segunda-feira, maio 09, 2011

TRANÇA DE AMÊNDOAS, MANTEIGA e A SAIDEIRA

A TRANÇA DE AMÊNDOAS

Essa é a trança de amêndoas que eu fiz no final de semana. A receita original é do "Bem Simples" e está AQUI. Bem Simples é um canal da TV a cabo (aqui é o 138 da NET) que eu conheci na semana passada. É um canal feito por jovens e tem tudo que a gente gosta, artesanato, culinária, casa, jardim,....e tudo é realmente simples. Me apaixonei pelo programa de Confeitaria. Hoje mesmo peguei uma receita de pão integral que quero testar ainda essa semana.
Para variar fiz algumas adaptações, substituí a água por soro de leite (que sobrou da manteiga que eu fiz) e leite integral que compramos no sítio. Também acrescentei raspas de laranja pois tinha tanta laranja por lá e eu achei que ficaria bom. Embora eu não goste nem um pouco de receitas em gramas (prefiro colheres ou xícaras) valeu o sacrifício de pesar tudo direitinho (menos o sal, me poupe..2g?..aiaiai). Fiz assim:

 MASSA
Farinha de trigo, 300 g
Manteiga, 50 g
Açúcar refinado, 50 g
Ovo tipo extra, 1 unid
Sal refinado, 2 g
Fermento biológico fresco, 20 g
Leite, 50
Casca de laranja ralada.
Deixei crescer por aproximadamente 1 hora...

...enquanto isso preparei o creme(no meu caso farofa), aqui também fiz algumas mudanças pois não temos batedeira na chácara, fiz uma espécie de farofa com os ingredientes abaixo e depois de gelado (1 hora na geladeira), espalhei sobre a massa:

Margarina sem sal, 100 g
Açúcar refinado, 100 g
Farinha de amêndoas, 100 g (bati as amêndoas no liquidificador)
Farinha de trigo, 15 g  

Sem rolo próprio para abrir a massa tive que apelar para a embalagem de filme plástico. Já a forma de fechar a massa foi inspirada no que aprendi em um Blog que eu gosto bastante, o COME-SE da Neide Rigo. Visitem que é muito interessante. É um blog de cozinha alternativa e saudável.
Pincelei com gema e assei. Ainda não comprei pincéis para deixar lá. Continuo usando as benditas peninhas de galinha. rsrs. Não ficou bonito? Eu adorei fazer e comer então.... nham nham nham... como diz a Giovana quando está com fome.

A MANTEIGA

A manteiga eu fiz meio por acaso pois fervi  o leite à tarde e pela manhã estava com uma nata bem espessa, 3,5 litros renderam quase 1 xícara de nata. Então resolvi bater um pouco e, voilà, como num passe de mágica a nata virou manteiga para acompanhar o café da manhã. Para ter idéia da quantidade, rendeu o equivalente a uma bola de sorvete.

A SAIDEIRA

Hoje pela manhã, já com a despensa vazia, restava apenas o pão que fizemos de quinta para sexta-feira e que não estava lá essas coisas (não tinha leite e usei água)...mas nada que a manteiga na frigideira quente não resolvesse, depois foi só comer com a geléia de uvaia que fiz no final do ano passado, lembram-se dela? Esse ano quero fazer mais geléias, adorei brincar disso. Funciona mesmo, imaginem que a temporada da frutinha foi em setembro e ainda estamos comendo dela...
;)

6 comentários:

  1. Olá Mamélia
    De dar àgua na boca!!Também estou gostando do Bem Simples...vi essa receita e a do pão integral também...acho qe vou fazer!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  2. Olá Mamélia.
    Isso não é para qualquer um...leite integral, manteiga e pão feitos em casa!!!!!!Agora o maior charme achei as peninhas usadas como pincel...demais....
    bjão e uma boa semana
    Mari

    ResponderExcluir
  3. A aparência é fabulosa e o sabor deve ser maravilhoso. Vou tentar.

    Ai, o Bem Simples... Aqui na cidade onde moro, a Net diz que não, que não tem como fornecer o canal... Buáááá! Foi ótimo encontrar a receite de pão integral aqui.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia!
    Eu sou sua fã!
    Receber sua visita e comentário é uma honra. Eu é que gosto demais do seu jeito caprichoso de fazer as coisas e ver a vida. Amo suas fotos.
    Eu também sou louca por frutos do mar, hoje à noite farei um caldo de sururu (mexilhão) e depois vou postar a receita.
    Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  5. Oii, Ma !!!

    Ah que amiga mais prendada que eu tenho. Acho demais as soluções que vc encontra para os utensílios...vc não se aperta.hehehe

    Vi o post anterior e não saio sem dizer que ameiiii...lindas fotos.Bela maneira de curtir...simplicidade.


    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  6. Uia! Tô babando de ver essa trança!
    Tá linda e com uma cara muito apetitosa!
    Parabéns pelo capricho!
    bj,
    Ana

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL