quarta-feira, fevereiro 27, 2013

TRIGO EM GRÃO E PRESENTINHOS GOURMETS

Dia desses eu vi alguns vasinhos com grama no Blog Barra Doce, ideais para esconder ovinhos de Páscoa e decorar a casa ou mesmo a mesa do almoço de Páscoa. A graminha era na verdade, sementes germinadas de trigo em grão.

Vejam só que belezinha, a foto abaixo é do Blog Make and Takes. Não é demais?

E lá fui eu para comprar o trigo e preparar uma pequena surpresa para as crianças. As minhas começaram a germinar hoje, vamos ver se ficarão bonitas. Por enquanto fiz só um vaso, na verdade uma xícara linda que estava com a asa quebrada e como fiquei com pena de jogar fora, colei a asa e uso como cachepot.

Como comprei 500g de trigo e obviamente não vou plantar tudo isso, resolvi dar a ele o uso culinário apropriado. No verso da embalagem tinha as instruções para cozinhar os grãos. Depois de cozidos eles ficam arredondados e arrebentam, rendem uma salada maravilhosa e que proporciona uma sensação de saciedade incrível. Quando eu almoçava em restaurantes vegetarianos essa era uma das minhas preferidas, mas nunca tinha feito em casa. Daqui pra frente pretendo fazer sempre e recomendo.

Para quem não conhece, olha só a diferença entre o trigo cru e cozido:
O meu prato de hoje ficou assim
Eu estou precisando muito de uma dieta, porém não sei dizer o quanto isso é calórico, mas ficou divino: Hambúrguer caseiro que eu já dei a receita AQUI. Um ovo frito para estrear a flor de sal com aipo que ganhei da minha cunhada, folhas verdes, tomates e salada de trigo (com cebolinha verde, limão, azeite, pimenta-do-reino e sal). Para acompanhar, laranjas (amo).

Esta é a flor de sal. Minha cunhada e cunhado foram para Morungaba, aqui perto de Jundiaí, e me trouxeram de presente. Lá tem uma empresa que fabrica temperos diversos e muito bons. Eu já havia visitado uma vez, na época fomos comprar geléia de pimenta para presentear alguns executivos da empresa onde eu trabalhava. Era a época em que passava uma novela chamada "Chocolate com pimenta" e a geléia era uma novidade muito apreciada.
Outro presente que eles trouxeram foi esse moedor de pimenta super prático. Eu adorei e por isso resolvi mostrar. A gente retira a tampa verde do frasco de pimenta e rosqueia a parte prateada do moedor nele. Aí é só girar a parte vermelha e pronto, pimenta moída na hora. Além de prático é uma graça. Adorei os presentes.
bjs a todos

11 comentários:

  1. Maria Amelia:moro em SP, tenho casa em SerraNegra sempre que passo por Jundiai lembro de vc, vc sabe onde fica a loja de temperos e Morungaba?. Ah! Adoro seu blog, suas receitas. Super abraço Marai Rita.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marai Rita, o site deles é este aqui http://www.ciadaservas.com.br/onde.php, tem o endereço e telefone lá. Eu adoro Serra Negra. Que bom que você gosta do meu blog. bjs.

    ResponderExcluir
  3. Maria Amelia: Obrigado pela sua atenção, assim que for pra lá passarei para conhecer. Um abraço Maria Rita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Rita, passe sim pois vale a pena, qd fui era uma loja pequena (faz mt tempo), mas os produtos são excelentes. A cidade é muito pequena e tranquila. Tome cuidado com o radar logo na entrada. Acho que a velocidade é 50km. A maior receita do município são as multas.

      Excluir
  4. É isso mesmo Maria Amelia, pois eu já levei varias multas naquela avenida. Entrei no site ontem, e vi que em Sn tem uma lojinha, que bom!. Mas mesmo assim quero conhecer a de Morungaba.Obrigado mais uma vez, e tenha um lindo dia. Abraços Maria Rita.

    ResponderExcluir
  5. oi Mamelia
    humm isto me lembru e me deu vontade de fazer novamente
    eu fazia muito em Minas
    com os alpistes que dsitribuia para as passarinhadas do meu jardim
    e com o trigo fica mais grossinho
    e alias eua doro trigo
    este teu prato é tudo que eu gosto
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  6. Maria Amélia,amei a ideia da grama de trigo, não vejo a hora de comprar pra ver como fica,valeu a dica...seu blog é lindo...

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Adorei as dicas, esse trigo tá com uma cara ótima.
    Também tô precisando de uma reducação alimentar urgente.
    Um ótimo final de semana!
    Káren

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,Mamélia
    também adoro essas guloseimas naturais, já fui tempo atrás bem mais natureba que sou hoje. A gente se deixa levar por facilidades e rapidez.
    Mas ainda compro esse trigo já cozido no vapor como diz a caixa ( Yoki ), é prático e na quantidade ideal.
    Os vasinho ficam lindos mesmo com a germinação do trigo vale fazer.
    bjão e uma ótima sexta
    Mari

    ResponderExcluir
  9. Maria Amélia bom dia muita paz!
    Amo seu bolg, estou sempre visitando!!
    Gostaria de saber : O que flor de sal!
    È algum tempero, porque eu nunca vi?
    Meu E-mail: tina@foa.unesp.br
    Meu abraço carinhoso e muito obrigado por compartilhar!!beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Oi Mamélia!
    eu sou super fã de salada de trigo, acho das coisas mais deliciosas nesse calor!
    E queria te agradecer por compartilhar sobre o sofá comprado via internet... já estava achando que não ia rolar mesmo!
    Bj,
    Ana

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL