domingo, junho 21, 2009

RECICLAR, CONSERTAR, REMENDAR....






Outro dia eu disse que gostaria de consertar mais coisas e não apenas substituir o que está quebrado ou rasgado, então hoje eu consertei (ou remendei ) uma fronha antiguinha que rasgou ao enroscar na máquina de lavar. Tem certas roupas que quanto mais a gente usa mais confortáveis elas ficam. Esse é o caso da fronha. Sabe que ficou bom e que de longe nem dá para notar?

Isso me fez pensar nos meus tempos de criança. Minha mãe sempre consertava as roupas que rasgavam. Meu pai consertava o ferro, o chuveiro... e assim as coisas duravam anos. Não se consumia tanto mas mesmo assim havia empregos. Talvez não houvesse tantas e tão grandes fortunas como hoje...consumir tanto enriquece...os fabricantes!

É incrível como o preço de um conserto muitas vezes equivale ao de um novo bem e com tecnologia ainda mais avançada (embora na maioria das vezes desnecessária). E assim acabamos optando pela substituição. Será que nessa hora devemos levar em conta apenas o custo financeiro? Vejo que está na hora de pensarmos também no custo ambiental... acho que tirei o dia para pensar no meio ambiente ;) E ainda vai ter mais reciclagem, estou finalizando a reforma do abajur do meu quarto. Mostro quando estiver pronto. Bom domingo a todos.

5 comentários:

  1. Ficou otimo!!! Nada como aproveitar o que ja temos....

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vocÊ... o consumismo move o mundo, mas... em qual direção?
    Também adoro consertar coisas.
    Perdi meu pai em janeiro, e sinto muita falta dele em tudo. Uma das coisas que ele fazia pra mim, era consertar meus ferros, tomadas, motores...
    Querida, passe lá no blog, pois te ofereci um selinho.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. O abajur era lindo mas ficou mais alegre, mais jovial, a estampa é linda. Eu também passei o fim de semana fazendo reciclagem, gosto muito de transformar as coisas velhas em novas, mudar a cara delas. Tb conserto roupas, faço pelo hábido que também era de minha mãe, costureira, 7 filhos, o remendo não era opção, era necessidade mesmo, ficou o costume, gosto das coisas velhinhas e macias. Uso camisolas de malha daquelas tipo camiseta. Quando compro lavo diversas vezes, coloco de molho até ficar com jeito de usada. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  4. OLÁ MARIA AMÉLIA, TAMBÉM ME INSPIRO CONTIGO, ABRIGADA PELAS TUAS SIMPÁTICAS PALAVRAS.
    o ABAJOUR ESTÁ LUITO LINDO, PARABÉNS .
    QUANTO AOS REMENDOS , OU REAPROVENTAMENTO, EU FAÇO MUITO ISSO, TEM PEÇAS QUE MUDAM E FICAM SEMPRE BEM PORQUE OS TECIDOS SÃO BONS E AGUENTAM MUITAS REFORMAS.
    A MINHA MÃE NA GRAVIDEZ DA MINHA MANA FEZ TRES SAIAS COM O MESMO TECIDO, OU SEJA, FEZ UMA SAIA NO PRINCIPIO DA GRAVIDEZ, DEPOIS Á MEDIDA QUE FOI DEIXANDO DE SERVIR, DESMANCHOU E COM O MESMO TECIDO FEZ OUTRA SAIA.
    QUANDO A BEBÉ NASCEU DESMANCHOU DE NOVO E VOLTOU A FAZER UMA SAIA NORMAL.
    PORQUE SERÁ QUE SEMPRE QUE SE FALA EM REAPROVEITAMENTO ME VEM SEMPRE Á IDEIA A MINHA MÃE??
    BJS
    GUIDA

    ResponderExcluir
  5. olá Maria com certeza,conssertar tbém é reciclar,imagine se tudo que estragasse uma coisinha fosse para o lixo,fora a vantagem de economizar nos tempos de crise,aqui em casa tudo o que eu puder eu aproveito...parabéns pela iniciativa
    um abraço
    lika

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL