domingo, junho 21, 2009

RECICLAR ÓLEO DE COZINHA




Há mais de um ano me conscientizei da importância da reciclagem do óleo de cozinha e desde então armazeno o óleo em garrafas pet e envio para reciclagem. Às vezes pode dar uma certa preguiça de colocar aquele pouquinho de óleo de cozinha no recipiente para reciclagem pois é tentador jogar no ralo da pia, afinal de contas é só um pouquinho... o problema é que se todos pensarem assim serão litros e litros de óleo que poderiam ser reaproveitados mas que estão literalmente escoando pelo ralo.

Dizem que 1 litro de óleo jogado na pia contamina até 1 milhão de litros de água. Imagine o dinheiro gasto para tatar toda essa água!!....e os nossos rios? E os peixes?.?.?

Se você ainda não faz, veja as vantagens de aderir à reciclagem :
- preservação dos rios;
- evitar o entupimento de tubulações e canos;
- evitar a proliferação de ratos e insetos;
- geração de renda com a fabricação de sabão;
- produção de biodiesel.

Procure postos de coleta em sua cidade e caso ainda não existam, mobilize-se por essa causa.


8 comentários:

  1. Olá Maria Amelia!!

    POis é... reciclar faz parte da minha vida, mas confesso que oleo eu nao reciclo.... primeiro que quem cozinha aki em casa é a minha secretaria... segundo que eu esqueco de explicar pra ela... terceiro que nao uso muito oleo. :(
    Mas de resto, mesmo meu predio nao fazendo isso, eu coloco os reciclaveis num lugar e os organicos em outro.
    Pilhas, graças ao Banco Real que tem coletor de pilhas eu as coloco lá... enfim.. mas oleo ainda nao entrou na minha vida, confesso.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Acho ótima a idéia... melhor ainda é não consumir nada frito.
    Nós, que já tivemos câncer, temos que preservar a saúde, amiga...
    Eu simplesmente não tenho óleo para reciclar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Lendo a sua postagem vim dar os meus parabéns por esta iniciativa ...já a algum meses adotei esta idéia aki em casa e não jogo nenhum pingo de óleo que seja na pia.
    Seria tão legal se mais pessoas aderissem esta ideia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. olá valeu sua iniciativa,sabe o que faço com o óleo de cozinha,dou para a minha sogra e ela usa na polenta dos cachorros,assim não vai fora,adorei o post,parabéns...tenha um ótimo início de semana,um abraço,lika

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa, apesar de pouquíssima fritura, sempre separo o óleo que sobra porque não temos ligação com rede de esgoto. Com fossa, se mandar óleo pelo ralo da pia, acaba entupindo os canos e a própria fossa. E o óleo usado vai para uma amiga que faz sabão.

    Também desenvolvemos o hábito de passar o guardanapo de papel, que usamos na refeição, pelo prato pra fazer uma pré-limpeza antes de ir para a pia. Nada de gordura e de restos pelo ralo!

    ResponderExcluir
  6. Puxa Beti, que legal essa idéia do guardanapo. Minha irmã tem uma casa "no meio do mato" no litoral norte de SP. Lá tb tem fossa e não tem coleta de lixo muito próxima da casa. Houve um tempo que não tinha luz e a água vinha de uma mina. A vida era bem simples por lá e eles tinham um cuidado muito bonito com o lugar e porisso produziam pouco lixo. Óleo era usado com muita moderação pois tinham uma alimentação vegetariana. Adorava ir lá. Hoje eles moram no centro mas ainda preservam muitos hábitos daqueles tempos.

    ResponderExcluir
  7. O rótulo ficou muito legal!
    A idéia de doar o óleo é boa, sim!
    Na minha família todos recolhem o óleo usado e de vez em quando minha irmão faz sabão, vou mandar a receita para vc depois, ok?

    ResponderExcluir
  8. olá, lá no meu blog tem a receitinha do sabão de oleo usado bem direitinho eu junto de pouquinho em pouquinho e a cada três meses tenho o suficiente para fazer uma nova receita. Concordo com vocÊ QUE RECICLAR É URGENTE.Separo todo meu lixo seco e levo na reciclagem uma vez por mês , o resultado financeiro é pouco mas tenho certeza que não será jogado na natureza.bjo

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL