para falar das borboletas. Outro dia a Gi saiu da escola com um potinho cheio de folhas de manacá e uma lagarta preta e amarela dentro, presente de uma amiga da escola.

Ela estava toda feliz dizendo que a lagarta se transformaria em casulo e depois em borboleta. Não sei ao certo até que ponto ela sabia do que estava falando mas aquele entusiamo me contagiou e diariamente ela me posicionava sobre a iminente metamorfose.

Como minha sogra tem um pé de manacá que estava com centenas de lagartas, resolvi criar algumas em casa também e mais que isso, dei 2 de presente para uma amiga que tem um filho pouco mais velho que a Gi. Minha amiga quase morreu na hora em que viu o "presente" e eu me lembrei que devo perguntar antes de dar "presentes" inusitados. (desconfio que me falta noção rsrs). E foi assim que fiquei sabendo que minha amiga tinha um certo trauma dos bichinhos, mas no final das contas acho que a ajudei a superar o medo e ela  levou as lagartinhas para casa e depois de alguns dias me enviou um e-mail dizendo, entre outras coisas, o seguinte:

Mamélia, que presente lindo você deu.
As lagartas estão se transformando...
Primeiro comeram bastante e ficaram bem gordinhas.
Depois uma delas ficou encolhidinha na tampa, no dia seguinte pendurada na tampa (vi isso antes de dormir) e no outro dia já estava casulo.
A outra está indo para o mesmo caminho.
Estamos maravilhados com tudo isso.

A experiência foi bem legal, das 6 lagartas que ficaram em casa, já alçaram voo 4 borboletas, uma ainda está no casulo e última lagarta, ainda um filhotinho, deve demorar um pouco para se transformar.




As borboletas andam sumidas por aqui, espero que estas que nasceram se multipliquem muitas vezes.
bjs a todos

sábado, outubro 06, 2012

SEPARANDO CLARA E GEMA

Olá pessoal, lá se foi a primeira semana de curso e estamos quase chegando à cozinha. No último post não deu tempo de falar sobre o curso, estou fazendo Confeitaria Básica no SENAI com uma turma super bacana e bem heterogênea. A faixa etária vai dos 20 aos 52, as profissões são as mais diversas e muitos estão desempregados ou tentando entrar para o mercado de trabalho pela primeira vez. Tem ex bancário, analista de sistemas,  D.J., donas de casa que optaram por se dedicar aos filhos pequenos e agora querem trabalhar, aposentados que não tem o que fazer (brincadeirinhaa, aposentados tem muito o que fazer, baseiem-se em mim kkkk), bailarino, gente que já trabalha em casa com doces, bolos, etc...

Este é um curso profissionalizante voltado para quem pretende conseguir emprego na área, montar um pequeno negócio ou simplesmente saber como se faz. A primeira semana foi de integração e vocês não imaginam como tem sido enriquecedora essa convivência. Estava com saudade do relacionamento com pessoas fora do meu círculo de amizades. Isso é uma das coisas que mais sinto falta do tempo que eu travalhava. Amo gente, adoro conversar e saber como as pessoas vivem e encaram o mundo.

Estou me sentindo uma jovenzinha de 49 anos (tamanho de adolescente eu tenho rs). Usamos uniforme do SENAI, tênis ou bota (tem que usar calçado fechado) e na hora do intervalo todos se reúnem na mesa do pátio para tomar a merenda oferecida (1 lanche, 1 futa e um suco). É muito engraçado reviver a experiência de estudar e seguir normas, lá não tem aquela liberdade de um curso superior, é claro. Estou adorando e o SENAI é uma instituição admirável, tudo muito limpo, organizado e eficiente. É até bonito de ver, visitamos a escola toda e nunca imaginei que uma oficina de fábrica fosse tão limpa e organizada. As bancadas são arrumadas mesmo enquanto os alunos estão aprendendo.

Muito bacana mesmo e já que falei de confeitaria, há algum tempo encontrei este vídeo, no mínimo curioso, sobre como separar a clara da gema, achei tão original que vou compartilhar. Mas ainda prefiro o método tradicional. rs



E por falar em método tradicional, no link abaixo tem o vídeo da Rita Lobo onde lá pela metade ela ensina como se separa a clara da gema. O vídeo é bem engraçado e é o primeiro da série "Rita, Help", são ótimos para os novatos na cozinha, especialmente para aqueles que não sabem separar a clara da gema rs.

Gostou? Então assista também o Rita Help II. Acho que a Rita dispensa apresentações, mas se alguém ainda não conhece, é a símpatica, bem humorada e linda ex-modelo (deu pra notar que sou fã?), fundadora do site Panelinha (tem link para ele na barra lateral do meu blog), autora de vários livros de receitas e crônicas e apresentadora do Cozinha Prática do canal pago GNT. Para quem não tem tv paga é possível assistir os programas e ter acesso às dicas AQUI no site do GNT.

 
bjs a todos, semana que vem darei notícias sobre a experiência na cozinha. Ai ai ai, estou super ansiosa, não vejo a hora de começar.

terça-feira, outubro 02, 2012

1, 2, 3...NÚMEROS EM TECIDOS




A Gigi sabe contar há algum tempo e também já está diferenciado os números. A Bibia está começando agora. Então a vovozinha aqui resolveu fazer os números em tecido e deixar  na mesinha da sala, local preferido das duas para desenhar. Vamos ver o que acontece.

Há tempos eu tenho guardado este link do Chez Beeper Bebe com um tutorial de letras em tecido e resolvi aproveitá-lo para fazer os números. 

Inicialmente eu pensei em fazer um número de cada cor, mas minha filha me alertou que aí elas iriam associar o número e a cor e talvez o resultado do aprendizado não fosse dos melhores, então fiz com uma só estampa (mas com várias cores hehehe). Quando fizer as letras acho que aí não teremos esse problema pois serão muitas. Os próximos que pretendo fazer são as formas geométricas.

Usei a fonte Arial Black 450 para digitar os números mas não imprimi porque desconfio que isso esvaziaria o meu cartucho de tinta, copiei da tela do computador. Os números ficaram com 10cm de altura.e aprox. 9cm de largura.
 Da próxima vez quero usar duas camadas de "recheio" pois acho que ficariam mais bonitinhos se fossem mais gordinhos. Usei nylon acoplado (acho que é isso)
 Fazer o sanduíche e riscar os números do lado direito do tecido.


Pessoal, minha frequência no blog deve diminuir bastante nos próximos meses, pois até dezembro farei 2 cursos e estarei sem tempo de produzir coisas para mostrar aqui. Um deles começou ontem e por este motivo fiz as letras na maior correria hoje cedo.

Bjs a todos e um Feliz Natal!!! hahaha, brincadeirinha, devo aparecer bem antes disso...

FEITO NO BRASIL