terça-feira, outubro 30, 2012

REDESCOBRINDO A MÁQUINA DE BORDAR - RICHELIEU


Em maio de 2010 eu comprei uma máquina de bordar, das mais simples, e usei bastante para bordar toalhinhas de boca para a Gi, depois para a Bibia e para algumas amigas também. Na ocasião achei a máquina bem limitada, o que contei neste post AQUI. Depois desses bordadinhos acabei guardando a máquina, que ficou esquecida no armário até o último final de semana, quando descobri que a danadinha pode fazer muito mais do que bordar nomes em toalhinhas.

Minhas amigas de artesanato, por coincidência foram minhas amigas de trabalho também, descobriram uma professora de bordado à máquina, que veio dar uma aula para nosso grupo. Foi um dia inteirinho, da 8h30 às 19h30, com direito a almoço coletivo e muita conversa boa.

Resultado, descobri que limitadinha não era a máquina e sim a dublê de bordadeira aqui. Aprendemos algumas técnicas e descobrimos que a máquina borda guipir, richelieu, bordado inglês, trapunto e até faz toalhinhas de crochê (os dois últimos não deu tempo de testar). A professora disse que até bonecos ela costura na máquina de bordar...mas a máquina dela é bem mais poderosa que a minha, que nem sei se conseguirá encarar um trapunto e o crochê.

Como não deu tempo de fotografar tudo, fotografei só o meu preferidinho: as flores de richelieu (amo este tipo de bordado).

Vejam se não fica linda uma flor destas entre a xícara e o pires? Gente, esta xícara é cenográfica tá, aqui em casa não somos chiques assim não. Mas tem gente que eu conheço e que vai amar ganhar um jogo desses. Natal chegando, presentinhos a caminho...
E uma toalhinha de bandeja então? Isso eu uso aqui em casa e com mais 3 fileiras dessas eu terei uma toalha novinha. É só unir as flores pelas pontas das pétalas e voilà.
Das 10 flores que já fiz, só 50% passaram pelo meu controle de qualidade. Numa hora esqueço de apertar o bastidor que abre no meio do bordado, na outra a linha quebra e esqueço de voltar alguns pontos antes de reiniciar, mas agora já estou começando a ficar esperta.
Na minha máquina demora cerca de 30 minutos do início ao fim da flor, o bordado é feito em duas fases e após a primeira tem que recortar o miolo e em volta das pétalas.

E então, gostaram da minha descoberta da semana? Eu estou empolgadíssima.

Bjs a todos e uma excelente semana.

22 comentários:

  1. eu amei...adoro bordados. parabens, agora vai render muito essa mauina, nê!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Parabéns, sua toalha ficará linda.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Mamelia, vai arrasar nos bordados, daqui a pouco vc tá craque :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Mamélia
    Eu adorei...estou na fase dos bordados e queria uma máquina dessas!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  5. Achei lindo e sei que daí vão sair trabalhos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, queria aprender a fazer. Deve ser muito difícil. Adoro bordado assim branco no tecido da mesma cor.
    Parabéns.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Sempre amei esse tipo de trabalho, mas é bem verdade que sempre me falaram q é um pouco trabalhoso.. <mas quando vemos o resultado.. Hummmm!
    Querida, tem selinho pra te esperando la no blog..
    Bju grande!
    Joanna

    http://mapetitelima01.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  8. Não sei das que não passaram pelo controle qualidade... mas essas ficaram nota máxima PERFEITAS E LINDAS!!! QUE MARAVILHA TER UMA MAQUINA DESSAS.

    GRANDE ABRAÇO
    LORE

    ResponderExcluir
  9. bom dia Mamélia,
    E você com uma beldade dessas trancada no armário?
    Acho lindo esse bordado, fazer a mão? nem pensar, meus talentos são limitados,agora à máquina é outra estória.As flores ficaram lindas...agora...só quero ver a produção.
    bjão e um excelente dia.
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Ficaram mesmo lindas, e uma toalhinha sera excelente.
    bjs....

    ResponderExcluir
  11. Ficou lindo mas eu tô aqui roxinha prá saber como fica o croche...faz uma coisinha bem pequena só pra matar minha curiosIDADE??? Diz q sim, diz q sim....please.hehehe

    Bom feriado

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  12. Que lindo o resultado! Adorei!

    Beijosss

    Liz

    ResponderExcluir
  13. Que lindas essas flores... Já imaginei uma toalha para minha mesa imensa! E não vi nenhum pudim descadeirado lá em cima. Tudo muito apetitoso!
    BJô

    ResponderExcluir
  14. Ola Mamelia, as toalhinhas ficaram lindas!!!
    Voce nao vai vende-las?
    Por favor me deixe saber.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Sua flores bordadas estão lindas, sim!
    Mamélia, pelo jeito sou muito mais dublê de bordadeira do que você. Eu mlai consigo fazer o básico na minha máquina que penso ser igualzinha a sua. Será que você poderia me ajudar a fazer essas flores e outras coisinhas que você aprendeu com sua professora? Aqui onde moro, tudo é difícil, sabe? E se existe um curso de bordado, eu não conheço. As pessoas não trocam o conhecimento, é mesmo complicado...
    Você poderia me passar por email, se não for pedir muito, como eu posso fazer essas flores? borboletaa@hotmail.com.
    Beijo e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Mamélia, minha máquina é igualzinha a sua. Fui lá ver. Me ensina, please...Beijo!

    ResponderExcluir
  17. HOJE, 2013 o que vc pode fazer por uma iniciante de jornada..? !

    ResponderExcluir
  18. HOJE, 2013 o que vc pode fazer por uma iniciante de jornada..? !

    ResponderExcluir
  19. Olá Mamélia, seus trabalhos são lindos, estou querendo comprar uma máquina, moro em Juiz de Fora e precisando de um trabalho em casa, pois cuido de minha mãe, qual a marca da sua máquina, ela parece boa e da sua professora, ela está satisfeita?

    ResponderExcluir
  20. Olá Mamélia, seus trabalhos são lindos, estou querendo comprar uma máquina, moro em Juiz de Fora e precisando de um trabalho em casa, pois cuido de minha mãe, qual a marca da sua máquina, ela parece boa e da sua professora, ela está satisfeita?

    ResponderExcluir
  21. Mamelia, gostaria do contato da professora de bordado a maquina, estou querendo iniciar nesse trabalho, meu email rosaneasn@gmail.com, muito obrigado bjs!!!!

    ResponderExcluir
  22. OLÁ BOM DIA!
    TENHO MUITA VONTADE DE APRENDER FAZER O RICHILLIEU. PORTANTO QUAL É A MÁQUINA QUE VOCÊ USA? SEI QUE NÃO É TÃO FÁCIL QUANTO PARECE, MAS TAMBÉM NÃO É IMPOSSÍVEL APRENDER. PQ INFELIZMENTE HOJE, AS MÁQUINAS ELETRÔNICAS GANHARAM ESPAÇO . MAS AINDA EXISTEM AQUELAS COM UM PRECINHO MAIS EM CONTA .

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL