quinta-feira, maio 12, 2011

MACARRÃO FEITO EM CASA


O blog está passando por um momento culinário, já deu perceber não é mesmo? Mas em breve voltarei a costurar, aliás, estou morrendo de saudades disso e, se der, ainda hoje quero terminar aquele barrado do cobertor de berço da Giovana, lembram-se dele? Daqui a pouco a Gi começa a dormir na cama e eu ainda nem terminei o cobertor de berço rsrs. Levei para alinhavar na chácara, mas as atividades culinárias não me deixaram concluir, apenas alfinetei tudo.

Empolguei-me com a cozinha e fiz macarrão para o almoço do domingo. Pensar em fazer macarrão, a massa inclusive, pode desencorajar pelo trabalhão que pareça causar, mas para quem gosta de “perder” um tempo na cozinha, esse ato pode servir para unir a família e render momentos deliciosos, únicos mesmo. Eu, minha sogra e meu marido estávamos na chácara no sábado e fizemos o macarrão em meio a conversas, boas risadas e boas lembranças de “antigamente”.  No domingo, quando o pessoal chegou para o almoço ainda rendeu muita conversa.  Minha cunhada levou uma assadeira gigante de lasanha de berinjela e por isso eu não cheguei a cozinhar todo o macarrão. Metade da produção foi de presente para quem quis levar e cozinhar em casa.
Como sempre me perguntam sobre a máquina de macarrão, tirei uma foto das embalagens para ilustrar melhor. A caixa maior é a do varal para secar massa, ferramenta indispensável, senão a massa pode embolar toda e não secar direito. É um acessório um pouco caro mas vale a pena. Antes de comprá-lo tentei várias coisas alternativas como varal de metal, ripas de madeira mas nada é tão prático como ele. Logo que iniciei o blog fiz este post AQUI com detalhes sobre a máquina e a minha opinião. Eu acho que essa máquina é excelente e não é necessário comprar o motor, que custa mais caro que a própria máquina, pois é muito fácil de girar manualmente.

Aí estão os ingredientes, 1 ovo para cada 100g de farinha. Nem precisei usar água mas se necessário pode colocar um pouco, já que o tamanho dos ovos varia bastante. 
A massa é bem difícil de trabalhar então eu termino de alisá-la na máquina, divido em pedaços pequenos e cubro com um pano de copa para não ressecar e vou passando várias vezes pelo cilindro, até que saia lisinha como na última foto. O cilindro tem um regulador de abertura, eu começo usando o mais largo e finalizo a massa no nível 7 pois não gosto dela super fina.
O legal dessa máquina é que ela corta 3 tipos de massa. Ela vem com o cilindro normal e com dois cortadores que você acopla no corpo da máquina. Aí é só tirar a manivela do cilindro e encaixar no cortador desejado. Tem vários cortadores para comprar separado. Pode-se usar a massa inteira para lasanha ou cortar para fettuccine (se parece com o talharim) ou tagliolini (se parece com o espaguete).
Colocamos para secar, protegida por um tecido de filó. No total usei 11 ovos e 1,1kg de farinha. No detalhe os 2 tamanhos que cortei, o mais largo é o fettuccine e o mais fino o tagliolini.
Minha única observação sobre a máquina, é com relação à manivela. Por 2 vezes, desde que comprei a máquina em 2007 ou 2008, tive dificuldade para retirá-la do orifício do cilindro. Não sei se por culpa minha ou da própria máquina. Para quem quiser saber mais, o endereço italiano do fabricante da máquina está AQUI. Lá tem todos os modelos e acessórios.

Agora estou com vontade de comprar essa outra máquina, que faz os tipos de macarrão por extrusão como pene e espaguete furadinho por exemplo. Alguém aí tem uma dessas? Será que é boa?
Foto DAQUI

Como dessa vez não tirei foto do macarrão pronto, aqui vai a foto da deliciosa lasanha de berinjela. Tava boa demais. Tinha só 6 kg de lasanha mas não se assustem, a família é grande. rsrs
Mais sobre macarrão aqui no blog
bjs a todos
;)

7 comentários:

  1. Que incrível!
    Taí algo que um dia quero ver fazer...
    Lindas imagens...
    Lindo jeito de viver.
    Beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Super!!! Gosto muitissimo de massa fresca, ganhei uma dessas maquinas e gostei muito da idea. Quem experimenta massa fresca nunca esquece....kkkkk
    A massa que eu uso e simples vai um so ovo e quando quero adicionar cor coloco massa de tomate ou espinafre moido para pasta verde.

    Sucesso Maria Amelia!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Amélia,
    Menina, esse seu blog está uma gostosura, rsrsrs
    Lembrei da comida (doces lembranças...)da minha avó. Ela fazia um macarrão tão delicioso... E não tinha máquina nenhuma... E geléias de todo tipo. Guardava a nata do leite para fazer manteiga. Ai que saudades! Moro tão longe!
    Bjs,
    Giovana

    ResponderExcluir
  4. Achei seu blog maravilhoso, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. nossa flor...que delícia..amo massas, se for macarrão então nusss....
    eu faço macarrão na minha maquina de pão flor, não sofro nadinha, mas na hora de abrir...uuuuiiii, é dose pois marido nada de cumprir a promessa de me dar uma marcato dessa... então, já que ele me enrola, rsrsr botoele pra abrir com rolo....é uma farra só, e filhotes adoram...mas eu não seco a massa não, abro bem, espalho farinha, enrolo, corto e estico sobre um pano... só um pouquinho... depois cozinho...se não uso tudo eu congelo...
    nossa é uma loucura...
    mas pretendo comprar o varal também pois assim poderei guardar a massa depois...
    sabe, minha amiga ganhou do marido dela aquela da malory já viu?
    nossa é uma loucura...
    faz varios tipod de massa, ela bate,corta e vc só põe na panela...kkkk

    aff falei muito né?
    pena q não coloquei no meu blog a minha massa mas tá no meu orkut...
    bjus flor e na proxima vou aí comer tá? kkkk

    ResponderExcluir
  6. Menina, esta sua postagem linda me fez ter uma vontade quase incontrolável de possuir "denovo", pois já tive uma máquina de macarrão, tanto que depois de ler aqui saí procurando pela internet máquinas de macarrão... rs... e a variedade é grande de modelos e preços! Ah, mais outra coisa encantadora na postagem foi a cor das gemas dos ovos que vc fez a massa, só estando num sitio para achar ovos tão amarelinhos... um abraço e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Poxa vida, fico um tempinho sem vir aqui e quando venho, fico até triste, rs... é tanta delícia que você anda fazendo, que só vendo ao vivo viu!
    Beijocas

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL