Desde criança este é um dos meus doces prediletos. Quando eu tinha uns 7 anos de idade, viajava para Descalvado/SP algumas vezes no ano e sempre que chegávamos lá, meu tio Antonio pedia para minha tia fazer o pudim para mim. Ele sabia que eu adorava (ai que saudade deles). O pudim dela era maravilhoso, feito no fogão a lenha e bem moreninho.
Domingo uma das minhas filhas foi almoçar com a gente e estávamos sem sobremesa. Pensei em comprar sorvete mas tinha gente gripada e resolvemos fazer o pudim. Em casa eu sempre faço no microondas ou em uma forma na chama do fogão mas como na chácara não tem micrroondas, e nem a forma apropriada, tive que fazer no forno. O resultado foi incrível pois pela primeira vez meu pudim ficou cheio de furinhos, e o sabor...ai o sabor...só provando para ter idéia. Acho que por causa do forno da chácara ser um pouco fraco, o cozimento foi mais lento e o sabor e a consistência ficaram bem melhores que do jeito que faço em casa.
A receita é muito simples, primeiro caramelize a forma e para isso coloque 1/2 xícara de açúcar na própria forma, leve ao fogo e deixe caramelizar, acrescente então 1/2 xícara de água e deixe até dar ponto de calda grossa. Não use colher para mexer a mistura, apenas agite a forma para não queimar. E vá girando a calda para caramelizar as laterais. Deixe esfriar enquanto prepara o pudim.
Em um liquidificador (olha só que velhinho e lindo esse aqui - já foi meu um dia) bata 4 ovos grandes, 1 lata de leite condensado e aproveitando a lata de leite condensado como medida, acrescente 1 lata de leite de vaca integral
Bata bem
Despeje a mistura na forma que a essa altura já deve estar com o caramelho bem durinho
Feche a forma com uma folha de alumínio e para ficar bem vedada amarrre com linha grossa ou barbante
Coloque a forma dentro de uma assadeira com água e leve ao forno médio por 40 minutos. Como o forno da chácara é beeeem lento eu deixei 50 minutos
Depois desse tempo deixe o pudim esfriar...
... e desenforme. (Ai gente, fiquei tão orgulhosa do meu pudim!)
Vai um pedacinho aí? As frutinhas são só de enfeite mesmo porque são azedinhas demais.
To com saudade de fazer visitas mas o tempo anda super escasso. Tenho tantas fotos que queria mostrar mas não consigo editar tudo...
Desculpem a falta de visitas e de retorno dos comentários, não é descaso não. Fico muito muito contente com todos só que não tenho parado muito em casa ultimamente então mal consigo postar. (exceto hoje que postei de baciada rsrs)
esta sua chácara é a maior delícia! ela "produz" tantas gostosuras...
ResponderExcluirDeu água na boca, ver um pudim assim tão lindo e bem fotografado! Acho que vou sair correndo e fazer um só pra mim.
ResponderExcluirBeijos,
Eneida
Olá Mamélia.
ResponderExcluirO seu pudim ficou cinematográfico.
Babei no computador.
As improvisações servem para as descobertas.
Vou tentar também cozinhar o pudim no forno.
Parabéns...se o gosto ficou um tantinho do que ele ficou bonito..então ficou gostoso demais!!!!
bjão
Mari
Olá Mamélia
ResponderExcluirDemais o seu pudim...e as fotos lindas!!!!
Bj
Nilda
Hmmm. que tentação Mamélia! Eu nunca fiz pudim de leite, acredita?Me falta coragem, acho que não vou conseguir fazer nem o caramelo ! rsrs!
ResponderExcluirMas com esse passo a passo acho que vou tentar sim, você é minha fada da aventura culinária ;o))
Beijinhos e até a próxima!
Não sou muito fã de pudim de leite condensado, e acho que nem muito dos outros... faço aqui em casa por causa do marido... mas faço na panela de pressão... tenho uma forma adaptável, que o fabricante da panela vende como acessório... é bem bacana e só leva 15 minutos no fogo!
ResponderExcluirDetalhe: Adoraria saber fazer aqueles pudinzão! rs...
QUE BUENO!!!!!!!!
ResponderExcluirHACE TIEMPO QUE NO HAGO UN FLAN...ME ENCANTA CON LECHE CONDENSADA Y UNAS CUCHARADAS DE COCO RALLADO...RIQUISIMO.
SALUDITOS
HUM QUE DILICIA!!!UFA OLHE SEU BLOG MUITA VARIEDADES ,AMEI
ResponderExcluir