quinta-feira, dezembro 27, 2018

FARINHA DE AMÊNDOAS CASEIRA - COM O RESÍDUO DO LEITE DE AMÊNDOAS.


Eu faço leite de amêndoas em casa e vou congelando o resíduo. Esses dias meu marido empilhou os potes no freezer e descobrimos que mais de 50% dele era composto de resíduo. Depois do recado silencioso eu me toquei e resolvi fazer farinha com eles. Gente, o resultado é esse, uma linda farinha, mas dá um trabalhinho... 

Não que seja um processo complexo, mas requer paciência e é um pouco lento. Estou fazendo desde ontem à tarde, demora horas no forno (no mínimo) e com a porta entreaberta, senão queima. Às vezes seco na frigideira, mas o melhor resultado é no forno. Tem gente que joga o resíduo fora, mas eu não tenho coragem. Com ele úmido dá para fazer farofa, empanar peixe, fazer cookies, etc.
Ainda tenho alguns potes no freezer, mas agora só ano que vem.
Não tem segredo, é pegar o resíduo que você triturou no liquidificador para extrair o leite, ir congelando e quando tiver uma boa quantidade é só descongelar, levar ao forno e cuidar, cuidar, cuidar. Tem que ir mexendo sempre para não queimar. Depois é só peneirar para separar a farinha do farelo e pronto.
Consegui esses 3 tipos: farelo, farinha média e farinha fina.
Para testar o ponto da farinha é só apertar um bocadinho dela com os dedos, se ela não grudar e escorrer pelos dedos estará pronta.
Não sei o prazo de validade, mas tem que ficar bem sequinha para não embolorar. Quando esfriar completamente coloque em vidros e tampe bem.  Pretendo usar logo as minhas, estou procurando receitas. Alguém por aqui a fim de compartilhar aquela deliciosa receita da vó?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL