terça-feira, setembro 20, 2011

PÉ DE GELÉIA

Este é o nosso pé de geléia, ops, de amora! Nosso ilustríssimo, lindo, querido e generoso pé de amora (deu pra notar que adoro ele?). Como vocês podem ver, ele fica em uma área com declive acentuado, e com o chão forrado de amoras eu fico literalmente sambando enquanto apanho as bonitinhas.
Eu não sei se vocês já foram apresentadas a um pé de amora, mas eu acho que essa deve ser a mais generosa das árvores frutíferas. Ela é super flexível e se você puxar o galho ele se abaixa para facilitar a colheita.  
Aqui estão as amoras que este ano, apesar da falta de chuva, estão bem graúdas e justamente pela falta de chuva, mais doces do que nunca.
Estendi uma toalha velha para salvar as que caem e resolvi ficar descalça para sentir a textura de algo além dos calçados que de tanto que a gente usa parece até que já fazem parte do corpo.
 A meleca foi grande mas a sensação de pisar na terra e no mato são tão boas que me senti uma criança.
 E depois da colheita foi como se tivesse pisado uvas para fazer o vinho (quase...).
 O trabalho compensou e depois de pesadas descobri que colhemos 2 kg.
 1,6 kg se transformou em 5 potes de geléia (1 já se foi de presente). O restante foi consumido in natura.
 Eu não sou lá essas coisas na cozinha mas a minha geléia....hummmm
 Domingo colhi mais 800g, espalhei em uma assadeira e levei para congelar em aberto. Depois de congeladas armazenei em um saquinho. Ficaram assim, congeladas e soltinhas.
 Aproveitando também a safra de morangos, por aqui eles custam bem barato. Estes eu lavei, sequei e congelei da mesma forma que as amoras.
 Alguém aí tem aquela receita de torta da vovó Donalda? Eu quero muito fazer e colocar na janela para sair aquela fumacinha que faz os personagens da estorinha levitarem. É sério, se alguém tiver me passa, please!
 Aproveitei para colher as rosas...
 ...que tiveram que brincar de mudar de vaso.
 A cor de rosa veio para a velha (e linda) licoreira que perdeu a tampa´e virou vaso.
 E depois de tantas fotos foi descansar na bandeja, pertinho da outra licoreira.
bjs

22 comentários:

  1. Bom dia Mamélia.
    Fiquei babando pela colheita de amoras, pelas amoras em si e pela geléia das mesmas.
    Que privilégio hem? Colher e fazer.Isso é pra poucos. Ainda bem que sei que voce valoriza demais isso.
    Parabéns pelas fotos, parabéns pela geleia e parabéns pelo amor por nossa natureza.
    bjão e uma linda terça
    mari

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Amélia... eu amo amora... tenho um pé pequeno em casa... que só deram algumas e muito azedas... será que com o tempo elas adoçam...
    Essa geléia deve estar divina...
    Tenha um belo dia...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, q lindo!
    poder colher de casa, e ainda por cima se deleitar saboreando, bom demais!!
    estou seguindo seu blog,
    q fotos lindas!!
    Sou arteira, e estou começando a costurar. Faço tricô, crochê, ponto de cruz, fuxico, etc etc.
    Bjs.

    Meu blog:
    http://lojinhavirtualdaluisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Maria Amelia que delicia!!!
    Geléia de amora é maravilhosa né?
    Ai que delícia poder colher do pé e fazer sua propria geléia e ficar com os pés vermelhos hahah

    um bjo

    ResponderExcluir
  5. Adoro amoras, lembro de um pe enorme que tinha no quintal da casa da minha mãe, a gente ficava assim que nem você, toda pintada de amora. Agora tenho vários pés lá no sítio, são muito doces e suculentas. Já fiz muita geléia, agora faço suco e as mais pretinhas, que são as mais doces, como puras, com cabinho e tudo. Tuas fotos estão lindas. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  6. Rsrs, eu gostei do título da postagem...tem um pé de amora numa praça aqui perto de casa. É linda a árvore, difícil é chegar lá a tempo de colher algumas frutas...é disputadíssima!
    Geléia de amora é a minha preferida!

    boa semana.
    bj

    ResponderExcluir
  7. Ô MôPai!!! Eu que amo amoras e geléias bem que podia ter ido dormir sem ver esse post, né!! Judiaria totaaalll!!! ;oD

    Xerinhos, frô!!
    Paty

    ResponderExcluir
  8. Menina, deve ter ficado mesmo uma delícia.... que luxo esse seu, de ter um pé de frutas assim no seu quintal...
    As fotos ficaram perfeitas....
    Seu eu morasse mais perto...... acho que iriam colher com você..
    beijos
    Telma

    ResponderExcluir
  9. INVEEEEEEEEEEEEEEEEEJA....!!!

    Tudo perfeito como sempre, a neta está incrível.

    Super beijo

    Loredana

    ResponderExcluir
  10. Ai Ma, voce podia ser minha vizinha, daí a gente trocava amoras por alface....kkkkkk.
    Minha horta ta cheinha de alface bem verdinhas!!!!! E amo geleia, ainda mais caseira e bem fresquinha...
    Beijinhos

    Marcia Gullo
    http://blogdagullo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Deu água na boca ... hummmmm.

    Que vida, hein?!

    Bjo

    ResponderExcluir
  12. É SABOROSO SÓ DE OLHAR. IMAGINE ESSA GELÉIA COM PÃO CASEIRO FRESQUINHO, E CAFÉ COM LEITE. HUMM!!!
    GOSTO DE PRESTIGIAR AS SUAS FOTOS, SÃO INSPIRADORAS. BJS. MARIANE.

    ResponderExcluir
  13. obrigada pelas palavras meninas. Super beijo

    ResponderExcluir
  14. Ai que delícia! Voltei a uns anos atrás agora... Gosto muito de amoras, mas acredita que tem uns 15 anos que não como? Aqui os pés de amora sumiram, não encontro para comprar, não sei o que houve...
    Quando era mais nova, tinha pé de amora pra todo lado, eu vivia catando, tirava do pé e vivia com a boca e as mãos manchadas, hehehe... bons tempos...

    Linkei seu post do tutorial do favicon no meu post de hoje, ah, e deu certo! Demorou um pouco atualizar mas olha lá minha figura linda!

    Mamélia, o mosaico desta semana é sobre atelier, canto de trabalho, materiais de artesanato... Queria te pedir para participar! Please!
    Coloca aqueles seus posts lindos onde mostra tecidos, máquina de costura, botões...
    Ficaria muito feliz te ter você lá e com certeza enriqueceria muito o mosaico.
    Um lindo fim de semana!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  15. Mamélia, que colheita generosa foi essa. Então sem chuva elas ficam mais doces é? Aqui também estão ficando pretinhas, prontas para a colheita! Adorei as fotos dos seus pés se deliciando em contato com a natureza. E a netinha é muuuuito linda! beijos!

    ResponderExcluir
  16. paseando pela net te enconteri e adorei seu cantinho
    amiga faz tempo nao vejo amora amo essa frutinha doce deve ser uma delicia
    ja virei sua seguidora bjo

    ResponderExcluir
  17. Demais!!!!!!!!vovó donalda então...quero um pedaço dessa torta....kkkkk

    ResponderExcluir
  18. Meu sonho de consumo é ter um pé de amora e um fogão a lenha, um dia vou conseguir! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Boas lembranças, bons sabores e belíssimas cores!
    Gostei de achar o teu blog.

    ResponderExcluir
  20. Olá,Maria Amélia!
    Já voltei pra te visitar, e olha que surpresa(literalmente) deliciosa... Uma maravilhosa colheita de amoras!
    Fiquei encantada e saudosa... Lembrei logo da árvore de amoras que havia onde minha querida avó materna morava! E tantas lembranças saborosas inundaram a minha alma...
    Infelizmente ainda não temos nenhum pé de amora aqui no nosso quintal... Não que eu não tentasse, mas houve um tempo em que não sabíamos se iríamos continuar morando aqui, e resolvemos esperar mais um pouco para plantar uma muda... Mas depois que vi este teu lindo post, me reacendeu este sonho... Quem sabe ainda não plantamos uma amoreira ainda este ano? (Rs...) E a primavera nos chega assim... Nos inspirando e nos encantando!
    Te agradeço,minha querida, por esta maravilhosa inspiração!
    Beijo grande pra ti e uma primavera de sonhos para todos nós!
    Teresa
    ( do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  21. Quanta delícia! Post lindo! Adorei!
    Beijossss

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL