terça-feira, julho 24, 2012

BISCOITOS DE LIMÃO SICILIANO


Engraçado como uma coisa puxa a outra e falando no pé de limão no post anterior, resolvi dar destino ao primeiro limão que colhi do meu pezinho particular  plantado no vaso no meu quintal. Vocês se lembram da minha dúvida quanto a "O que fazer com meus preciosos 3 frutos?" Pois é, essa foi a primeira receita e achei 10.  Recebi algumas sugestões deliciosas (que agradeço imensamente) e ainda farei um bolo, mas hoje resolvi fazer os biscoitos que encontrei  no blog temperandoavida.com.br e a qual recomendo muitíssimo e acho que dá para fazer tranquilamente com outro tipo de limão ou até mesmo laranja.

Segue a receita na íntegra:

---------------------------------------------------------------------------------------
Biscoitos de limão siciliano recheados com doce de leite

Ingredientes
Massa:
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 ½ xícara de amido de milho
75 gramas de açúcar
½ colher de sopa de fermento em pó
175 gramas de manteiga
1 colher de sobremesa de raspas de limão siciliano

Como Fazer
Misture todos os ingredientes e abra com um rolo sobre uma superfície enfarinhada.
Corte rodelas com uma forma de biscoitos ou com a boca de um cálice. Coloque as rodelas em um tabuleiro untado e enfarinhado e leve ao forno até começarem a dourar. Retire e deixe esfriar.

Recheio:
1 lata de leite condensado cozido.

Como fazer:
Case cada 2 biscoitos com o doce de leite e polvilhe com açúcar de confeiteiro
---------------------------------------------------------------------------------------

Minhas observações:
Devo dizer que acrescentei um pouco de limão espremido à massa pois queria sentir o sabor do limão mais acentuado. Foram apenas algumas gotas, o suficiente para dar mais liga à massa. Também acrescentei (apenas na decoração) pedacinhos do mesmo limão (desidratados no microondas) e eles foram essenciais para dar aquele toque de sabor. Recheei com um restinho de doce de leite e como era pouco, recheei alguns com a goiabada que fiz este ano. Abrimos o último vidro no sábado...

Esse era o limão que eu já havia colhido há uns 15 dias e não consegui usar antes.
 Ralei superficialmente para não ficar amargo e rendeu aprox. 1 colher de sobremesa.
 Metade do limão eu usei para fazer limão desidratado e enfeitar (e principalmente dar sabor) aos biscoitinhos assados.
 Depois de 1,5 minutos no microondas (2 vezes) eles ficaram assim. O tempo depende de cada microondas e do gosto do freguês. Aí foi só acrescentar açúcar cristal e deixar um pouco no sol.
 A massa ficou assim, uma massa lisa e bonita, boa de trabalhar.
 Aí foi só esticar e cortar. Eu usei cortadores em formato de coração e redondo. Também tentei com formatos de bichinhos mas eles se quebraram facilmente, os biscoitos são muito delicados.
 Estes eu deixei sem recheio para sentir bem o sabor do limão. Polvilhei açúcar de confeiteiro e salpiquei com pedacinhos do limão desidratado. Vou falar: a receita está aprovadíssima. Só tomem cuidado que eles assam rápido e tem que virar para tostar do lado de cima também.
 Agora restam só estes 2 e preciso dar jeito logo neles. Eles estão enormes, bem maiores do que o que usei hoje. 15 dias fizeram muita diferença para o crescimento deles.
bjs a todos.

6 comentários:

  1. Olá tudo bem, peguei a receita, tenho um pé desse limão e todo ano me preparo pra fazer doce em calda, mas a correira nunca faço agora achei uma coisa pra fazer que da´menos trabalho essa bolachinha. Minha mãe que fazia o doce.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mamélia
    Deve ser muito bom mesmo...quero fazer também!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  3. Meu deus... Deu tanta água na boca, que babei. :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma utilidade para o meu limoeiro!

    ResponderExcluir
  5. Vi a receita e decidi experimentar, ficaram uma delicia e super fofos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL