terça-feira, junho 07, 2016

ÉCLAIR ou BOMBA DE CHOCOLATE


Domingo eu fiz éclair. Já tinha feito outras vezes (faz tempo) e dessa vez eu queria uma receita pequena, que não rendesse tantos. Essa rendeu 24 pequenos, de 3 x 10 cm aproximadamente. E posso garantir que isso não é muita coisa.

O sabor do doce ficou realmente incrível, um doce que não é melado, adoro doces que não são enjoativos, embora os considere um verdadeiro perigo, porque como muitos mais do que deveria hehehehe. A cobertura de chocolate complementou a leve doçura do creme.

-----------------------------------------------------------------------------
Ingredientes para a massa de ÉCLAIR: (receita original AQUI)

1 colher (chá) rasada de açúcar refinado (3,5g)
1/4 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente (45g) 
1 xícara (chá) de água (200ml) 
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada (110g) 
1 pitada de sal 
3 ovos (cerca de 180g)

Leve o açúcar com a água, o sal e a manteiga ao fogo até ferver. Adicione a farinha de uma vez, reduza o fogo e mexa até que a massa se solte da panela. Fora do fogo, trabalhe a massa até amornar e adicione os ovos um a um, batendo muito bem a cada adição (se desejar utilize a batedeira).  Eu usei batedeira, é bem mais fácil.

Coloque em um saco de confeitar com bico redondo grande e modele os éclairs, faça cordões com cerca de 12cm de comprimento.

Assei em forno a 200 graus por uns 30 minutos, mas vai depender do seu forno. O ponto certo é quado estiverem bem estufados, firmes e levemente dourados.

-----------------------------------------------------------------------------
Ingredientes para o CREME DE CONFEITEIRO (os ingredientes abaixo referem-se a meia receita do original AQUI. Deu e sobrou):

120g de gemas
1/2 litro de leite
1/2 fava de baunilha
125g de açúcar
40g de amido de milho

Leve o leite e a baunilha e metade do açúcar ao fogo até começar a formar a espuma de fervura. Desligue e deixe amornar enquanto bate as gemas em uma vasilha à parte.

Bata bem as gemas com o restante do açúcar até ficar amarelo claro. Acrescente o amido de milho aos poucos. Quando estiver bem misturado, acrescente aos poucos o leite ainda quente e continue misturando bem e rapidamente para não cozinhar as gemas e para não formar grumos. Volte a mistura para a panela e leve ao fogo até engrossar. Leve para gelar coberto com plástico filme encostado ao creme para que não forme película.

Depois de frio é só colocar no bico médio de confeitar e encher os éclairs.

Derreta chocolate branco (eu usei uma barra de 150g de galak mas pode ser lacta ou outro de sua preferência.) e mergulhe a parte superior dos éclairs no chocolate derretido.

-----------------------------------------------------------------------------

Minhas considerações:

Não me perguntem quantas gemas cabem em 120g (talvez 6, não contei) rsrs. Quem gosta de cozinhar tem que investir em uma balança. Tem para todos os bolsos. Certa vez comprei uma para deixar na chácara por 10 reais nessas lojas de coisas baratinhas, e acreditem, funciona.

Dá um pouco de trabalho para fazer essas maravilhas, porque tem que usar saco de confeitar para fazer os éclairs e para rechear. Não me dou bem com sacos de confeitar. Mas não tenho dúvidas de que vale o trabalho. Nem se compara com bombas de padaria. Acreditem, é de comer de olhos fechados.

Façam o possível para utilizar a fava de baunilha pois faz toda a diferença. Em último caso, mas em último caso mesmo, se não for mesmo possível, substitua por uma colher de chá do extrato de baunilha.

A primeira fornada tirei um pouco antes da hora e por isso murcharam um pouco, o que não interferiu no sabor da massa, mas coube menos recheio e isso é gravíssimo. rsrs. A hora certa de tirar é quando estiverem bem firmes, estufadas e começando a corar. Vejam a diferença e não cometam o mesmo erro:




5 comentários:

  1. Que deliciiia a de Bomba!!!
    preciso q alguem faça ela pra min kk
    quando puder me faça uma visita >>Renato Costura MDF

    ResponderExcluir
  2. Ai... desculpe... mas como "encher os eclairs?" Basta espetá-lo com o bico e despejar o conteúdo do saco?

    ResponderExcluir
  3. Ai... desculpe... mas como "encher os eclairs?" Basta espetá-lo com o bico e despejar o conteúdo do saco?

    ResponderExcluir
  4. Que legal, adorei sua receita. Sou louca por doces esta bomba está apetitosa.
    Bjos
    tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL