sábado, junho 09, 2012

RECICLANDO (REMENDANDO) COM FELTRAGEM

Outro dia vi um post no blog Saladala e fiquei com uma vontade enorme de fazer feltragem. A primeira vez que li sobre essa técnica foi no Superziper em 2008 e naquela época era difícil de econtrar o material no Brasil e quando se encontrava era por um preço bem salgado. Depois de um tempo as lãs e agulhas começaram a aparecer nas feiras de patchwork mas eu já não estava mais tão interessada no assunto.

Agora a vontade ressurgiu e por coincidência a Gi estava com uma calça furada no joelho e resolvi testar (adoro um remendo hehehe). O efeito ficou bem legal e parece que ficou resistente. Não sei se vai aguentar muito tempo no joelho da nossa serelepe, mas que ficou fofo ficou. Depois eu conto da durabilidade.

AQUI tem o link para tutorial que eu segui, mas como fotografei o meu, aqui vai:

Material: 
1 pedaço de espuma ou isopor bem firmes (desses bem densos que vem em embalagens de eletrodomésticos)
lã 100 natural (fio penteado)
1 agulha para feltragem
1 molde de biscoito no formato desejado

 Coloque a placa de isopor (ou de espuma) embaixo do local onde deseja fixar a figura de feltro e centralize o molde.
 Preencha o molde com a lã
 Comece a furar sobre toda a superfície. O isopor (ou a espuma) é importante nessa hora pois absorve o impacto da agulha e possibilita que a lã se infiltre na trama do tecido.
 Ficará assim
 Retire o molde e se necessário coloque mais lã nos locais onde ficaram falhas. Fure mais um pouco até que a lã tenha fixado bem no tecido.
 Umedeça levemente a figura feltrada e passe com o ferro na temperatura indicada para lã.
Fica assim
 Agora preciso fazer outro para esconder a manchinha marrom ao lado do coração. rs
 E lá vai ela testar a resistência do remendo da vovó. Ela gostou tanto que até beijou o coração. rs

Minhas filhas adoraram o efeito e já estão pensado em colocar nas roupas novas também.

Já falei de remendo AQUI, quando consertei minhas fronhas em 2009 e até hoje estão em uso.

bjs a todos e ótimo restinho de final de semana.

7 comentários:

  1. Muito legal ver tuas dicas de reaproveitar coisas.
    Estamos em época de tudo descartável, como se realmente o mundo fosse uma fonte inesgotável de tudo.
    Parabéns querida. E que belo exemplo para as meninas.
    Bjs e bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Remendo muito charmoso, essa vó é tudo de bom ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei isto, já coloquei no meu Pinterest.
    Ainda estou tatiando comentários em blogs.Vamos ver se não erro, muito! rs
    Abraços
    Regina

    ResponderExcluir
  4. Que máximo, adorei...vou comprar uma camisetinha e fazer para mim, será que dá certo?
    obrigado por dividir
    que linda beijando o coração...rs...isso não tem preço
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que legal !!!
    Agora os furinhos que se cuidem...a idéia é sensacional!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Tenho várias camisolinhas de algodão, minhas e das minhas filhas, super básicas e confortáveis mas que, após umas quantas lavagens, apareceram com uns buraquinhos minúsculos mas que se notam quando vestidas. Se por um lado não estão em condições de serem usadas em público, por outro custa-me deitá-las fora por serem quase novas, então têm estado ali para um canto à espera de solução. Vou experimentar fazer isto numa delas a ver se corre bem!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL