quarta-feira, maio 11, 2016

MADELEINES



Eis o resultado das madeleines que eu fiz hoje pela receita do Le Plat Du Jour, que transcrevo a seguir. São realmente muito gostosas e já é a quinta receita que faço, aliás hoje fiz logo duas, minha neta pediu ontem para levar de lanche na escola. Eu usei raspas de laranja, na verdade uma poncã que trouxemos da chácara.

RECEITA DA MADELEINE (Le Plat du jour)

-2 ovos
-1 gema
-100g de açúcar
-raspas de meio limão-siciliano (facultativo)
-1 pitada de sal
-120g de farinha
-½ colher (chá) de fermento químico
-100g de manteiga sem sal derretida

Misture os ovos, a gema e o açúcar até dissolver todo o açúcar. Adicione as raspas de limão ou essência de baunilha se preferir. Coloque também uma pitadinha de sal. Adicione o fermento e a farinha aos poucos, mexendo sempre com um fouet. Depois vá colocando a manteiga derretida (já fria) até obter uma massa lisa e homogênea. Leve a massa para gelar por cerca de 2 horas.
Preencha as forminhas de madeleine (eu usei formas de silicone então não precisei untar e enfarinhar, mas se for usar forma de ferro, unte e enfarinhe). Caso não tenha as forminhas próprias, em forma de concha, você pode usar forminhas para minicupcakes.
Não preencha as formas até o topo porque a massa cresce no forno e pode transbordar. Asse por 13 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus.

As forminhas que usei tem 12 cavidades cada e foram compradas no Ali Express porque eu queria de metal e só encontrava de silicone por aqui. São excelentes, de qualidade mesmo, o metal é bem espesso e firme, não precisa untar e nem lavar. Passo apenas um papel toalha depois do uso.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL