Pena que não tive tempo suficiente para tirar tantas fotos quanto eu gostaria, mas não faltarão oportunidades. Pena também que não levei a máquina grande, que tem um zoom bem mais poderoso. Mas para começar já está bom. Minha vontade é de ir a São Paulo num domingo de céu azul, com muito sol e pouco movimento, só para tirar 1.000 fotos dos prédios antigos que se espalham pelo centro da cidade.
Sou A P A I X O N A D A por arquitetura, tanto moderna quanto antiga. Adoro prédios como os de Brasília e tudo que Oscar Niemeyer faz, acho lindas as imagens do Opera House em Sydney, sou apaixonada pela torre Eiffel mas também adoro as obras de arquitetos desconhecidos.
Já registrei algumas imagens de prédios antigos AQUI de Jundiaí e ontem, que foi feriado aqui na cidade, aproveitei para passear em São Paulo e caminhando pela rua Florêcio de Abreu, na região da 25 de março, eu notei os lindos postes de ferro super antigos. Já tinha passado por lá outras vezes e não os tinha visto. Não resisti em fotografá-los e aí me empolguei e acabei fazendo outras fotos, bem despretenciosas, mas é que de repente comecei a descobrir uma 25 que ainda não tinha visto. Aqueles postes me fizeram olhar para o alto e ver coisas que normalmente, na correria das compras e no meio da multidão, eu quase não notava.
Engraçado como um olhar em outro ângulo revela um mundo de coisas novas e interessantes. Esse é apenas um ensaio, pois não fui lá com a intenção de fotografar mas...como sempre tenho uma máquina a tiracolo...
Já registrei algumas imagens de prédios antigos AQUI de Jundiaí e ontem, que foi feriado aqui na cidade, aproveitei para passear em São Paulo e caminhando pela rua Florêcio de Abreu, na região da 25 de março, eu notei os lindos postes de ferro super antigos. Já tinha passado por lá outras vezes e não os tinha visto. Não resisti em fotografá-los e aí me empolguei e acabei fazendo outras fotos, bem despretenciosas, mas é que de repente comecei a descobrir uma 25 que ainda não tinha visto. Aqueles postes me fizeram olhar para o alto e ver coisas que normalmente, na correria das compras e no meio da multidão, eu quase não notava.
Engraçado como um olhar em outro ângulo revela um mundo de coisas novas e interessantes. Esse é apenas um ensaio, pois não fui lá com a intenção de fotografar mas...como sempre tenho uma máquina a tiracolo...
No brasão está escrito "Estados Unidos do Brasil"
Não é lindo mesmo?
A famosa Ladeira Porto Geral. A estação São Bento do metrô tem saída por aí
Na rua 25 de março, neste prédio ocre com toldo amarelo fica uma das lojas de tecidos do Niazi. Bem em frente, nesse prédio de sacada arredondada, fica a loja de tecidos do Fernando Maluhy, só que a entrada fica na rua ao lado. É tudo muito pertinho.
Olha só o detalhe das grades da sacada...
Foto da entrada da loja do Fernando Maluhy. Ela fica neste prédio da Rua Abdo Shain, continuação da Ladeira
Esse é o mercadão de São Paulo, que merece um capítulo só para ele com seus arcos e vitrais. Quem sabe na próxima...
Confesso que eu sou bem nojenta para comida de rua, mas sempre que vou à 25 almoço as esfihas do Raful. Adoro!! Já foram eleitas as melhores por algumas revistas e jornais.
Como nem tudo é arquitetura antiga...esse prédio foi invadido, fica próximo ao estacionamento da Florêncio de Abreu.
E esse aqui fica ao lado dele. Acho que não tem nada mais horroroso do que esse tipo de pichação. Total falta de senso.
E o sol se pondo na rodovia dos Bandeirantes.
Pra quem só foi a SP uma vez para passar um feriado, sempre é bom ver fotos da cidade. Gostei de ver as fotos dos prédios, dos detalhes dos prédios.
ResponderExcluirMuito bonitas as fotos.
OLá!
ResponderExcluirAdorei ver as fotos. Vou sempre na 25, mas no meio aquela multidão, entro e saio das lojas e nunca observei a arquitetura, os detalhes.
Quando voltar lá vou prestar atenão.
Beijos
Amei suas fotos!
ResponderExcluirO meu sonho é na 25, mas moro tão looonge, quem sabe um dia???
Beijos
Telma
Parabéns Maria Amélia! Seu olhar nos proporcionou imagens incríveis da nossa tão judiada cidade!
ResponderExcluirÉ uma pena que edifícios tão bonitos fiquem escondidos com toldos, placas de propaganda, pichação e não exista um programa de preservação destas áreas. Assim, somente um olhar atento e uma máquina na mão pode nos dá a oportunidade de admirar.
ResponderExcluirÉ meu sonho ir na 25 de março, creio que sou do campo iria ficar bem doidinha com tanto movimento rs.
ResponderExcluirbjus
flor
Que lindo, não conheço a 25 mas sou louca para fazer umas comprinhas lá.. vc mostrou um outro lado da 25 que não aparece na TV para a gente que não é de SP...
ResponderExcluirBjus
É legal quando prestamos atenção nesses detalhes, pois o centro tem muitas coisas belas em sua arquitetura. Muitos passam por lá tão apressados e com medo que nem olham pra cima.
ResponderExcluirSabe esse prédio que vc colocou da Niazi? sabia que tem um café no último andar com uma vista linda?
Vale o passeio de elevador até lá.
Bjs
Bom dia Mamélia.
ResponderExcluirSou paulistana de gema e clara.Minha infância,adolescencia e um pouco mais vivi nessa cidade. Andei muito pela rua Direita, Praça da Sé, Viaduto do Chá e muito mais. Hoje,confesso, vou muito pouco a São Paulo, e cada vez que vou fico triste pela falta de zelo por uma cidade que levanta o país. Adorei sua postagem, e parabéns pela declaração afetiva à cidade.
Boas lembranças me vieram à mente.
Bjão e uma quarta maravilhosa.
mari
Nossa Mamélia, eu que sempre fui passageira e nunca dirigi em SP, não sei ir pra lugar algum de carro, porque sempre fiquei com o olhar voltado pra cima, pro alto dos prédio, que sempre achei lindos!! E subindo no último andar daquela loja Niazi Chofi que vc fotografou tem um café com uma varanda muito gostosa e sossegada. Tem uma vista incrível de lá.
ResponderExcluirBjos no seu coração e tenha um lindo dia!
Maria Amelia que fotos lindas .ja fui algumas vezes a 25 de março.mas sempre correndo,querendo apenas comprar..mas adorei agora conhece~la
ResponderExcluircom um novo angulo.Tb adoro predios antigos,cheios de ornamentos...e ficar imaginando o trabalho desses artistas,cada detalhe, é maravilhoso!
!obrigada .obrigada por tudo isso.
bjs Edna
Oi Maria Amélia! Também adoro arquitetura e me encanta demais os prédios antigos. Aqui no Rio, no centro da cidade tem cada um lindo. Fico muito triste quando vejo alguns que estão se acabando e ninguém faz nada. Também temos aqui a cidade de Petrópolis que tem cada predio lindo. Vou à 25 no mês que vem e agora já sei que não devo direcionar meu olhar só para as vitrines. Bjs e ótima semana!!
ResponderExcluirQue bacana suas fotos....
ResponderExcluirGostei desse novo olhar que lançou sobre aquela região.
Obrigada.
Meu sonho e conhecer a 25 de Março!
ResponderExcluirVocê tem dicas de lojas de tecidos e aviamentos. Obrigado!!Beijos
INFINITA FAZ FITABLOGSPOT.COM
Aaaaaaaaaaa que saudades da terrinha!
ResponderExcluirOi Maria Amélia,
ResponderExcluiradorei esta postagem. A gente anda por lá sem enxergar estas coisas. Tem muito estímulo visual na 25, se a gente não tiver um olhar direcionado pra estas coisas bonitas, a gente não as vê.
Adorei a foto da parede lilás!
Beijoca,
Ana Paula
Salinha do Croché
Todas aquelas esfihas eram suas!!!!
ResponderExcluirHummmmm, adoro a de coalhada seca, às vezes tenho vontade de ir a São Paulo só por causa delas!
A arquitetura do centro é demais, as igrejas...o mosteiro.
beijinhos...
Muito legal essas fotos! Sou doidinha para conhecer a 25 de março!
ResponderExcluirBjos, Lú.
Eu amo a 25 de março, pena morar tão longe....
ResponderExcluirSempre quando tenho oportunidade de ir, visito o Mosteiro de São Bento, me passa muita paz aquele lugar....recomendo a visita! Um beijo!
Ps. vc poderia me dar uma dicar de onde comprar tecido na 25, como disse não frequento assiduamente e qdo vou fico meio perdida.
Ola, me chamou atenção o seu post... Eu frequento a 25 de março a algum tempo e amo de paixão sua arquitetura. Seus prédios antigos tem detalhes magnificos que passam desapercebidos pelas pessoas. No prédio da Fernando em seu interior a um mármore raro no piso magnifico.P´roximo ao prédio deprebado que foi demolido a pouco tempo, tem várias construções maravilhosas que no dia a dia passam desapercebidas. Lá na Praça da Sé nos edíficios do Correio e em torno há pérolas da arquitetura... simplesmente maravilhosos e o povo passa sem nunca tÊ~los visto... Adorei vou seguir o seu blog
ResponderExcluirAdorei seu blog e suas fotos do centro de SP.
ResponderExcluirVirei sempre aqui!
Mary
www.iris-minhasartes.com