sábado, julho 10, 2010

YES, WE HAVE JACA!



Gente, vou fazer uma confissão:   a d o r o   jaca mas tenho medo de comer demais porque uma vez, quando era criancinha, comi muita jaca e muitas jabuticabas e obviamente a mistura não me fez muito bem (mistura explosiva essa).
Gulodice de criança.
Lá em Descalvado, na casa do meu avô, tinha 3 pés de jabuticaba, daquelas maravilhosas, e na casa do meu tio Nico, que era vizinho, tinha um enorme pé de jaca. Já viu né? Criança em férias + na casa do avô + nunca vi dessas frutas em quantidade....
...desde então consumo com muita cautela embora até hoje eu acredite que o problema foi a mistura e não a jaca em si.

A jaca é uma fruta curiosa. Acho que não existe jaca pequena. Elas nascem diretamente no tronco da árvore (que pode chegar a 20m de altura) e podem pesar até 10 kg e medir até 40 cm. Portanto jamais passe sob uma jaqueira em produção olhando para baixo. Já pensou se Newton vivesse nos trópicos e estivesse embaixo de uma jaqueira ao invés de uma macieira? rsrsrs. Desconfio que não teríamos evoluído tanto no campo da física, matemática, astronomia... rsrs

Uma curiosidade para quem não é brasileira (o): aqui temos a expressão linguística "enfiar o pé na jaca" que significa cometer excessos. Não sei exatamente o porquê desse significado mas o fato é que ontem eu cometi uma pequena variação da expressão acima: "enfiei a mão na jaca", literalmente.

Ganhei essa jaca há uns 10 dias e ontem resolvi abrí-la. Para quem não conhece, o que se aproveita dela é essa baga em volta do caroço. Dizem que o caroço pode ser consumido depois de assado e se parece com a castanha européia. Eu nunca experimentei e nem sei se isso é verdade. Alguém aí já experimentou? Meu tio Lazinho fazia anéis com os caroços, é verdade, ele ia raspando os dois lados do caroço na calçada de cimento e aí tirava o miolo e dava pra gente que na época, com 8 anos de idade, achávamos o máximo aquela capacidade criativa dele e saíamos vaidosas exibindo a jóia. (Ih foi mal, acabei de me lembrar que os anéis eram com caroços de jatobá e não de jaca).

Quando cortamos a jaca ela solta um visgo na região do miolo, parece leite, e que gruda nas mãos e nos talheres e em tudo o que você tocar enquanto estiver com as mãos sujas (sujei minha máquina fotográfica)  mas após pesquisar no google descobri que sai facilmente com óleo de cozinha. Antes de descobrir isso, sofria muito para tirar o visgo das mãos mas, o óleo de cozinha funciona mesmo. Por falar em pesquisas, a resposta estava naquelas perguntas do yahoo. Vocês já leram as perguntas e respostas desse site? São muito engraçadas, morro de rir toda vez que caio lá. 
O meu problema nesse momento é saber o que fazer com as bagas que sobraram após a minha frugal refeição pois, como já disse, tenho medo de consumir em excesso. Os demais habitantes aqui da casinha torcem o nariz só de ver a jaca inteira imaginem comê-la. Já me disseram que ficam muito boas em compotas e eu já provei dela cristalizada. Divina!!. Essa até quem não gosta, da fruta in natura, aprecia. Eu trabalho em uma empresa grande que tem unidades em quase todas as cidades do Brasil e de vez em quando vem um empregado de outro estado trabalhar aqui com a gente, isso é muito bacana pois assim temos a oportunidade de conhecer muitas culturas e hábitos regionais, digo isso porque há uns 10 anos vieram ajudar em um trabalho importante, alguns colegas do Espírito Santo que trouxeram de lá essas preciosidades cristalizadas. Todos provaram e gostaram, inclusive quem achava que não gostava. Por um bom tempo viramos fregueses dos doces e toda vez que eles eram destacados para trabalhar aqui tinham que trazer os docinhos na bagagem.
  

Bom, acho que para uma simples jaca, esse assunto já rendeu demais... se deixar sou capaz de ficar horas falando sobre coisas tão improváveis... certa vez meu professor me perguntou, logo após entregar uma prova em folha de papel almaço* escrita dos dois lados e com nota muito baixa, como eu havia conseguido escrever tanta coisa sobre um assunto do qual eu não havia estudado nada...não consegui convencê-lo mas continuo escrevendo tanta coisa...rsrsrs

bjs a todos e um ótimo final de semana.

*papel almaço, que coisa mais antiga né Sueli? Será que isso ainda existe?

Cuidado ao enfiar o pé na jaca, ele pode ficar cheio de visgo e vai dar um trabalho pra tirar...rsrs..to engraçadinha hoje...


;)

10 comentários:

  1. Olá Amélia...

    Nossa mesmo que pela net e a muita distância achei q alguém q goste tanto de jaca qto eu rsrrs, mas tbém não como demasiadamente pois desde muito cedo tbém ouço minha mãe falar, não coma demais vai passar mal e por aí vai... ela in natura é maravilhosa e feito doces tbém divina, sabe q eu moro no interior do interior do estado de rondônia, mas por aqui não se tem muitas jaqueiras, uma pena, até q no meu quintal tinha um pé enorme, mas por causa da lei da gravidade e um filho pequeno q amava ficar brincand embaixo, foi decidido por 4 votos a 1(o meu) em derrubá-lo, bom em fim tbém gosto muito de jaca.
    Amo seu blog, por causa dele resolvi criar um tbém... estou te seguindo e recebo as not´´icias fresquinhas, um abração sucessos mil, pois vc merece.

    ResponderExcluir
  2. Jaca que delícia!!!!!
    Me faz lembrar o tempo de criança e adolecente em que ainda morava com minha mãe, que saudadesssss.
    Muito legal adorei.
    Beijocas pra vc Amélia fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Ola Amiga ! tb Amo jaca! Haaaaa Que delicia! Sumida hem ! ve se me faz uma visitinha!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  4. Você é sempre muito engraçada, Maria Amélia. Eu gosto muito de ler o que escreve no seu blogue mesmo que sejam assuntos que não conheço, como esta famosa jaca.
    Afinal os blogues também servem para aprendermos estas curiosidades e você é cheia de conhecimentos para transmitir.
    Um bom fim de semana
    Luz

    ResponderExcluir
  5. Pois eu a-mo jaca! Jaca manteiga, a mais molinha e jaca dura.
    Os caroços, quando cozidos na água e sal também podem agradar. Eu já comi. Não é uma maravilha, mas fica bonzinho.
    E o visgo pode ser usado para pegar passarinhos!!! Mas depois soltá-los. Não gosto de pássaros em gaiolas.
    Ummmmmmmmmm fiquei com água na boca.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Kakakakakaka! Verdade, papel almaço. É do nosso tempo mesmo, século passado, rsrsrsrs Mas eu tinha muuuuuuita dificuldade pra encher 10 linhas. Admiro a maneira como você escreve. É sempre muito gostoso ler, seja qual for o assunto. Quanto a jaca, eu até gosto de comer, pouquinho, mas não gosto do cheiro dela, acho que ia gostar de prova-la cristalizada ou em geléia. Deve ficar parecida com cupuaçu.
    Besotes

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga Maria Amélia,

    Ainda estou a apreciar seus paradoxos que achei magnificos em descoberta, acho que no momento me indentifiquei com o segundo, isso devido ao momento.
    Amiga vendo teu entusiamos com a fruta, devo confessar tenho trauma dela, mas quando assisti esses dia a novela tempos modernos me deparie com uma situação curiosa, eles falavam de uma sobremessa de jaca , um musse, fiquei super curioso e já procurei na internet e soube que dá pra fazer até com fruta do conde.
    Obrigado pela maravilhosa explicação e teu carinho em compartilhar um pouco de sua infancia recheada de recordação maravilhosas que nos fazem viajar em pensamentos para admirar a beleza do lugar.
    Abraços
    Ramirez

    ResponderExcluir
  8. Oiii Florzinha..
    Que delícia..eu gosto muito de jaca..minha família é aacostumada a comer, pois no norte do paraná onde eles moravam, tem muitas dessas por lá!
    Obrigada pela visita, e comentário carinhoso!
    que Deus retribua em dobro, tudo que vc me desejou!
    ¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` *
    *´¨)Beijinhos♥*♥
    ¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` **♥*♥
    com cherin gostoso!
    Mô =)

    ResponderExcluir
  9. Olá, Mamélia, obrigada pelo cumprimento e o carinho.
    Qto à sua "dissertação" (kkkkk, brincadeirinha!)sobre a jaca,eu adorei, sério!
    Já comi doce de jaca aqui em Minas e gostei muito; isso tem muito tempo, mas me lembro bem; não era cristalizada, mas muito gostoso.
    Apareça sempre e faça outros posts como este, adorei!
    Bjs,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  10. Parece até brincadeira, mas juro que é verdade: olha a coincidência outra vez! Eu também quando era criança passei muito mal de tanto comer jaca. Mas não misturei com nada, não...
    Gosto demais de jaca, prefiro a jaca-pau e amooooo doce de jaca!!!
    Se quiser fazer é facílimo: faz uma caldinha, tira os caroços, claro! e joga os baguinhos na calda. Só isso!
    Se gostar pode colocar cravo e canela. Deixe cozinhar um pouco e pronto. Pode congelar, se quiser.
    Não muda em nada o sabor.
    Beijinhos e uma abençoada semana. :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL