segunda-feira, janeiro 14, 2013

SUPERFICIALIDADES DA VIDA MODERNA

Final de semana sem TV, com chuva, friozinho e assistindo Casablanca, no computador, porque quando digo que fiquei sem TV, foi sem o aparelho mesmo e não apenas sem sinal. Na verdade foram 4 dias que serviram também para pensar sobre quanto tempo eu tenho aproveitado mal nos últimos anos. Eu sou louca por coleções e tenho uma da Folha de S.Paulo com clássicos do cinema. A coleção é de 2009 e acreditem, dos 15 DVDs  que eu tenho (são 20 no total mas não sei se esqueci de comprar o último lote ou se ele está perdido em um dos triângulos das bermudas aqui de casa), uns 10 ainda estavam lacrados e os que estavam abertos eu ainda não tinha assistido. Um verdadeiro absurdo, prática comum a considerar os inúmeros livros de artesanato/costura que enfeitam a minha estante. Os livros, que embora não estejam lacrados, estão sem o uso que eu imaginava fazer deles e depois de apenas folheados foram morar lá e raramente saem para um pequeno passeio. Desperdício, eu sei e não gosto disso, embora não tenha feito muito para mudar o panorama.

Não sei se é só culpa da internet, mas vejo muita gente reclamar que ultimamente não se consegue mais assistir um filme inteiro, falta paciência. Já não se conta estórias para as crianças, a tv tem desenhos ótimos e assim sobra tempo (pra que mesmo?). Dos jornais só se leem as manchetes, das revistas só se olham as fotos, lê-se muitas receitas mas na hora de comer é mais fácil um nada nutritivo semipronto. Talvez seja exagero, mas às vezes tenho a impressão de que, ao contrário do que imaginamos, estamos perigosamente nos "emburrecendo" com tantas e superficiais informações.

Mas, devaneios à parte, o filme Casablanca é excelente e dura mais que 1 hora, tempo absurdamente grande para quem ultimamente se contenta (e gosta) com bobagens ultra rápidas da internet. O filme me fez relembrar as aulas de história pois se passa na década de 40, em meio à Segunda Guerra Mundial. Muito interessante ver os figurinos da época, a beleza sem chapinhas de Ingrid Bergman, a elegância de Humphrey Bogart e principalmente o charme que um filme em preto e branco continua tendo.

A partir de agora pretendo voltar a assistir filmes, ler mais livros e produzir mais coisas demoradas. Legal saber quem foi para o paredão ontem,  mas é bom contrabalancear com coisas mais consistentes e que exijam mais, não só da massa cinzenta, do corpo também. rsrs

bjs a todos e aí vai um pouco do final de semana de muita chuva e comida nada light, mas deliciosa, que o friozinho recomendou.

Colhemos bastante quiabo, adoramos! Aqui cozidos no vapor e temperados com limão, cheiro verde, azeite, sal e pimenta (do reino). Gosto de servir gelado Detalhe da flor do quiabo.
Carne seca de panela com molho de tomate cereja, abóbora refogada e arroz.
Bateu um saudosismo daquelas festas de casamento do meu tempo de criança, quando serviam batatinhas condimentadas e pão com bife na chapa.
 Desejo realizado, ou quase, faltou a batatinha mas acrescentamos cebolas.
 Pão fresco e vinagrete sem vinagre(cebola, tomate, cheiro verde, azeite, limão, sal e pimenta-do-reino)
 Mais bife e cebola.
 Comeria mais um desses hoje.
Para aproveitar o arroz que sobrou, refoguei bacon, cebola, acrescentei o arroz, cheiro verde, azeitona e farinha de mandioca. Super "light" rsrs
 Numa rara trégua da chuva, um céu incrível ao anoitecer.

7 comentários:

  1. Vendo essa postagem e pensando, ultimamente também tenho pensado muito sobre o que tem me afastado dos filmes bons e da leitura, comecei a ler um dos livros guardados e nunca lido.
    BJO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo Edna, mas nunca é tarde para retomar bons hábitos. bjs

      Excluir
  2. oi Maria Amélia
    saudades do teu cantinho inspirador
    sabe que tu tem plena razão
    senti isto quando fiz uma viagem maravilhosa
    sem net , e chegavamos tão cansados em casa que nem ligavamos a tv
    e prometi que teria mais tempo
    mas o que acontece comigo e com minha familia
    nos sentimos numa prisãoneste apartamento
    pra nos não é vida, não existe vida se jardim, sem arvores , sem este teu fogão
    então nosso passatempo é a net, é a tv - ah mais isto eu tenho paciencia
    adoro um filme , me distraio lendo liros meus croches
    e este teu sanduiche
    ohh my
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, imagino, vc é como eu, tem que ter quintal ou jardim em casa, nem que seja só para olhar as plantas. Vai voltar p o sul? bjs

      Excluir
  3. Olá amiga, tenho um blog sobre artes em geral, o Agulha e Tricot by Tita Carré, já visitastes?tens interesse em trocar links,funciona assim, eu coloco o seu link na barra lateral do meu blog e vc coloca o meu na sua barra lateral, se tiveres interesse entre em contato comigo.
    Estou fazendo um sorteio no meu blog de uma sacola cheia de produtos da Círculo, participe,beijokas

    http://www.titacarre.com
    http://agulhaetricot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quanta delícia!

    Você tem toda razão em seus comentários e precisamos sempre de um beliscãozinho para acordar.

    super beijo e Feliz 2013!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Não dá pra resistir...gostinho de infância!!
    Bjus

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL