quarta-feira, dezembro 26, 2018

GUIRLANDA NATALINA DE PÃES (Vegana)


E eu fiz a guirlanda de pãezinhos do Blog Chiara Passion que postei aqui há alguns dias, deixei lá o link dos vídeos dela. Gostamos tanto que repetirei a dose no Ano Novo. Só que eu usei a receita que ela fez na árvore de Natal pois não levava leite. Fiz alterações mínimas e ficou assim:

Massa:
250ml de água
5g de fermento biológico granulado (meio envelope)
2 colheres de chá de açúcar
50g de azeite ou óleo vegetal
500g de farinha de trigo
6g de sal.

Para banhar os pães:
70g de azeite
1 colher de sopa bem cheia de alecrim picadinho
1 dente de alho amassado
Pimenta-do-reino
Salsa picada a gosto (coloquei umas 3 colheres de sopa)
5-6 folhas de sálvia. (Não coloquei porque não tinha em casa)

Para decorar:
Pimenta rosa e ramos de alecrim
Fita em tecido

Junte todos os ingredientes em uma vasilha ou na batedeira planetária e misture muito bem. Se usar a batedeira (com batedor de gancho) bata por 5 minutos. Caso sove à mão, trabalhe a massa até ficar macia e homogênea. Acho que uns 15 minutos será suficiente. Eu usei batedeira.

Deixe a massa descansar até dobrar da volume. Cubra com um guardanapo levemente umedecido para não ressecar a massa. Aqui demorou 1 hora.

Faça um rolo com a massa e corte pedaços de aproximadamente 30g. Boleie os pedaços e banhe na mistura de azeite. Vá colocando cada bolinha em volta de um aro ou de um refratário redondo pequeno. O aro que usei tinha 9cm de diâmetro.

Deixe crescer por aprox. 30 minutos ou até que as bolinhas estufem um pouquinho. Eu deixei só uns 20 minutos, mas na próxima deixarei pelo menos 30 min.
 Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos.

Retire do forno e espere esfriar para transferir para o prato de servir. Eu tive que colocar no prato do microondas porque ficou bem grandinha.

Decore com pimenta rosa e raminhos de alecrim.

Ainda dá tempo de fazer para o Ano Novo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL