sábado, janeiro 15, 2011

FUSILLI INTEGRALE COM ALHO PORÓ


A FOTO
Hoje eu resolvi caprichar na edição da foto mas não sei se vai dar para ler a receita. rsrsrs. Não foi por economia de espaço que eu digitei a receita na própria foto do prato, é só frescura mesmo. Sempre que sobra um tempinho gosto de brincar com edição de fotos e essa ficou bem bacana. Na dúvida quanto a nitidez do texto eu vou colocar receita e foto separadas no final do post.

SOBRE A RECEITA
Essa massa vale a pena. Hoje foi a segunda vez que eu fiz e como ficou muuuito boa resolvi postar. Eu adoro comida rápida de fazer e se não pedir acompanhamento como nesse caso, melhor ainda. Andei meio enjoada de cozinhar nos últimos meses mas nessa semana a vontade ressurgiu e tenho chegado do trabalho e corrido para a cozinha já com alguma idéia na cabeça para fazer rapidinho. Essa receita é perfeita para quem está sem tempo, em 20 minutos o jantar está servido. É sério, eu sou muito lerda na cozinha mas é só o tempo de ferver a água e cozinhar a massa enquanto refogo o alho poró. Aí é só juntar tudo. No de hoje não coloquei azeitonas e como tinha pouco queijo minas eu completei com um pouquinho de mozarela e queijo montanhês (sobras que estavam na geladeira), mas só um pouco para não roubar o sabor do alho poró que é muito delicado.

SOBRE OS INTEGRAIS
Há uns 5 anos mais ou menos eu comecei a consumir integrais com maior frequência e desde então a cada dia gosto mais e consumo mais coisas integrais. No início eu não gostava tanto mas com o tempo passei a preferir o integral. A exceção vai para o pãozinho francês que eu adoro e nem quero deixar de comer. Aos poucos vou substituindo uma parte de farinha branca das receitas pela farinha integral fina. Essa semana farei isso com o bolo de maçã, minha amiga foi quem deu essa dica mas ainda não testei. A massa de pizza eu já fazia com um pouco de integrais e as de pães também. Além de usar integrais nas massas, uso também em outros pratos, sempre coloco aveia no rocambole de carne moída e no hamburguer caseiro. Isso evita que fiquem muito secos. Voltando ao macarrão, até o mês passado eu só conhecia o espaguete integral e como não consigo achar graça em espaguete quase não comia macarrão integral mas esses dias fui passear no supermercado, passear mesmo, com tempo sobrando e com calma fui olhando todas as opções da prateleira de macarrão. Foi aí que me deparei com o fusilli da marca Renata (não estou ganhando pela propaganda não). Trouxe para casa e recomendo, é muito bom desde que cozido "al dente" pois massa que é massa tem que ser durinha, se passar do ponto vira papa de bebê.

O ALHO PORÓ
Há alguns meses eu descobri as delícias do alho poró na pizza, antes eu já tinha usado para fazer uma torta de liquidificador, omelete ou simplesmente refogado para acompanhar o arroz. Eu gosto muito dessa hortaliça e esses dias me deu uma vontade de unir o fusilli ao alho poró. Eu não sou muito fã de massa com molho de tomate então sempre que posso faço algumas experiências como o macarrão com shitake (pena que shitake custe tão caro por aqui...) ou alho e óleo com tomate cereja (este último acrescentado só no finalzinho). A união dos dois (massa e alho poró) deu um resultado muito bom, dá para sentir o sabor da massa, o sabor o alho poró e também do queijim di minas, que é outra coisa que eu adoro.
Fusilli integrale com alho poró

250g de fusilli integrale cozido “al dente”
1 talo de alho poró em fatias finas
1 colher de sopa de cebola picadinha
2 colheres de sopa de azeitona picada (opcional)
Azeite extra virgem (aprox. 4 colheres de sopa)
Queijo minas fresco picado em cubinhos (à vontade)
Pimenta do reino (opcional)
Sal (se necessário)

Refogue a cebola no azeite até dourar e acrescente o alho poró.
Refogue até murchar levemente, acrescente o macarrão cozido, as azeitonas, a pimenta do reino e por último o queijo.

Mexa rapidamente, corrija o sal e sirva imediatamente.

4 comentários:

  1. OI amiga!
    Adorei a visita!!!!
    Olha, eu também tento usar a massa integral, e essa da Renata é muito boa.
    Agora no verão eu costumo fazê-la fria, mas não com maionese, e sim ocm azeite! Vou tentar fazer, e postar a foto e receita para vocÊ.
    Fica realmente muito boa, e muito menos calórica.
    Um beijo grande.
    E a pequena Gi?

    ResponderExcluir
  2. Ma, me fala o programa de edição de fotos? Quero fazer um tipo polaroid e não acho pór aí... Bem, quanto ao post em sí, eu AMO massa... comeria todo dia, por isso tenho que me segurar... mas, sendo descedente da terrinha da massa, tem vezes que fica díficil... adoro alho poró, coloco até na sopa da Mariana... e quanto ao integral, passei a curtir massa integral na gravidez, por causa da diabetes... o duro que só eu lá em casa que gostou...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Alho poró é tudo de bom, adoro!
    Ana Paula
    Salinha do Crochê

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL