Oi pessoal, como eu havia previsto, estou realmente com o tempo curtinho mas vim para falar das borboletas. Outro dia a Gi saiu da escola com um potinho cheio de folhas de manacá e uma lagarta preta e amarela dentro, presente de uma amiga da escola.
Ela estava toda feliz dizendo que a lagarta se transformaria em casulo e depois em borboleta. Não sei ao certo até que ponto ela sabia do que estava falando mas aquele entusiamo me contagiou e diariamente ela me posicionava sobre a iminente metamorfose.
Como minha sogra tem um pé de manacá que estava com centenas de lagartas, resolvi criar algumas em casa também e mais que isso, dei 2 de presente para uma amiga que tem um filho pouco mais velho que a Gi. Minha amiga quase morreu na hora em que viu o "presente" e eu me lembrei que devo perguntar antes de dar "presentes" inusitados. (desconfio que me falta noção rsrs). E foi assim que fiquei sabendo que minha amiga tinha um certo trauma dos bichinhos, mas no final das contas acho que a ajudei a superar o medo e ela levou as lagartinhas para casa e depois de alguns dias me enviou um e-mail dizendo, entre outras coisas, o seguinte:
Mamélia, que presente lindo você deu.
As lagartas estão se transformando...
Primeiro comeram bastante e ficaram bem gordinhas.
Depois uma delas ficou encolhidinha na tampa, no dia seguinte pendurada na tampa (vi isso antes de dormir) e no outro dia já estava casulo.
A outra está indo para o mesmo caminho.
Estamos maravilhados com tudo isso.
A experiência foi bem legal, das 6 lagartas que ficaram em casa, já alçaram voo 4 borboletas, uma ainda está no casulo e última lagarta, ainda um filhotinho, deve demorar um pouco para se transformar.
As borboletas andam sumidas por aqui, espero que estas que nasceram se multipliquem muitas vezes.
bjs a todos
Belas imagens :)
ResponderExcluirMais bonito ainda são elas crescendo e recrescendo na natureza delas..
Beijos
É muito legal vê-las desenvolvendo e o mais interessante é que cada espécie gosta de uma determinada planta. Essa da foto gosta do manacá-cheiroso, a capuchinha tem outra espécie de borboleta e o maracujá outra ainda...Eu colocava em jarros enormes e transparentes com gaze amarrada por um elástico na boca do jarro e ia colocando folhas todos os dias até elas fazerem o casulo. Meu filho adorava e agora meu sobrinho faz também...
ResponderExcluirAbraço
boa tarde Mamélia,
ResponderExcluiraqui também as borboletas são raras apesar das flores.
Borboletas são lindas...mas as lagartas....
Lembro muito bem dessas, tínhamos dois pés de manacás em frente de casa e eles viviam cheios dessas listradinhas.
Belo post.
bjão e uma ótima quarta.
Mari
É muito bacana fazer isso mesmo! Só não esquecer de deixar alguma coisa com água dentro do recipiente (um potinho menor).
ResponderExcluirbeijo!
Dani
Estou em estado de total encantamento, Mamélia. Que maravilha acompanhar todo esse processo, pra mim, um dos mais mágicos e significativos da natureza. Beijos, "borboleteira"!
ResponderExcluirQue post-maravilha! Sou fascinada pela metamorfose das borboletas.
ResponderExcluirBJô