segunda-feira, maio 23, 2016

LIMONCELLO CASEIRO


Eu ainda não fiz, mas gostei dessas duas receitas. Nessa mesma linha acho que dá para fazer Cointreau caseiro também, com cascas de laranja.

A primeira receita (originalmente em inglês), descrevo em livre e resumida tradução a seguir, com minhas observações entre parênteses:

Lava-se muito bem os limões sicilianos (tem que ser obrigatoriamente limões sicilianos bem amarelinhos) em água morna para se tirar qualquer resíduo de agrotóxicos.

Tira-se a pele, apenas a parte amarela, sem a parte branca que pode deixar a bebida muito amarga. 

Coloca-se em vidro esterilizado com álcool de boa qualidade, próprio para bebidas, até cobrir as peles de limão. (eu usuária vodka mesmo, acho mais garantido pois certa vez comprei o álcool apropriado para fazer licor de folha de Figo e ficou horrível)

Deixa em local escuro por 30 dias.

Nesse ponto, após 30 dias, acrescenta-se um pouco de xarope (em temperatura ambiente) feito com água e açúcar fervidos até formar uma calda rala.

Acrescenta-se mais álcool e deixa-se por aproximadamente 40 dias. Coa-se o líquido eliminando ao parte sólida.

Guarde na geladeira.

O link para a receita original está aqui LIMONCELLO. Quem se interessar pode encontrar aí as prováveis hipóteses de como surgiu a bebida.

A segunda receita, com os mesmos ingredientes, mas com modo de fazer um pouco diferente está no vídeo abaixo. É do Projeto Banquete, um site brasileiro que eu gosto muito.



2 comentários:

  1. Mamélia querida, vim lendo os posts de cima à baixo e parei nesse.
    Assistindo o programa Mais Você, descobri que somente o bicarbonato de sódio elimina o agrotóxico das hortaliças e frutas.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL