sábado, fevereiro 11, 2012

BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR OU ADOÇANTE-UMA BOA SURPRESA!

Petúnias...

...um lindo prato...

...um lindo prato e petúnias...

...um lindo prato e um bolo doce SEM açúcar e SEM adoçante...
delícia de bolo!

Ai gente, hoje eu to com vontade de falar, falar, falar...desculpem, mas to naquela fase de ficar floreando tudo por isso o post vai ser longo. Tudo bem se vocês preferirem só olhar as fotos, não vou ficar brava não. (também faço isso de vez em quando) rsrs

O assunto aqui é esse bolo lindo. To orgulhosa dele e não é exagero dizer que ficou uma delícia. E nem parece que não leva sequer uma pitada de açúcar ou adoçante. Não é tão doce quanto os bolos comuns mas para o meu paladar, eu diria que é melhor assim. Ultimamente venho reduzindo a quantidade de açúcar, sal e gorduras de algumas receitas, principalmente de doces a base de frutas, e este bolo caiu como uma luva nessa minha fase de culinária experimental. Foi amor a primeira vista. Vi no blog da querida Rosana Sperotto, que o fez para a mamãe diabética. Quando vi a foto do bolo achei com cara de delícia e salvei a receita que peguei AQUI no receitas.com.

Como o resultado foi muito bom, resolvi também compartilhar pois pode ser muito útil para quem não pode consumir açúcar ou para quem, como eu, detesta o sabor dos adoçantes artificiais.

A surpresa ficou por conta dos ingredientes. Enquanto ligava o computador fui colocando na bancada as coisas que eu lembrava da receita: passas, castanha do Pará, damasco, fermento e aveia.

Depois fui pegando o que usualmente colocamos nos bolos como o trigo, ovos e o leite. Micro ligado fui conferir na receita as quantidades de frutas e piquei tudo.

Bati os ovos, bananas, passas e o óleo no liquidificador e fui separar as farinhas para misturar com a parte líquida. Só aí é que notei que o bolo leva apenas aveia: 1 xícara de farinha de aveia e 1/2 xícara de aveia em flocos. 

Putz, não tinha farinha de aveia em casa, e agora? Parar tudo para ir ao supermercado? Nããoooo!!! Por nada eu sairia agora, sob chuva, para comprar um pacote de farinha de aveia. Calma, o que poderia conter na farinha de aveia além da própria aveia? 

Chequei no site do fabricante e confirmei minha suspeita, era só aveia mesmo. Então...porque não fazer minha própria farinha? Tinha acabado de abrir uma lata de aveia.

Olhei para o eletrodoméstico mais útil da minha cozinha, o salvador da pátria, quem rala meu milho, pica minhas castanhas, faz minha farinha de rosca, rala meu queijo e até faz sucos.  Não, não é um processador, é apenas o meu liquidificador. Tratei então de produzir a farinha e ficou ótima, bem fininha. 

Continuei preparando a receita, meio desconfiada, afinal um bolo que não levava nem leite e nem água, nem farinha de trigo, nem maizena  e nem fubá...era novidade para mim...li novamente todos os ingredientes da receita e era isso mesmo, eu tinha entendido direito: era só aveia mesmo! Então voltei a me lembrar do lindo bolo da Rosana e coloquei a forma para assar em forno moderado, acho que por uns 25 minutos. Quando vi pela porta de vidro do forno, que a massa começou a crescer e a rachar como a dela, me animei.

Então resolvi vir até aqui para fazer coro com a Rosana e compartilhar a receita. (e a minha desconfiança também pois vai que alguém passe pela mesma insegurança que eu...).

Obs.: Eu fiz alguns ajustes na receita e parece que não interferiram negativamente.

Alterei de acordo com o que eu tinha disponível na despensa:
substituí nozes por um mix (leia-se "restinho") de amêndoas e avelãs.
usei só 5 bananas pois achei que eram meio grandinhas.
e fiz a farinha de aveia em casa.

bjs a todos.

Obrigada Rosana. bjs.

12 comentários:

  1. Oii como vai vc? Ja sigo seu blog ha algum tempo..digo ja ha algum tempo pq qdo decido seguir um blog eu começo a ler desde o primeiro post...pra conhecer mesmo a pessoa..e e ver se me identifico, de alguma maneira com a blogueira.E logo no inicio simpatizei com vc, e passei a te seguir.Acho lindas as suas fotos, copio sua receitas e ja fiz o doce de abobora o de leite...rssr
    Senti falta de vc depois que se aposentou, achei que vc passou a postar com menos regularidade...depois entendi que vc estava enrolada colocando a casa em ordem rsrs.
    Queria te pedir uma ajuda, uma dica, como vc assina as suas fotos?
    Ja pesquisei no google e achei tão complicado!!! Sou um tanto amadora ainda rsrsrs
    E acredita que tenho visto minhas fotos por ai..rodando na net, fazendo parte de albuns inteiros de outras pessoas, albuns com todas as fotos que eu posto ...?
    Se vc puder me ajudar desde ja te agradeço!!! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Querida Mamélia,
    Esse pedaço de bolo tá de dar água na boca!
    Obrigada pela receita, já vou anotar aqui no meu caderno como a dica da minha fada da culinária,hehe!

    Outro dia fiz um bolo e substituí a farinha de trigo pela farinha de berinjela, ficou bem bão!

    beijos e bom domingo,
    Mina

    ResponderExcluir
  3. Eba, a Ma voltou ao "normal"...postando e falando...adooooro !!!

    Amo petúnias...procuro dois vasos abarrotados delas a mais de uma ano e não acho.Tenho paixão por elas.

    O bolo está uma delícia...só pela cara dá para ver.

    Bom findi

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  4. Eta surpresa bem boa! Querida, por total falha minha, esqueci de contar que também não tinha farinha de aveia e substitui por farinha de trigo. Tontinha eu que não tive a mesma ideia luminosa de liquidificar a aveia. Depois do primeiro, que me pareceu meio troféu, me senti mais segura e já inventei moda: usei somente 1 banana e outras frutas bem maduras da geladeira, mamão, maçã e até figos, e acredita que deu certo também? Parece que a receita é mesmo versátil, permite muitas variações. Fico muuuito feliz com essa nossa gostosa troca de figurinhas. Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olá mamélia,
    saudades desse pedacinho.
    vou correndo copiar a receita, pois maridão é diabético. Adoro aveia, não sei porque acho o cereal mais nutritivo de todos. O bom dessa blogsfera é o compartilhar, e isso voce faz muito bem.
    Testarei também a receita, o aspecto do bolo é muito bom.
    Bjão e um ótimo domingo.
    Ah! amei o prato com as petúnias.

    ResponderExcluir
  6. Vou tentar, depois t conto. E tenho que fazer um outro ao mesmo tempo, porque meu marido implica com passas (que, aliás, aparecem duas vezes na receita)
    BJô

    ResponderExcluir
  7. Oi Mamélia! Estou visitando o seu blog, gostei muito, gostei ainda mais deste bolo de banana que parece estar delicioso. Estarei te seguindo. Um abraço! Simone

    ResponderExcluir
  8. Oi parece delicioso...
    Vou tentar.
    Bjo grande

    Quando tiver um tempinho me faça uma visita.
    http://mariatilda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Mamelia, sem açucar??
    Jura que ficou gostoso??
    VOu querer receita viu?
    Minha bananeira ta amadurecendo aqui!!!

    bjobjoooo

    ResponderExcluir
  10. Laila, ficou uma delícia mesmo. A receita está no link do post.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Mamélia! Esse bolo é p/ mim!! Adorooo! estou começando o meu blog, e já tem uma postagem de reciclagem feita pela minha filha, baseado no seu blog. Dá uma passada lá p/ ver, tá! E um beijo de sua fã e seguidora!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por compartilhar sua receita.
    No meu blog você também pode encontrar receitas sem açúcar e sem adoçante, dê uma olhada: http://cravobananaecanela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL