quinta-feira, outubro 13, 2011

REAPROVEITANDO ROUPINHAS DE BEBÊ - E UMA DICA SURPREENDENTE SOBRE COMO FAZER VIÉS

Oi pessoal, o tempo passa rápido e os bebês crescem mais rápido ainda.
E o que fazer com aquelas roupinhas fofas que foram presentes de pessoas queridas e ficaram pequenas em um piscar de olhos? Por aqui quase todas são doadas, mas nesse caso o macacão foi presente da avó paterna e como ultimamente a Bibia anda sem muitas opções de meia estação, resolvemos fazer uma transformação. 
A idéia de cortar um macacão para aproveitar a parte de cima dele como casaquinho foi da Jú (as perninhas estavam curtas demais). Acho que muita gente já deve ter feito isso, mas para quem - como eu - nunca havia pensado nessa solução, fica a idéia.
Esse é o segundo que eu faço e é tão simples que não dá para dizer que este seja um tutorial, mas fica aí a idéia super simples que até quem não tem máquina de costura pode fazer costurando o viés a mão.

Corte na altura das pernas
 Use viés pronto ou como nesse caso, corte uma tira com 4 cm de largura e dobre como viés(veja como fazer no final desse post). Escolhi um tecido de listras para combinar com os detalhes do macacão como as mangas, o capuz e as orelhinhas. 
 Fixe com alfinetes
 Agora alinhave para não correr o risco do tecido escorregar.
 Costure com tensão minima para não ficar repuxado.
 Prontinho, o casaquinho fofo para mais algumas semanas está garantido

E falando em viés, esse de listinhas eu fiz naquele aparelhinho que eu mostrei AQUI, mas para quem não tem um desses, aqui vai uma dica que eu recebi do Valdir Rocha . Obrigada Valdir, já faz um tempão que você me deu a dica mas só agora estou conseguindo falar sobre ela. É só espetar uma agulha comprida (de costura) na tábua de passar...
...não, eu não estou ficando louca, vejam o vídeo no youtube para entender como é simples e depois me digam o que acharam. É surpreendente. Segundo informação lá no youtube, o vídeo é uma demonstração feita por thegreenwife.com, do método criado por creativelittledaisy.typepad.com. Vale a pena ver pois assim é possível fazer viés de qualquer largura sem ter que comprar um montão de aparelhinhos. Se eu ainda não tivesse comprado os meus com certeza não compraria mais.
Super beijos a todos e espero que aproveitem as dicas.

P.S. A Marcynha me pediu a receita do pão de batatas mas não deixou e-mail nem blog então aí vai o link para a receita, lembrando que eu diminuí o sal e reduzi o fermento à metade. Aí vai:  Blog da Nô

12 comentários:

  1. Mamélia, ficou um casaco maravilhoso, acho que andei dando tantos macacões que poderiam ter virado lindos casaquinhos!
    Acho que vale muito fazer isso pois roupa de bebê é super caro! A gente tem que aproveitar o máximo que dá não é mesmo?
    Muito obrigada pelo tutorial e a dica do viés, achei demais!
    beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maria Amélia.
    Obrigada pela resposta sobre os pães de batata.
    Obrigada (a você e ao Valdir) pela dica de como fazer viés, tão simples e fácil.
    Há muito tempo venho procurando o tal aparelhinho para fazer viés mas não encontrei em nenhum armarinho que frequento. Ainda bem que não vou precisar mais...
    Beijos, Marcia.

    ResponderExcluir
  3. Bacana a customização do macacão!
    O que a gente já tinha feito por aqui era cortar os pezinhos, fazendo um macacão sem a "meia" e usar com sapatinhos...
    Gostei da dica do viés!! Eu fico imaginando como é que as pessoas pensam nessa coisas, rsrs, soluções tão simples...
    Obrigada por compartilhar.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ficou show esse casaquinho... por aqui tento reaproveitar algumas peças também... mas acabo doando a maioria delas... e vou ver a dica do viéz... esse ainda é um dos meus maiores "medos" na costura! hihihi...
    Beijos querida...

    PS: Ainda hoje pensei em ti...

    ResponderExcluir
  5. Uma ótima ideia...ninguém fala q já foi um macacão...bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. reaproveitamento, principalmente de roupas de crianças é sempre ótimo, vou guardar sua dica para quando tiver o meu..
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Amei a dica, com certeza vou me lembrar dela quando tiver meus pequenos!
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Tenta fazer sim, vc vai gostar viu, eu uma delícia...rsrss....
    Menina meu marido fica se achando, até q as ideias dele são boas, a gente pensa q eles não estão nem aí, mas eles ficam de olho em tudo...bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  9. QUE BACANA ESSA IDEIA.
    É BOM REAPROVEITAR MESMO.
    PORQUE OS FILHOS CRESCEM LIGEIRO.
    ATÉ A PRÓXIMA...
    BJS. MARIANE.

    ResponderExcluir
  10. adorei a dica!!!
    que prático...
    e o casaquinho ficou uma graça, uma otima ideia mesmo para aproveitar.
    obrigada por postar amiga.
    bjsss

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas , vou fazer . Bjsss

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL