segunda-feira, julho 22, 2013

PÃO ESTRELA e TORTA CACHORRO QUENTE

Ontem foi dia de fazer massas aqui em casa. Passei o dia todo sem netas, filhas e genros, com tempo sobrando me bateu uma vontade de fazer pães. Resolvi fazer o "Pão Estrela" que minha mãe e minha sogra costumavam fazer há muitos anos. Como tinha salsichas em casa e dia desses vi uma receita do SESI na TV, aproveitei o forno quente e fiz a "Torta Cachorro Quente". Além disso saiu um pão salgado da minha máquina de pães que depois de um longo período encostada no armário foi e voltou do conserto e está funcionando a pleno vapor.

PÃO ESTRELA
Este pão doce é muito fácil de fazer e se não me engano era uma receita daqueles livros antigos do açúcar União. Só que tentei localizar no site deles e não consegui confirmar isso. A receita está no meu velho (põe velho nisso) caderninho.

Eu bati a massa e deixei crescer na máquina de pão. Depois abri com o rolo, espalhei 2 colheres generosas de manteiga, espalhei coco ralado seco (da próxima vez vou hidratar o coco antes de usar). Polvilhei o açúcar e aproveitei um restinho de leite condensando que eu tinha na geladeira.  Aí foi só enrolar como se fosse um rocambole
Cortei em 8 fatias mais ou menos da mesma largura.
Coloquei na assadeira redonda. Tem gente que gosta de colocar na forma de furo mas eu prefiro nessa pois gosto que se juntem e fiquem fofinhos nas juntas.
Aí foi só deixar crescer por 1 1/2 hora e assar a 180º.
5 minutos antes de retirar do forno reguei com leite adoçado com açúcar. Ficou maravilhoso. Vejam só como cresceram antes de ir ao forno.

TORTA CACHORRO QUENTE
Antes de mais nada devo dizer que não sou muito fã de salsichas, mas essa torta fica excelente.

O RECHEIO

Refogue em óleo, cebola e alho
5 salsichas cozidas e fatiadas
1 xícara de tomate picado
A receita original leva 2 xícaras de folhas de beterraba que eu substituí por 1 talo de alho poró;

Acrescente catchup e mostarda a gosto (eu usei aprox. 2 colheres de sopa de cada)

A massa que eu usei foi do meu livrinho e só acrescentei 1 colher de amido de milho à receita que eu publiquei nesse post AQUI
Coloque metade da massa na assadeira untada e enfarinhada, acrescente o recheio frio e cubra com o restante da massa. Decore com tomates e um pouco de queijo fatiado.
Asse até corar e bom apetite. Vale a pena fazer pois fica muito boa mesmo. Para comer quente ela desmancha com facilidade. No dia seguinte (caso sobre) ela fica firme e ainda mais gostosa.
Segue a receita original do SESI:

Torta de cachorro-quente

Ingredientes:

Massa:
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
sal a gosto
orégano a gosto
noz-moscada a gosto
½ xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio:
1 colher (sopa) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de tomate picado
5 salsichas picadas
ketchup a gosto
mostarda a gosto
2 xícaras (chá) de folhas de beterraba picadas
colheres (sopa) de talos de salsa
50g mussarela ralada

Modo de preparo: 

Para a massa, bata todos os ingredientes no liquidificaodr até formar uma massa homogênea. Para o recheio, numa panela, frite a cebola no óleo, junte o tomate, refogue e acrescente os outros ingredientes, com exceção da mussarela. Espere cozinhar e reserve. Num refratário untado e enfarinhado, coloque metade da massa, espalhe o recheio frio, cubra com a outra metade da massa e salpique a mussarela. Leve ao forno médio para assar até dourar.

Dica: Este prato pode ser servido na hora do lanche.

Valor calórico por porção: 317,99 kcal
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 1h

9 comentários:

  1. Bom dia, Mamélia
    Pelo visto você está a mil: nadando,andando... fazendo pães e tortas. Que Maravilha!
    Essa torta cachorro quente é a cara da minha filha mais nova: adora um enroladinho de salsicha!!!!!?
    Fácil e prática, adoro coisas de liquidificador.
    Já estou levando a receita.
    bjão e uma boa terça.
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Também adoro fazer massas, Mamélia! Mas as suas ficaram maravilhosas! Dá até para sentir o cheirinho bom... hummmmmm! Lindas fotos. Vou copiar as receitas.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Estou com água na boca!!!! Ai, Jesus!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderExcluir
  4. hum...
    que delicia, adoro pão assim com coco.
    bj

    ResponderExcluir
  5. Visualmente é uma tentação...também vou experimentar!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia, vou fazer todas tá? kkk. Adorei tudo...parabéns pela delicadeza e criatividade!!!
    Bjs
    Ale

    http://www.odivinopano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Apaixonada pelo seu blog, acabei de conhecer, é lindo
    Amei o pão estrela, dá agua na boca rsrsr

    Estou seguindo

    Te espero no meu blog...
    Desejo uma semana maravilhosa pra você

    CLIQUE AQUI E VER MEU POST DE HOJE, FICAREI FELIZ COM SUA PRESENÇA
    BJUS
    LIH

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL