A receita é baseada no livrão de receitas Dona Benta. É livrão mesmo, pois tem mais de 1.000 páginas. Até outro dia eu me perguntava por que tinha comprado um livro tão grande e nunca tinha usado? Pronto, estreei com sucesso e já “desarrependi” de ter comprado. Uma das coisas que mais gosto nele é do índice remissivo, você procura a receita pelo ingrediente. Acho que isso facilita muito a vida. Quem está acostumado a fazer buscas na internet vai achar uma maravilha ter esse mecanismo em papel.
Essa foi a primeira vez que fiz moussaka e me surpreendi, pois achei que levasse batatas, mas é só farinha de rosca.
INGREDIENTES
Aproximadamente 1kg de berinjelas
Azeite de oliva suficiente para grelhar a berinjela
3 cebolas médias picadas
3 dentes de alho picados
Aproximadamente 400 g de carne moída
5 tomates maduros
2 latas de tomates pelados
Salsinha e cebolinha verde à vontade
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ½ xícaras (chá)de leite
1 xícara (chá) de farinha de rosca fresca (a industrializada não é a mesma coisa)
Queijo tipo parmesão ralado grosso (a gosto)
Mozarela (ou muçarela) fatiada – aproximadamente 200g
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada
MODO DE FAZER
Primeiro cortei as berinjelas no sentido do comprimento (0,5cm) e salpiquei de sal (para perder o excesso de água). Deixei descansar enquanto preparava os molhos (uns 30 minutos).
Para o molho vermelho eu refoguei a cebola e o alho até dourar, acrescentei a carne mais o sal e temperos a gosto. Quando começou a secar o caldo da carne coloquei os tomates frescos e em seguida os tomates pelados. Deixei apurar bem e depois de desligar o fogo adicionei salsa e cebolinha. Ficou com consistência bem encorpada. Reservei.
Para o molho branco (meu calcanhar de Aquiles) fiz igualzinho ao indicado no livro e deu certo (viva! Não empelotou). Coloquei a manteiga e a farinha de trigo na panela e levei ao fogo misturando até derreter a manteiga. Fui acrescentando leite aos poucos e cozinhei até engrossar (uns 15 minutos no fogo bem baixinho). Temperei com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, esse último ingrediente é essencial. Reservei.
Agora é só grelhar as berinjelas no azeite (não exagere no azeite, é só o suficiente para grelhar e não para fritar).
MONTAGEM DO PRATO
Em um refratário untado com azeite, polvilhe farinha de rosca e coloque uma camada de berinjelas. Cubra com fatias finas de mozarela e salpique farinha de rosca. Coloque o refogado de carne com tomates e salpique mais farinha de rosca. Dependendo do tamanho do refratário dá para repetir as camadas acima. Para finalizar cubra com o molho branco e salpique com queijo parmesão misturado à farinha de rosca e leve ao forno por cerca de 40 minutos.
Obs. Essas camadas de farinha de rosca polvilhadas são essenciais para criar a consistência certa no prato, portanto use farinha de rosca bem fresca, se possível faça você mesma. Acho até que esse é que o principal ingrediente do prato.
Cuidado com o sal - lembre-se que a berinjela foi salgada logo no início da receita.
A receita original leva queijo parmesão no lugar da mozarela e leva ainda louro, orégano e canela que eu particularmente não gosto muito.
Fica divino!!
Bom apetite!
;)
Oi Mamélia.
ResponderExcluirQue delícia.
Obrigado pela receita.
Bom fim de semana para voce.
bjtos.Nile.
Gostei dessa receita! Com farinha de rosa!
ResponderExcluirObrigada pela receita, parabens pelo site, é uma belezura!
ResponderExcluir