Eu tinha que encontrar um tempinho para escrever no blog. É engraçado como me acostumei a falar aqui e quando fico um tempo longe sinto muita falta. Hoje vim contar sobre algo muito simples e útil que eu descobri esses dias.
Plantamos alguns pés de feijão lá na chácara e embora tenhamos apanhado muita vagem ainda verde para fazer refogada, sobrou o suficiente para a "colheita" render umas...8 xícaras de feijão rajado e uma garrafa pet de 1 litro e meio de feijão rosinha. Vejam só que fartura, imaginem o tamanho da "plantação", centímetros e centímetros de solo cultivado...kkkk. Tudo isso foi devidamente divido em 4 partes para que todos pudessem provar a iguaria. No final acabamos ficando com 2 partes pois minha cunhada doou a parte dela pra gente. Achei tão inusitado chegar lá e encontrar o feijão armazenado na garrafa pet... isso me fez lembrar de meu avô materno. Vô Antonio tinha 3 jabuticabeiras ou "fruiteiras" como costumava se referir às árvores. Quando ele falava da produção de jabuticabas ele dizia: "hoje colhi tantos litros de jabuticaba" . Eu como criança que era, ficava imaginando como seria difícil colocar e tirar as frutinhas de dentro das garrafas...rsrsrs...e agora, 40 anos depois das jabuticabas engarrafadas, eis que me deparo com uma colheita literalmente em litros. Ainda bem que feijões são menores que jabuticabas e não é tão difícil assim para engarrafá-los rsrsrs.
Mas...bobeiras e devaneios à parte, a engarrafadora dos feijões me disse que assim armazenados eles se conservam por até 2 anos!...hum...2 anos é tempo hein? sei não..mas o que eu descobri é que a sabedoria do povo da roça é grande. Gente simples que sabe aproveitar o que tem à mão e até por não ter um centro comercial repleto de ofertas, tentações e lojinhas de 1,99, compra só o necessário e se vira como pode.
A descoberta dessa nova forma de armazenamento despertou minha imaginação e logo comecei a pensar em usar essa idéia para guardar mantimentos na chácara. Lá temos pouco espaço e garrafas são econômicas nesse quesito, além é claro, de impedir que insetos ataquem a comida. É claro que não poderiam ser apenas simples garrafas, tinham que ter rótulos de tecido para dar um charme. Pensei em bordar o nome do conteúdo da garrafa no rótulo mas aí ficaria sem espaço para colocar a data de validade. Hoje cedo fiz o rótulo piloto mas ainda não está como eu gostaria. Acho que tem que ser com tecidos mais claros, esse ficou com visual pesado. Costurei um bolsinho de plástico (daqueles plásticos firmes que a gente compra por metro nos armarinhos) para colocar o nome do produto e a data de validade, que podem ser recortados do pacote original. Faltou fazer o fechamento que acho que será com botões ou velcro. Fiquei tão entusiasmada com a idéia que não consegui esperar para fazer um rótulo decente e vim mostrar o piloto mesmo. Gostei do resultado mas se a boca da garrafa fosse um pouco mais larga facilitaria bastante. Fora isso acho que será muito útil, vou testar em casa. Já armazenei minha farinha trigo. Se gostar mesmo desse uso para as pets volto para mostrar novos rótulos. São muito fáceis de fazer. Eu já tinha visto rótulos de tecido em latas de leite em pó. Ficam lindos.
É bem simples:
medir a área do rótulo
recortar 2 tecidos e 1 manta
fazer um "sanduíche" tecido/manta/tecido
posicionar uma faixa (viés) em toda volta do rótulo
costure e corte o excesso de todo contorno
vire o viés
Passe um zig zag e costure a tira (bolso) plástico
Ok, ok, não é necessário escrever feijão porque dá para perceber o que tem lá dentro, bastaria colocar a data de validade
mas se for armazenar farinha, amido de milho ou açúcar é bom especificar
Que tal guardar orégano e outros temperinhos nessas pequeninas? Elas são umas fofas e são de plástico super reforçado. Olha o feijão aí gente, virou o jantar de hoje e estava muito bom.
Aqui algumas fotos da lichia em vários momentos, com casca, sem casca, com sementes... são para quem ainda não conhece essa frutinha super doce. Se tiverem oportunidade experimentem. É uma delícia e por conter muita água são super refrescantes quando servidas geladas. Adoro!!!
bjs a todos, já viram que minha primeira costura não foi a que planejei...minha kodak vai ter que esperar.
Não posso deixar de falar que estou aqui escrevendo esse post e pensando nas vítimas das chuvas no Rio. Fico muito triste quando vejo o sofrimento de quem perdeu tudo ou perdeu o mais importante que são as vidas dos entes queridos. Aqui no interior de São Paulo também tem muito alagamento, enchente, desmoronamento mas o que aconteceu no Rio é inimaginável. Só nos resta sermos solidários com essas pessoas que tanto sofrem nesse momento. Qualquer doação será de muita valia.
Ficou lindo o rótulo, também, com um tecido desse né!!!
ResponderExcluirUsa funil pra encher a garrafa que fica mais fácil. E dá pra fazer um funil com a propria pet, usando a boca da garrafa.
Feliz Ano!
Olá Maria Amélia
ResponderExcluirGostei muito da ideia das garrafas...e o rótulo...um charme!!!
Bj
Nilda
Saudades de vc amiga. Por onde andas?
ResponderExcluirAmo as tuas descobertas, as tuas dicas. Já vou pensar em como fazer essas benditas etiquetas. Adorei a dica. Ainda mais eu... que moro sozinha com maridón... Ótimo poder armazenar grãos.
Um beijo grande em todos. E a Gi, como está?
Maria Amélia,
ResponderExcluirSeus posts são deliciosos de ler. Fico encantada! Lembranças boas dos familiares rendem grandes artes!
Abraços
Olá Mamélia.
ResponderExcluirSabe o que eu gosto mais? É do seu entusiasmo para mostrar suas descobertas.
Achei a idéia boa e consome pouco espaço, lógico dependendo da colheita...mas é muito interessante
Também gosto de lichia. São manjares em pequenas doses....
Deixando as amenidades de lado....todo começo de ano é a mesma coisa, chuvas...alagamentos...enchentes...vítimas...e muita tristeza. Oraremos pelos que partiram e ajudaremos de alguma maneira aqueles que ficam desolados e perdidos....
bjão
mari
obrigada Sueli, farei isso. Um ótimo ano para vc também.
ResponderExcluirNilda, a idéia é boa principalmente para chácaras, e praia. Com a garrafa bem seca e limpa deve ser difícil mofar.
Ana querida, ando meio sumida mesmo, tá sobrando tarefas e faltando horas no dia mas isso não é tã mal assim. A Gi está bem, um serelepe.
Obrigada Fernanda. Que bom que vc gostou. gd beijo meninas
Que delícia comida colhida no pé! Reunir o prático com uma gracinha é sempre ideia bem-vinda. Adorei. Adorei também as lichias. Ganhei algumas de uma amiga e ontem ainda pensei em fotografar, são tão "fotogênicas", né (rs) Beijo, bom final de semana!
ResponderExcluirEU GOSTEI MESMO FOI DESSE FEIJÃO...QUE AGUA NA BOCA QUE DA...RSS...E ESSA LICHIA ENTÃO...AFF.
ResponderExcluirOlá sumida, estava com saudades já, mas sabia q estava sumida por uma boa causa a Gi, criança sempre é muito bom, mas toma mesmo muito tempo da gente, e nas férias então... mas que bom q sobrou um tempinho de aparecer pra matar a saudade, bjus fica com Deus e aproveita pq o tempo passa depressa e daqui a pouc vc não tem mias netinha e sim netona rsrrss
ResponderExcluirOii, Má !!!
ResponderExcluirQue delícia de post !!!Gosto dos teus devaneios (alma livre e rica :) e da idéia dos litros de "coisas" cosmestíveis.Demais.
A etiqueta ...liiinda !!! Eu ao invés de feijão poria meu nome e usaria de pulseira !!! Tá perfeita .:)
As fotos ...lindas tb. Vc sabe que na feira na época do natal o quilo da lichia estava $9,00 reais e essa semana foi para $ 3,99...que diferença, né.
Bom findi
Beijinhos
Ana
Amiga, achei a tua ideia fantástica.
ResponderExcluirEstou é horrorisada com o que está a acontecer no teu País estou chocada meu Deus que frustação não poder ir para aí ajudar esse povo está a sofrer demais Deus tem de olhar por eles ,chega de sofrimento,nem dá para ver tudo, beijos e abraços solidários
Gente nada como o capricho!!! Eu uso pets para armazenar produtos do sítio já tem vários anos. Geralmente feijão que planto para o ano todo. É sói encher a garrafa bem cheinha, bater o fundos para acentar todos os grão de modo que fique a menor quantidade possível de ar e depois fechar com a tampa. Dura mesmo. Não sei de 2 anos porque meu feijão nunca durou tanto. É como o povo fazia antigamente, só que usava latas. O meu avô colocava na lata, deixava uns 5 centímetros sem encher e colocava um papel dentro. Botava fogo no papel e fechava a lata. O fogo era para consumir o oxigênio e evitar a criação de fungos. Dava muito certo. Acho que estamos vivenciando o tempo do resgate das coisas de antigamente. Bjs
ResponderExcluirJoana
Olá Mamélia!
ResponderExcluirQue post maravilhoso! A idéia das pets é ótima e linda, e as fotos, como sempre deslumbrantes!
Parabéns!
Bjão e ótima semana pra vc =]
Boa dica essa da garrafa pet, adorei!!
ResponderExcluirAi menina eu também amo lichia bem geladinha...hummmm.
Não sei se você bebe, mas eu amo também caipirinha de lichia, nossa é uma delícia. rs
Bjks...Aninha