segunda-feira, junho 06, 2016

GELÉIA DE AMEIXA


Não é de hoje que gosto de fazer geléia, mas não tenho o hábito de consumir sempre. Geralmente como com queijo branco ou então faço a geléia mais mole e pedaçuda, para comer com iogurte natural. Fica simplesmente delicioso encontrar os pedacinhos da fruta no iogurte.

Geralmente faço geléia de morangos, mas queria provar também com ameixas. Ainda estão na minha lista fazer com abacaxi e com kiwi. Imagino que fique muito bom o contraste do azedinho dessas frutas com o açúcar da geléia.
Agora, para comer com queijo, a de figos é realmente imbatível. Qualquer dia passo a receita dela aqui. Foi uma aventura chegar ao sabor das que eu havia provado em viagens que fiz. Sem receita e com muita pesquisa e adivinhação acabou dando super certo.

Por enquanto fica aqui a receita dessa de ameixa que acabei de fazer.

Geléia de ameixa

600g de ameixa
300g de açúcar
1/2 fava de baunilha ou uma colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Pique as ameixas e leve ao fogo baixo com a fava e o açúcar. Deixe ferver até reduzir de volume e engrossar a calda. Aí você escolhe o ponto. Amasse as frutas com um amassador de feijões um pouco antes de desligar o fogo. Lembrem-se que ao esfriar ela ficará um pouco mais firme do que estava no momento em que você desligou fogo.

Guarde na geladeira e sirva com queijo, torradas, iogurte, bolos... Ela tem um sabor levemente azedinho que é muuuuito bom.



Aproveitei para fazer também um pouco de doce de abóbora com coco. a receita está
AQUI. Ficou mais escuro que o normal porque usei açúcar demerara, mas o sabor está ótimo.

Respondendo a pergunta da Alice, eis a foto do meu amassador de feijões ou de batatas. Existem outros modelos, mas esse tipo, em que você pressiona a fruta amassando-a sem que vire um purê, é ideal para quem gosta de uma geléia mais pedaçuda.


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Alice, coloquei a foto no post.

      Excluir
    2. Obrigada!! Há havia visto e não conhecia a serventia!!

      Excluir
    3. Obrigada!! Há havia visto e não conhecia a serventia!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Adoro geleia, essa deve ficar uma delícia.. Ótima a ideia de servir com iogurte também, já vai pro meu caderno de receitas. Obrigada.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL